Passar para o conteúdo principal

Vendas por Vendedor: entenda como funciona

Nesse artigo veja quanto cada vendedor trouxe de vendas e suas receitas.

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Nesse relatório é possível analisar o montante de vendas de cada vendedor de acordo com o período informado. É muito utilizado para a conferência de comissões.

Para acessar o relatório de vendas por vendedor:

  • Acesse o menu Relatórios > Vendas por Vendedor;

  • Informe o Período e clique em Pesquisar;

  • O resultado será exibido nas abas Dados, Gráfico - Pizza e Gráfico - Colunas entre os vendedores com vendas cadastradas no período.

O relatório de Vendas por Vendedor utiliza as seguintes cálculos para formar os valores das colunas do relatório:

  • Valor Total Vendas: (Produtos + Total Taxas + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta) - (Desconto + Abatimentos);

  • Faturamento: (Produtos - Abatimentos) + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta;

  • Receitas: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + Reembolso Fornecedor) - ( Desconto + Desconto Taxa DU + Desconto Taxa RAV + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Taxa Cartão Agência + Comissão Intermediário + Over Intermediário + Reembolso Cliente + Multa Fornecedor + Saldo Excluído);

  • Produtos cancelados não são considerados.

Dica: é possível adicionar a exibição de campos como: Comissão, Over intermediário, Total Vendas (Quantidade de Vendas), para isso utilize a personalização da visualização dos dados dos relatórios.


Na prática

Veja abaixo algumas situações práticas onde o vendas por vendedor pode te ajudar.


Qual o melhor vendedor do período?

Acirrar a disputa entre os vendedores quase sempre é uma boa ideia, por isso é importante ter um relatório com o desempenho acumulado dos vendedores durante os períodos (meses, anos...) e descobrir quem foi o melhor, qual a diferença para o segundo e muitas vezes quem foi o pior. É muito simples ter essa informação através do Monde.

No Monde: basta inserir as datas de inicio e de fim do Período que seja analisar e escolher apenas Fechada (vendas fechadas) em Situação.
Pronto! Um relatório com o desempenho de seus vendedores está em sua mão.


Dica: utilize as abas Gráfico - Pizza e Gráfico - Colunas para ter maior clareza das informações.


Qual ação tomar com isso em mãos?

Você pode premiar um ótimo vendedor e ainda conversar em particular com o último colocado. Entender as diferenças de valores e porque elas aconteceram. As vezes apenas divulgação do gráfico e o prêmio mais simples pode despertar uma motivação extra na equipe toda.

Respondeu à sua pergunta?