Após realizar o cancelamento do produto, ou até mesmo em outras situações, é necessário reembolsar o cliente ou o fornecedor por conta das alterações no produto.
Para lançar os reembolsos no sistema:
Acesse o menu Vendas e, através dos filtros, localize a venda que precisa ser reembolsada;
Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Reembolso Cliente ou Reembolso Fornecedor:
Reembolso Cliente
Em Reembolsar para, informe o cadastro do cliente que será reembolsado. Por padrão, o sistema vai trazer esse campo preenchido com o Pagante da venda;
Informe o Valor e a Data de emissão do reembolso;
Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.
Em Forma de pagamento, selecione:
Faturar, e o valor do reembolso será gerado como Fatura Cliente, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outros produtos.
Gerar Conta a Pagar, e o sistema vai gerar uma Fatura Cliente avulsa em aberto com o valor do reembolso.
Reembolso Fornecedor
Em Movimento, selecione se o reembolso vai ser a pagar ou a receber do fornecedor;
Informe o Valor e a Data de emissão do reembolso;
Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.
Em Forma de pagamento, selecione:
Faturar e o valor do reembolso será gerado como Fatura Fornecedor, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outros produtos.
Gerar Conta a Pagar/Receber e o sistema vai gerar uma Conta a Pagar/Receber em aberto com o valor do reembolso.
Importante: a Data de Emissão no reembolso descreve quando a despesa ou receita do reembolso foi contraída. Essa informação é utilizada para a análise do relatório de Demonstrativo de Resultado, pois será considerada no relatório a data informada ao lançar o reembolso. Essa data pode ser conferida no relatório de Reembolsos, adicionando a coluna Emissão à visualização.
Observação: o valor de reembolso afeta diretamente a Receita da venda, ou seja, um reembolso pode causar lucro ou prejuízo, dependendo da situação.
A receita é calculada da seguinte forma:
Receita: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + Reembolso Fornecedor) - ( Desconto + Desconto Taxa DU + Desconto Taxa RAV + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Taxa Cartão Agência + Comissão Intermediário + Over Intermediário + Reembolso Cliente + Multa Fornecedor + Saldo Excluído) + (Reembolso Cliente - Reembolso Fornecedor).
Excluir reembolso
Depois de realizar o lançamento, os reembolsos para o cliente serão agrupados junto às formas de pagamento. Enquanto os reembolsos para o fornecedor, na aba Financeiro da venda.
Para remover um reembolso:
Acesse a venda e selecione o valor de reembolso;
Clique no botão Excluir, ou aperte a tecla Delete do teclado.
Casos de inadimplência
Em algumas situações pode ser que o cliente não cumpra o contrato e acabe não pagando o valor total combinado do produto.
Para esses casos, é necessário lançar a forma de pagamento do saldo em aberto, como supostamente o cliente iria pagar, depois realizar a liquidação com valor 0.
Relatório de Reembolsos
Para consultar todos os reembolsos lançados, utilize o Relatório de Reembolsos.