O Log é um histórico das alterações realizadas nos cadastros do sistema, armazenando a edição, data e hora e o usuário que realizou a edição do registro.
Esse histórico de alterações pode ser visualizado nos cadastros:
Pessoas;
Tarefas;
Vendas;
Cidades;
Contas e Cartões;
Regras da Nota Fiscal;
Contas a Pagar/Receber;
Transferência entre contas;
Nota Fiscal.
Para visualizar a aba Log, é necessário ter a Permissão de Acesso Visualizar Log liberada.
Essa permissão existe para cada cadastro listado acima.
Veja alguns exemplos abaixo.
Cadastro de Pessoas
Monde Desktop
Para visualizar se foi feita alguma alteração no cadastro da pessoa no aplicativo desktop:
Acesse o atalho Pessoas ou Cadastros > Pessoas;
Localize a acesse o cadastro com duplo clique;
Clique na aba Log, conforme imagem abaixo:
Monde Web
Para visualizar se foi feita alguma alteração no cadastro da pessoa acessando pelo navegador:
Acesse Cadastros > Pessoas;
Localize a acesse o cadastro com duplo clique;
Role a página até chegar no Histórico, conforme imagem abaixo:
Contas a Pagar/Receber
Para visualizar se foi feita alguma alteração de uma Conta a Pagar/Receber:
Acesse o atalho Contas a Pagar/Receber ou Financeiro > Contas a Pagar/Receber;
Abra o lançamento desejado e clique na aba Log, conforme imagem abaixo:
Transferência entre Contas
Para acessar o histórico de alterações em uma transferência:
Acesse o menu Financeiro > Extrato de Conta;
Selecione a conta e a data em que foi realizada a transferência, depois clique na opção Pesquisar;
Acesse o registro da transferência com um duplo clique ou clicando no botão Editar;
Clique na aba Log.
O que é salvo no log de vendas e log de produtos
O Log da Venda registra:
Alteração de Fornecedores do Produto
Alteração de Representantes do Produto
Alteração de Faturamento do Produto
Alteração de Destino do Produto
Para visualizar essas alterações, é necessário abrir a venda desejada e clicar na aba Log, conforme imagem abaixo.
O Log do Produto registra:
Alteração de Produtos e Taxas dos Passageiros. Para visualizar essas alterações, é necessário abrir a venda e depois o produto do qual deseja visualizar as alterações, e clicar na aba Log que fica dentro de cada produto cadastrado, conforme exemplo da imagem abaixo:
Sendo assim, quando um produto for cancelado, ainda é possível consultar as alterações que ele sofreu e quem o cancelou.