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Extrato de Conta: entenda como funciona

Confira seu extrato de conta e faça o fechamento diário

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Neste artigo falamos sobre fechamento de extrato de conta e reabertura de extrato de conta.

Fechamento de extrato de conta

O fechamento de Extrato de Conta é muito importante pois oferece segurança para as informações financeiras do sistema conferidas até a data do último fechamento, pois após o fechamento:

  • Nenhuma movimentação anterior a data do fechamento poderá ser alterada ou excluída;

  • Nenhuma conta a pagar ou receber poderá ser liquidada na conta com o extrato já fechado anterior a esta data;

Importante:

  • O procedimento de fechamento de extrato deverá ser realizado diariamente.

  • O extrato deverá sempre ser fechado somente quando o valor do saldo do dia contido no sistema for idêntico ao valor do saldo da conta. Mesmo que diferença seja de apenas centavos o extrato deverá ser corrigido para depois ser fechado.

  • A Permissão de Acesso para fechamento de extrato de conta somente deverá ser autorizada para a pessoa que ficará responsável por conferir as informações financeiras contidas no sistema, pois o ato de fechar os extratos é uma auditoria sobre os dados financeiros do sistema.

  • É fundamental que todas as contas a pagar e a receber da agência sejam cadastradas e liquidadas no sistema, inclusive as despesas diárias pagas com dinheiro da conta caixa.

No sistema é possível realizar o fechamento de extrato para a conta banco e a conta caixa.

Para realizar o fechamento de extrato de conta realize o seguinte procedimento:

  • Para a Conta Banco (com o extrato bancário do dia do fechamento de extrato em mãos)

  • Para a Conta Caixa (com o valor do saldo e recibos da conta caixa do dia do fechamento do extrato em mãos)

  • Acesse o menu Financeiro > Extrato de conta;

  • Através da utilização dos filtros de pesquisa selecione a conta e o dia para exibição;

  • Verifique as colunas:

Fechado: Indica se aquele dia o extrato já foi fechado;

Data: Quando a movimentação aconteceu;

Pessoa: Para quem foi pago ou de quem foi recebido;

Descrição: Campo Descrição da Conta a Pagar/Receber;

Informações: Inserida automaticamente em casos de pagamento de venda com cartão ou boleto;

Valor: Valor da movimentação;

Documento: Campo Documento da Conta a Pagar/Receber;

Número: Número do lançamento no Monde;

  • Realize a conciliação do extrato de conta, comparando os valores das movimentações do extrato bancário do dia com as movimentações da conta no sistema;

  • Após concluir a conciliação do extrato, marque a coluna Fechado na data do fechamento de extrato e confirme.

Dica: É possível mover alterar a data da movimentação para o próximo dia ou dia anterior clicando com o botão direito sobre o registro:


Na ocorrência de diferença nas movimentações

  • Antes de iniciar qualquer correção lembre-se que este processo de conciliação das informações e fechamento do extrato é um ato de auditoria das informações financeiras contidas no sistema. Portanto tenha a certeza de que a correção é realmente necessária.

  • Aproveite para identificar a causa das divergências e corrigir os processos internos em sua empresa.

Se durante a conciliação o valor ou a data de uma conta não estiver correto:

  • Acesse com duplo clique a conta e realize as modificações necessárias e confirme;

  • Verifique no Extrato de conta se a conta é exibida corretamente e continue a conciliação.

Se durante a conciliação uma conta não for encontrada:

Utilize os filtros de pesquisa em Contas a Pagar/Receber e/ou Movimentações para encontrar a conta e verificar se:

  • Está liquidada em outra data;

  • Não foi liquidada no sistema;

  • Foi liquidada em outra conta;

  • Não foi cadastrada;

  • Foi cadastrada com valores, datas ou outras informações incorretas.

Realize as correções ou o cadastro da conta se necessário.

Após realizar as correções é necessário atualizar a visualização do extrato de conta clicando novamente em Pesquisar.

Ao realizar o fechamento de extrato de conta os valores da conta no Resumo geral são atualizados.


Reabertura de extrato de conta

O processo de reabertura de extrato de conta existe no sistema para ser utilizado em casos de erros na conferência ou de fechamento indevido do extrato, pois o fechamento de extrato de conta só deveria ter sido feito após a conferência de todos os itens e o saldo.

Importante:

  • Somente o proprietário da empresa deverá ter permissão de acesso para reabrir o caixa.

  • Ao reabrir o extrato será necessário conferir novamente todos os dias posteriores antes de realizar o fechamento.

Para realizar a reabertura de extrato realize o seguinte procedimento:

  • Através da utilização dos filtros de pesquisa selecione a conta e o período para exibição;

  • Na data que deseja reabrir o extrato de conta, desmarque o item na coluna Fechado e confirme.

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