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Fatura Fornecedor: entenda como funciona

Veja como conferir suas faturas no sistema

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Ao adicionar um produto à venda, o Monde calcula automaticamente os saldos a receber ou pagar para o fornecedor, com base nos valores do produto, receitas e forma de pagamento.

Após a adição do produto, o sistema define o vencimento dos itens e gera as faturas conforme as regras de faturamento configuradas, considerando o período e o vencimento estabelecidos.

Observação:

Caso não haja nenhuma regra de faturamento configurada para o fornecedor do produto, será aplicada uma regra padrão do sistema. Você pode conferir essa regra neste artigo.


Localizar Faturas

Para encontrar suas faturas no Monde, siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber.

  • Utilize o filtro Tipo como Faturas Fornecedores e, se necessário, aplique outros filtros para refinar a busca.

  • Após realizar a pesquisa, abra a fatura com um duplo clique.

  • A conferência dos itens pode ser feita na aba Itens.


Funcionalidades da Fatura

Ver Próxima Fatura ou Fatura Anterior

Para visualizar outras faturas do mesmo fornecedor sem precisar refazer a pesquisa, utilize os botões Fatura Anterior ou Próxima Fatura. Dessa forma, o sistema exibirá as faturas ativas do fornecedor.

Adicionar Itens à Fatura

  • Clique no botão Adicionar Itens à Fatura.

  • A tela será dividida em duas partes:

    • Na parte superior, serão exibidos todos os localizadores em aberto (ainda não liquidados) desse fornecedor.

    • Na parte inferior, os localizadores da fatura atual.

  • Para adicionar um item à fatura, clique no botão na coluna Adicionar.

  • Para retornar à visualização geral da fatura, clique no botão Voltar.

Mover Itens entre Faturas

Caso um item tenha sido faturado na data errada, é possível movê-lo para outra fatura:

  • Selecione o item ou os itens desejados.

  • Clique no botão Mover Itens.

  • Escolha a data de vencimento correta.

Faturar Avulso

Se um ou mais localizadores precisarem ser faturados separadamente, sem serem agrupados com outros itens do fornecedor, utilize a função Faturar Avulso.


💡 Dica: Para selecionar vários itens de forma mais rápida, utilize os filtros das colunas para agrupar localizadores com informações em comum (como tipo de Produto) e, em seguida, selecione os itens e clique em Faturar Avulso.

Recalcular Vencimento dos Itens

Em alguns casos, alguns itens da fatura já podem ter sido conferidos e você pode querer alterar apenas outros itens e recalculá-los. Quando isso acontece, os itens que serão alterados e recalculados serão movidos para uma nova fatura, com um novo vencimento calculado de acordo com as Regras de Faturamento. Já os itens que não precisarão de alteração, permanecerão na fatura atual. Assim, você pode modificar apenas o que precisa sem afetar o restante da fatura que já foi conferido.

Se for necessário atualizar o vencimento de itens específicos sem recalcular toda a fatura, siga o procedimento:

  • Selecione os itens que deseja recalcular;

  • Utilize a opção Recalcular Vencimento dos Itens Selecionados, clicando com o botão direito do mouse em cima de um deles. O sistema aplicará as regras de faturamento configuradas para ajustar os prazos corretamente.

Marcar Itens como Conferidos

Para facilitar a organização durante a conferência da fatura, cada item pode ser marcado como Conferido.


✅ Os itens marcados como conferidos permanecem assim mesmo após fechar e reabrir o sistema.


Conferência de Fatura Automática

Essa funcionalidade permite conferir os itens da fatura automaticamente, com base em um arquivo disponibilizado pelo fornecedor.

📌 Saiba mais: Consulte neste artigo quais fornecedores oferecem suporte para conferência automática.

💡 Dica: No módulo Contas a Pagar/Receber, é possível adicionar a coluna Fatura Conferida, que ficará marcada quando todos os itens da fatura forem conferidos.


Conferência de Fatura Manual

Antes de iniciar, confira nosso artigo sobre Conferência Automática de Faturas, pois, caso seu fornecedor suporte essa função, grande parte do processo será automatizada.

1. Verificar os Itens na Fatura

  • Confirme se todos os produtos estão na fatura.

  • Se algum item estiver faltando, utilize a função Adicionar Itens à Fatura para localizá-lo.

  • Se houver itens na fatura que pertencem a outro vencimento, mova-os utilizando a função Mover para Próxima Fatura/Fatura Anterior.

  • Caso um ou mais itens tenham sido pagos separadamente e não devam ser agrupados, utilize a opção Faturar Avulso.

2. Conferir os Valores da Fatura

  • Compare os valores da fatura do fornecedor com os valores exibidos na coluna Valor do sistema.

  • Para ajustar taxas administrativas de cartão, comissão e over, clique com o botão direito sobre o item e selecione Alterar taxas CC e comissões.

  • Personalize a visualização das colunas conforme necessário (saiba como neste artigo).

  • Para visualizar valores detalhados de cada passageiro (como Taxa de Embarque, DU e RAV), clique na seta no canto esquerdo.


Para conferir itens de vendas de Operação Própria, adicione a coluna Operação Própria na visualização (clique aqui para saber como).

3. Marcar Itens Conferidos

  • Para cada item com valores corretos, marque a caixa da coluna Conferido.

4. Ajustar Diferenças nos Valores

Se o fornecedor faturar um item com valor diferente do esperado, a diferença poderá ser ajustada na próxima fatura.

⚠️ Atenção: Antes de seguir esse processo, consulte o fornecedor para entender se a variação de valor foi prevista ou se houve erro no faturamento.

Para ajustar no sistema:

  • Acesse a aba Itens da fatura;

  • Localize o item e altere a coluna Valor de acordo com o que o fornecedor faturou;

  • A diferença será adicionada ao próximo fechamento do fornecedor.


Liquidar Fatura do Fornecedor

Após revisar e confirmar que todas as informações estão corretas, o último passo é liquidar a fatura.

O processo de liquidação é o mesmo utilizado para liquidar uma conta a pagar ou a receber, podendo ser feito de forma total ou parcial.

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