O cadastro e a liquidação de contas a pagar ou a receber no sistema são fundamentais para o controle financeiro da agência, permitindo um panorama claro dos compromissos e receitas.
Cadastrar uma conta a pagar ou a receber
O cadastro de contas é essencial para o controle financeiro, permitindo um planejamento detalhado e organização das finanças.
Como realizar o cadastro:
Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber.
Clique no botão Novo.
Escolha se a conta será a Pagar ou a Receber.
Preenchimento dos campos principais:
Número: Sequencial gerado pelo sistema, único e não repetido.
Empresa: Selecionada automaticamente com base na empresa em que o usuário está logado. Altere se necessário.
Emissão: Data de emissão ou competência do lançamento.
Pessoa: Cliente ou fornecedor relacionado à conta.
Descrição: Detalhe do lançamento (exemplo: "Pagamento aluguel - Janeiro").
Documento: Número do documento ou nota fiscal.
Conta (previsão): Informe a conta bancária onde pretende liquidar o lançamento (opcional). Preenchendo este campo, é possível fazer um balanço do saldo das contas bancárias, antes mesmo dos lançamentos serem liquidados, utilizando o relatório Fluxo de Caixa Previsto. É possível configurar uma conta padrão para o preenchimento. Clique aqui e saiba mais.
Vencimento: Data de vencimento da conta.
Valor: Valor original sem descontos ou acréscimos.
Valor Final: Calculado automaticamente com base nas categorias adicionadas.
Categoria: Defina a categoria de receita ou despesa, utilizando o plano de contas padrão.
Repetir: Configure se o lançamento será recorrente ou parcelado.
Liquidar uma conta a pagar ou a receber (total ou parcial)
Após cadastrar a conta, siga os passos abaixo para realizar a liquidação:
Acesse Financeiro > Contas a Pagar/Receber.
Localize a conta usando os filtros e clique duas vezes sobre ela.
No campo Liquidação, insira a data do pagamento ou recebimento.
Em Movimentações, selecione a conta para adicionar a movimentação.
Preencha os campos de acordo com a forma de pagamento/recebimento e confirme.
Liquidar simultaneamente mais de uma conta
Vá em Financeiro > Contas a Pagar/Receber.
Use os filtros para localizar as contas desejadas.
Selecione várias contas ao mesmo tempo (clique e arraste).
Clique com o botão direito e escolha Liquidar.
Preencha as informações e confirme.
Liquidar contas com valor zero
Em casos de descontos ou acordos, é possível liquidar uma conta com valor “0”.
Passos para liquidar (Contas a pagar/receber):
1. Informe a data de liquidação no campo "Liquidação".
2. Selecione a conta bancária que será usada para a liquidação.
3. Ao abrir a nova janela, insira o valor de R$0,00.
4. Clique em "OK" e, na próxima tela, clique em "OK" novamente.
5. Defina a categoria contrária à conta:
Se a conta for a pagar, escolha uma categoria a receber.
Se a conta for a receber, escolha uma categoria a pagar.
💡 Dica: Se precisar criar uma nova categoria, clique nos "..." ao lado do campo.
6. Clique em "OK" para salvar.
Passos para liquidar (Faturas Fornecedores/Clientes):
1. Adicione uma categoria de receita ou despesa contrária à original para zerar o saldo:
2. Insira a data da liquidação.
3. Selecione uma conta bancária e adicione uma movimentação com valor R$ 0,00 para que esse movimento apareça no Extrato de Conta zerado, sem influenciar no saldo;
4. Confirme para salvar.
Como liquidar uma despesa utilizando cartão de crédito
Ao liquidar uma despesa com cartão de crédito, ela será vinculada à fatura do cartão. O pagamento de despesas utilizando o cartão de crédito da agência pode ocorrer tanto com despesas fixas (internet, energia etc.) quanto com faturas fornecedores.
Passo a passo:
Acesse Financeiro > Contas a Pagar/Receber.
Localize a conta, insira a data da liquidação (a mesma data em que o cartão foi utilizado).
No campo Conta, selecione a conta do Cartão de Crédito utilizado.
Importante:
Caso a conta do cartão de crédito ainda não esteja cadastrada, siga os passos:
Acesse Cadastros > Contas e Cartões.
Clique em Novo > Conta Cartão de Crédito.
Após concluir, faça os passos acima, em Contas a Pagar/Receber e a despesa será incluída na fatura do cartão, que pode ser visualizada em Financeiro > Extrato Cartão de Crédito.
Informações adicionais
Se receber a mensagem de que a conta está inativa ou não disponível:
Verifique em Cadastros > Contas e Cartões se a conta está ativa e associada à empresa.
Confirme em Funcionários > Permissões de Acesso, na aba de Contas, se o usuário tem acesso à conta.