Os Logs existem em diversas partes do sistema, detalhando as alterações feitas por usuários na aba Log dos cadastros.
O relatório Consulta Global de Log mostra todos esses registros agrupados, dando uma visão geral dessas alterações e permitindo filtrar os resultados.
Para acessar o relatório Consulta Global de Log:
Acesse o menu Funcionários > Consulta Global de Log;
Entendendo os filtros do relatório
Antes de realizar a pesquisa é possível definir filtros para trazer resultados mais precisos:
Período: A data em que o cadastro foi alterado.
Ação: Como o usuário alterou o cadastro, ou seja, se ele editou, excluiu ou inseriu alguma informação.
Origem: A qual parte do sistema o cadastro editado pertence.
• Pessoa: O usuário do sistema que fez a alteração (Esse filtro também mostra usuários desativados que possuem algum histórico no sistema).
Com os filtros preenchidos, clique em Pesquisar.
Se necessário, é possível acessar o cadastro relacionado ao registro com um duplo clique.
Consultas por Origem
O filtro Origem permite identificar de onde veio a informação registrada no log — ou seja, qual módulo, tela ou processo do Monde gerou aquela ação.
Na prática, ele é o atalho mais importante para entender rapidamente o contexto do registro, sem precisar “adivinhar” o que o usuário estava fazendo.
Para que o campo Origem é usado no dia a dia
Com a Origem, você consegue:
localizar qual área do sistema gerou a movimentação (ex.: Vendas, Financeiro, Relatórios, Tarefas etc.);
entender se foi uma ação de consulta, alteração ou exportação;
investigar mais rápido casos como “quem exportou?”, “de onde saiu esse arquivo?”, “qual tela foi usada?”;
dar mais suporte a auditorias e controles internos.
Como interpretar
Origem = o ponto do Monde onde a ação aconteceu.
Exemplo: se alguém exportou um relatório, a Origem ajuda a identificar qual relatório/tela foi utilizado para gerar o arquivo.
Exemplos claros
Origem = Orçamentos → mostra ações feitas em Orçamentos (consultas, alterações, exportações, etc., dependendo do filtro “Ação”).
Origem = Pessoas → mostra ações relacionadas a cadastros de Pessoas.
Origem = Contas a Pagar/Receber → mostra ações do módulo financeiro.
Origem = Gerar Notas Fiscais / Notas Fiscais / Regras da Nota Fiscal → mostra ações ligadas à emissão e configuração de NF.
Principais origens disponíveis para consulta
A seguir, listamos os tópicos de origens disponíveis para consulta:
Importante:
Somente administradores do sistema podem acessar esse relatório.
Alguns registros podem não estar disponíveis para acesso, porque foram excluídos definitivamente do sistema.




