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Como cadastrar e liquidar Contas a Pagar/Receber

Neste artigo você vai aprender como cadastrar uma conta a pagar/receber e liquidar total ou parcialmente uma conta.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

O cadastro e a liquidação de contas a pagar ou a receber no sistema são fundamentais para o controle financeiro da agência, permitindo um panorama claro dos compromissos e receitas.


Cadastrar uma conta a pagar ou a receber

O cadastro de contas é essencial para o controle financeiro, permitindo um planejamento detalhado e organização das finanças.

Como realizar o cadastro:

  1. Acesse o menu Financeiro > Contas a Pagar/Receber.

  2. Clique no botão Novo.

  3. Escolha se a conta será a Pagar ou a Receber.


Preenchimento dos campos principais:

  • Número: Sequencial gerado pelo sistema, único e não repetido.

  • Empresa: Selecionada automaticamente com base na empresa em que o usuário está logado. Altere se necessário.

  • Emissão: Data de emissão ou competência do lançamento.

  • Pessoa: Cliente ou fornecedor relacionado à conta.

  • Descrição: Detalhe do lançamento (exemplo: "Pagamento aluguel - Janeiro").

  • Documento: Número do documento ou nota fiscal.

  • Conta (previsão): Informe a conta bancária onde pretende liquidar o lançamento (opcional). Preenchendo este campo, é possível fazer um balanço do saldo das contas bancárias, antes mesmo dos lançamentos serem liquidados, utilizando o relatório Fluxo de Caixa Previsto. É possível configurar uma conta padrão para o preenchimento. Clique aqui e saiba mais.

  • Vencimento: Data de vencimento da conta.

  • Valor: Valor original sem descontos ou acréscimos.

  • Valor Final: Calculado automaticamente com base nas categorias adicionadas.

  • Categoria: Defina a categoria de receita ou despesa, utilizando o plano de contas padrão.

  • Repetir: Configure se o lançamento será recorrente ou parcelado.


Liquidar uma conta a pagar ou a receber (total ou parcial)

Após cadastrar a conta, siga os passos abaixo para realizar a liquidação:

  1. Acesse Financeiro > Contas a Pagar/Receber.

  2. Localize a conta usando os filtros e clique duas vezes sobre ela.

  3. No campo Liquidação, insira a data do pagamento ou recebimento.

  4. Em Movimentações, selecione a conta para adicionar a movimentação.

  5. Preencha os campos de acordo com a forma de pagamento/recebimento e confirme.


Liquidar simultaneamente mais de uma conta

  1. Vá em Financeiro > Contas a Pagar/Receber.

  2. Use os filtros para localizar as contas desejadas.

  3. Selecione várias contas ao mesmo tempo (clique e arraste).

  4. Clique com o botão direito e escolha Liquidar.

  5. Preencha as informações e confirme.


Liquidar contas com valor zero

Em casos de descontos ou acordos, é possível liquidar uma conta com valor “0”.

Passos para liquidar (Contas a pagar/receber):

1. Informe a data de liquidação no campo "Liquidação".

2. Selecione a conta bancária que será usada para a liquidação.

3. Ao abrir a nova janela, insira o valor de R$0,00.

4. Clique em "OK" e, na próxima tela, clique em "OK" novamente.

5. Defina a categoria contrária à conta:

  • Se a conta for a pagar, escolha uma categoria a receber.

  • Se a conta for a receber, escolha uma categoria a pagar.

💡 Dica: Se precisar criar uma nova categoria, clique nos "..." ao lado do campo.

6. Clique em "OK" para salvar.


Passos para liquidar (Faturas Fornecedores/Clientes):

1. Adicione uma categoria de receita ou despesa contrária à original para zerar o saldo:

2. Insira a data da liquidação.

3. Selecione uma conta bancária e adicione uma movimentação com valor R$ 0,00 para que esse movimento apareça no Extrato de Conta zerado, sem influenciar no saldo;

4. Confirme para salvar.


Como liquidar uma despesa utilizando cartão de crédito

Ao liquidar uma despesa com cartão de crédito, ela será vinculada à fatura do cartão. O pagamento de despesas utilizando o cartão de crédito da agência pode ocorrer tanto com despesas fixas (internet, energia etc.) quanto com faturas fornecedores.

Passo a passo:

  1. Acesse Financeiro > Contas a Pagar/Receber.

  2. Localize a conta, insira a data da liquidação (a mesma data em que o cartão foi utilizado).

  3. No campo Conta, selecione a conta do Cartão de Crédito utilizado.

Importante:

  • Caso a conta do cartão de crédito ainda não esteja cadastrada, siga os passos:

    • Acesse Cadastros > Contas e Cartões.

    • Clique em Novo > Conta Cartão de Crédito.

  1. Após concluir, faça os passos acima, em Contas a Pagar/Receber e a despesa será incluída na fatura do cartão, que pode ser visualizada em Financeiro > Extrato Cartão de Crédito.


Informações adicionais

Se receber a mensagem de que a conta está inativa ou não disponível:

  1. Verifique em Cadastros > Contas e Cartões se a conta está ativa e associada à empresa.

  2. Confirme em Funcionários > Permissões de Acesso, na aba de Contas, se o usuário tem acesso à conta.


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