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Campos do cadastro da venda: entenda o que significam

Este guia ajuda a preencher corretamente os campos da venda no sistema, otimizando o controle e a organização das informações.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Identificação do Cliente

Pagante: A pessoa que está negociando com a agência, ou seja, o pagante principal, que é o contratante do produto. Na forma de pagamento, é a pessoa que está pagando todo ou parte do valor. Pode haver mais de um pagante na mesma venda.

Intermediário: Esse campo é para a pessoa (freelancer) que traz clientes para sua agência e recebe uma comissão. Saiba mais no artigo Trabalhando com intermediários.

Solicitante: Utilizado principalmente no setor corporativo, esse campo identifica quem solicita a compra em nome da empresa.

Aprovador: Também comum no corporativo, é a pessoa responsável por autorizar a compra feita pelo solicitante.


Fornecedores e Representantes

Fornecedor: A empresa que fornece o produto para sua agência, como:

  • Companhia Aérea para passagens;

  • Hotel para hospedagem.

Representante: Empresas que representam os fornecedores e intermediam a venda com sua agência. Podem ser operadoras e consolidadoras.


Informações sobre a Reserva

Documento: Código identificador do produto. Exemplo:

  • Passagem aérea: Localizador;

  • Diária de hospedagem: Reserva;

  • Aluguel de carro: Loc/Reserva;

  • Cruzeiro: Booking.

Início e Fim: Refere-se ao período de uso do produto:

  • Passagens aéreas e cruzeiros: Embarque e Retorno;

  • Diárias de hospedagem: Check-in e Check-out;

  • Aluguel de Carro: Retirada e Devolução.

Diárias: Calculadas por noite, considerando o período de locação do produto. Exemplo: uma locação de veículo de 01 a 05/mês (5 dias e 4 noites), no Monde, serão calculadas 4 diárias (4 noites).

Destino: Identifica se o produto é nacional ou internacional.

Serviços Inclusos: Especifique os serviços ou extras incluídos no produto, como itens adicionais em locação de carro, por exemplo.

Trecho: Campo para detalhamento das informações do aeroporto, horários de chegada e saída dos passageiros.


Informações e Valores por Passageiro

Nome de Emissão: Nome a ser impresso no bilhete, se aplicável.

Moeda Origem e Câmbio: Informe a moeda original do produto e a taxa de câmbio atual para o sistema calcular o valor em reais.

Valor do Produto: Os valores da tarifa (sem taxas inclusas);

Taxas: O valor das taxas cobradas pelo fornecedor/representante;

Outras Taxas: Se houver, é o valor de outras taxas para o fornecedor/representante;

Taxa RAV: Refere-se à Remuneração do Agente de Viagens, sendo uma receita gerada pela agência, especialmente em vendas de passagens aéreas, mas também aplicável a outros produtos. Ao comercializar um produto pelo sistema do fornecedor, a agência deve definir e incluir esse valor de receita pelos serviços prestados. O valor da RAV é recebido diretamente do fornecedor por meio de cartão de crédito, e o fornecedor repassa à agência descontando a taxa administrativa do cartão (Taxa CC RAV).

Taxa DU: Esta taxa representa uma remuneração adicional que algumas companhias aéreas oferecem às agências pela venda de passagens. Esse valor é estipulado pela companhia aérea e destacado do valor total da passagem, entendendo-se que é uma remuneração que vem do consumidor final para a agência. A agência pode receber o valor da DU em dinheiro ou outro método de pagamento específico. Quando a taxa DU é paga no cartão de crédito da companhia aérea ou consolidador, o valor retorna posteriormente à agência, já com o desconto da taxa administrativa de cartão (Taxa CC DU).

Taxa de Serviço Oculta: Esta é uma receita extra cobrada pela agência, que não possui vínculo direto com o fornecedor. O valor é somado ao total do produto nas impressões do sistema, mas não aparece detalhado para o cliente.

Desconto Taxa RAV / Desconto Taxa DU: Normalmente utilizado para acordos comerciais com clientes corporativos, este campo permite destacar o desconto aplicado sobre os valores de receita (Taxa RAV e DU) em casos de acordos de desconto na venda entre a agência e o cliente corporativo.

Documento (Bilhete): Caso aplicável, insira o número do bilhete do passageiro.

Centro de Custo Passageiro: Quando houver, registre o centro de custo associado ao passageiro, um campo frequentemente usado no controle corporativo para identificar os setores dos passageiros.

Assento: Quando disponível, informe o número do assento designado ao passageiro.


Valores da Venda

Operadora

Abatimento: Desconto concedido pelo fornecedor ao cliente.

Taxa CC RAV ou Taxa CC DU: Também conhecidas como Taxas Administrativas de Cartão de Crédito, são taxas cobradas pela operadora de cartão, descontadas das receitas RAV e DU do produto. Podem ser configuradas no cadastro do produto e aplicadas automaticamente na forma de pagamento Cartão de Crédito Fornecedor.

Agência

Taxa de Serviço Destacada: Semelhante à Taxa de Serviço Oculta, é um valor adicional cobrado pela agência. A diferença é que, neste caso, o valor aparece destacado nas impressões do sistema.

Taxa Cartão Agência: Refere-se à taxa cobrada pela operadora do cartão usado pela agência, que é deduzida da receita do produto. Esse valor é calculado automaticamente com base na porcentagem configurada na forma de pagamento “Cartão de Crédito Agência.”

  • Observação: Para alterar a taxa, é necessário remover e adicionar novamente a forma de pagamento, ou clicar duas vezes no pagamento para editar a porcentagem no momento da liquidação.

Desconto: Refere-se ao valor de desconto oferecido pela sua agência ao cliente, sendo subtraído da receita total.

Total de Descontos: Soma total de todos os descontos fornecidos ao cliente na venda.


Comissão e Over (Incentivo)

Na venda, também existem esses campos separados por colunas: Intermediário e Fornecedor.

Comissão Intermediário: Percentual ou valor que a agência paga como comissão ao intermediário (freelancer) que participou dessa venda, sendo deduzido da receita.

Comissão Fornecedor: Percentual ou valor que a agência recebe do fornecedor, calculado com base no valor do produto.

Over Intermediário: Percentual ou valor de incentivo pago pela agência ao intermediário (freelancer), deduzido da receita.

Over Fornecedor: Percentual ou valor de incentivo que a agência recebe do fornecedor, calculado sobre o valor do produto.

Over Sobre: Percentual utilizado para calcular o valor do Over sobre o valor total do produto (tarifa).

Exemplo: Em uma passagem com tarifa de R$ 1.000,00 e comissão de 10% (R$ 100,00), o Over pode ser calculado de duas maneiras:

  • 3% sobre toda a tarifa de R$1.000,00 (campo Over Sobre = 100%), resultando em Over de R$30,00.

  • 3% sobre a tarifa após deduzir a comissão (campo Over Sobre = 90%), resultando em Over de R$27,00.


Campos Adicionais

Veja mais sobre essa função aqui.

Número Externo: Identificação da venda em outros sistemas (ex.: self-booking).

Campos Adicionais 1 e 2: Campos personalizados, configuráveis em Ferramentas > Configurações > Vendas.

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