Nesse relatório é possível ver quais clientes trazem maior faturamento para a sua agência.
Para acessar o relatório de Ranking de Clientes:
Acesse o menu Relatórios > Ranking de Clientes;
Informe o Período e se necessário utilize os filtros de pesquisa;
Clique em Pesquisar, onde:
Inicialmente na coluna Posição é exibido o ranking de clientes ordenado por Faturamento. Para ordenar por Receitas basta clicar em cima da descrição da coluna.
O relatório utiliza os seguintes cálculos para para formar os valores de faturamento e receitas:
Faturamento: (Produtos - Abatimentos) + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta;
Receitas: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + Reembolso Fornecedor) - ( Desconto + Desconto Taxa DU + Desconto Taxa RAV + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Taxa Cartão Agência + Comissão Intermediário + Over Intermediário + Reembolso Cliente + Multa Fornecedor + Saldo Excluído);
Produtos cancelados não são considerados.
Dicas:
Utilize o filtro Tipo para pesquisar somente por pessoas Jurídicas ou Físicas;
Adicione colunas para personalizar seu relatório;
A coluna Vendedor traz o vendedor que cadastrou a última venda para o cliente.
Na prática
Veja abaixo algumas situações práticas onde o Ranking de Clientes pode te ajudar.
Qual o melhor cliente do período?
Descobrir qual ou quais são os melhores clientes de um período (meses, anos...) nos da condições de premiá-los, fazer a agência continuar sendo lembrada e muitas vezes até com chance de uma dessas atitudes se espalhar pela internet.
No Monde: de maneira muito simples você terá essa lista em sua mão. Em Período, basta inserir as datas de inicio e fim da análise, depois clique em Pesquisar. Pronto! O relatório já está em mãos.
Dica: você pode ordenar essa lista por faturamento ou receita, basta clicar nas colunas correspondentes.
Qual ação tomar com isso em mãos?
As ações são diversas neste caso, desde premiar um cliente e parabenizá-lo, até pedir indicações e tentar vender uma nova viagem com alguma promoção exclusiva. O mais importante é garantir que ele continue fiel.