Neste artigo vamos falar sobre solucionar problemas relacionados ao Webservice, verificações que devem ser realizadas pelo técnico relacionadas ao Webservice, solucionar problemas relacionados ao Internet Explorer, solucionar problemas relacionados ao certificado digital.
A solução de problemas para emissão de nota fiscal eletrônica necessita de um conhecimento intermediário em informática, e para realizar as configurações necessárias recomendamos que os procedimentos a seguir sejam realizados pelo técnico em informática da agência ou em contato com o suporte caso a agência não tenha alguém com este conhecimento.
Solucionar problemas relacionados ao Webservice
E para solucionar problemas na emissão de nota fiscal eletrônica relacionados ao Webservice é necessário:
Após verificar se o Windows e o Internet Explorer estão atualizados:
Obtenha a URL do Webservice no menu Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais na aba Nota Fiscal Eletrônica;
Acesse o Internet Explorer e insira a URL do Webservice no endereço do navegador e verifique se a página é exibida normalmente; Se a página solicitar autenticação, realize a autenticação com as informações do certificado e confirme; Verifique se é exibida a página com um XML após a autenticação.
Se após a realização dos procedimentos acima a página do Webservice não for exibida no Internet Explorer o problema está na configuração do Internet Explorer ou no certificado digital.
Importante: Se ao realizar o acesso a URL do Webservice no navegador é exibida a mensagem:
"O identificador não está no estado correto para a operação solicitada - URL:https://..."
Este erro é genérico e ocorre por diversas causas como: Timeout, Certificados desatualizados ou inválidos, Problemas de conexão.
Se o erro ocorrer em uma agência CVC é necessário solicitar para o Service Desk liberar a URL do Webservice.
Ou se ao realizar o processamento do retorno do RPS enviado para o Webservice é exibida a mensagem:
"O XML de resposta não pode estar vazio para o web service."
Esse erro ocorre quando o site da prefeitura não está disponível.
E ambos os casos devem ser verificados pelo técnico da agência com o responsável pelo Webservice e o responsável pelo provedor de acesso a Internet através das verificações a seguir.
Verificações que devem ser realizadas pelo técnico relacionadas ao Webservice
Verificar se a URL do Webservice está correta e disponível com o responsável pelo Webservice;
Verificar se há comunicação entre o computador da agência e o domínio do Webservice através dos comandos Ping, Tracert e Pathping, onde o domínio é o endereço principal do website que hospeda o Webservice;
Por exemplo:
Se a URL do Webservice é: iss.londrina.pr.gov.br/ws/v1_01/sigiss_ws.php?wsdl
O domínio será: iss.londrina.pr.gov.br
E no caso da identificação de falha de comunicação após a utilização dos comandos será necessário verificar o ambiente de rede local como a configuração de roteadores, proxy e firewall e a conexão de internet com o endereço do domínio com o responsável pelo provedor de acesso a Internet.
Solucionar problemas relacionados ao Internet Explorer
Para solucionar problemas para emissão de nota fiscal eletrônica relacionados ao Internet Explorer é necessário:
Redefinir as configurações do Internet Explorer:
Para redefinir as configurações do Internet Explorer para o padrão:
No Internet Explorer acesse o menu Configurações > Opções da Internet;
Na aba Avançadas clique em Redefinir.
Atualizar os certificados do Internet Explorer;
Após realizar os procedimentos acima, é necessário reiniciar o Internet Explorer e o sistema;
Acesse o Internet Explorer e insira a URL do Webservice no endereço do navegador e verifique se a página é exibida normalmente;
Execute a emissão da nota fiscal eletrônica no sistema.
Se a URL do Webservice não for exibida no Internet Explorer o problema está no certificado digital.
Solucionar problemas relacionados ao certificado digital
Se ao executar a emissão da nota fiscal eletrônica for exibida a mensagem:
"A chave da assinatura não está carregada / Signing key is not loaded."
O software do certificado digital A3 instalado no computador é incompatível com o certificado ou com a versão do Windows e neste caso é necessário reinstalar o software do certificado de acordo com as instruções do emissor.