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Tarefas: entenda como funciona

Veja aqui as funcionalidades do recurso de Tarefas

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Escrito por Helena Murara
Atualizado há mais de 2 semanas

O cadastro de tarefas do Monde pode ser utilizado para controle das tarefas diárias e administração da agência. Porém podem ser utilizadas também como uma Ferramenta de CRM (Atendimento ao cliente), auxiliando para um melhor atendimento, onde ele terá uma melhor experiência com a sua agência.


Cadastrar Tarefa

Para criar uma nova tarefa:

  • Acesse o atalho Tarefas ou menu Cadastros > Tarefas;

  • Clique no botão Novo;

Também é possível criar uma nova tarefa através do cadastro da pessoa que ficará vinculada a ela:

  • Acesse o atalho Pessoas ou menu Cadastros > Pessoas;

  • Através dos filtros, localize a pessoa;

  • Clique com o botão direito sobre ela e depois em Nova Tarefa;

Preencha com as informações necessárias, onde:

  • Título: Deve conter o que deve ser feito na tarefa. Exemplo: "Bruna - Enviar Voucher"

  • Categoria: Toda tarefa é vinculada a uma categoria. Você pode criar categorias para separar um assunto do outro, e ter um controle melhor das tarefas. Ex: Venda - Orçamento.

  • Responsável: É o funcionário que será responsável pelo andamento dessa tarefa. Ser for você mesmo mantenha o seu nome, se for outra pessoa, selecione.

  • Pessoa: Nesse campo você pode vincular a tarefa a uma Pessoa física ou Jurídica cadastrada no sistema. As tarefas relacionadas a essa pessoa, aparecerão no cadastro dela na aba Tarefas.

  • Empresa: Você pode vincular a tarefa a uma empresa do sistema, fazendo com que somente quem tem acesso a empresa selecionada possa ver a tarefa, ou deixar em branco para que todos possam ver a tarefa;

  • Vencimento: Data e o horário do prazo para realizar essa tarefa;

  • Campo em Branco (Descrição): Texto livre, onde deve conter informações detalhadas da negociação com o cliente. Cópia de trocas de e-mails com cliente ou fornecedor, cotações, etc;

  • Clique em OK para gravar.

  • Quando concluir a tarefa, marque o campo Concluída.

Observação

  • A aba de Contatos é preenchida automaticamente, com os dados informados no cadastro do cliente selecionado como Pessoa na tarefa.

  • A Descrição (ou Campo em Branco) serve para explicar claramente o que é a tarefa — funciona como um campo explicativo, com múltiplos usos.

Diferenças entre Monde Web e Desktop

  • No Monde Web, ao preencher e salvar a descrição, o conteúdo permanece visível no campo.

  • No Monde Desktop, ao salvar, o campo fica em branco novamente. O conteúdo é movido automaticamente para o Histórico.

  • Se desejar que as informações apareçam apenas no histórico (e não fixas na descrição no Monde Web), elas devem ser inseridas diretamente na área de Histórico.


Anexos

Utilizado para anexar orçamentos e outros documentos relacionados ao atendimento do cliente.

  • Localize e abra a tarefa com um duplo clique;

  • Acesse o menu Anexos e clique em Anexar:

  • Localize o documento salvo em seu computador;

  • Dê um duplo clique sobre ele e confirme.

Para mais informações sobre os anexos, clique aqui.


Categorias

Para criar uma nova categoria:

  • Acesse o atalho Tarefas ou menu Cadastros > Tarefas;

  • Clique no botão Novo;

  • Ao lado de Categoria clique em Opções (...);

  • Selecione Novo;

  • Descrição: Digite o nome para a categoria e clique em OK.


Cores e Formatações

As tarefas podem ter cores e formatações, que facilitam identificar sua situação, onde:

  • Vermelho: Significa que a tarefa está vencida, ou seja, passou do dia e/ou horário do prazo estipulado para ser feita.

  • Azul: A tarefa irá vencer no dia atual, porém está no prazo para ser feita, pois ainda não passou do horário.

  • Preto: Indica que a tarefa possui uma data de vencimento futura, e ainda está no prazo para ser feita.

  • Cinza: A tarefa está concluída (se estiver sublinhada) ou excluída.

  • Negrito: A tarefa ainda não foi aberta pelo usuário.


Notificações Automáticas

O sistema envia notificações por e-mail automaticamente para o responsável pela tarefa sempre que:

  • Uma nova tarefa for designada a ele;

  • Uma tarefa já designada for editada;

  • Existirem tarefas vencidas atribuídas a ele.

Como funciona o envio

  • O envio é feito pelo servidor da Mondenão é necessário configurar e-mail no sistema.

  • O endereço utilizado é o que está cadastrado no campo E-mail do cadastro de pessoas do usuário.

Como desativar o alerta de tarefas vencidas

  1. Acesse o menu Ferramenta > Configurações;

  2. Na aba Notificações, desmarque a opção Alerta de tarefas vencidas.


Histórico da Tarefa

O sistema registra automaticamente todas as alterações feitas na tarefa, como:

  • Mudança de título, horário ou data de vencimento;

  • Texto inserido na descrição;

  • Alterações no responsável ou no campo "Pessoa";

  • Inclusão e exclusão de dados relevantes.

🔎 Dica: o que aparece ou não no histórico

  • Comentários feitos por usuários não são considerados “detalhes” e aparecem de forma separada.

  • Você pode ocultar os detalhes do histórico, deixando apenas as atualizações mais relevantes visíveis. Para isso, clique no botão Ocultar Detalhes.


Boas Práticas no Uso de Tarefas

Oriente sua equipe a usar as tarefas como ferramenta principal de organização e registro. Veja abaixo algumas recomendações importantes:

  • Registre tudo que normalmente seria anotado em caderno, diretamente na tarefa.

  • Sempre vincule o cliente à tarefa criada.

  • Crie tarefas para cada passageiro com embarque próximo. Isso ajuda no controle da entrega de vouchers e no acompanhamento de feedbacks.

  • Defina categorias úteis para suas tarefas. Isso facilitará a filtragem e análise posterior.

  • Use o campo de histórico para registrar tudo: conversas, orçamentos enviados, próximos passos. Isso garante continuidade no atendimento por qualquer pessoa do time.

  • Conclua a tarefa apenas quando finalizada de fato — seja porque o cliente não irá comprar ou porque a viagem foi realizada e o feedback foi feito.

  • Use tarefas para passar recados entre usuários. Elas aparecem em negrito na listagem do responsável e geram notificação por e-mail.

  • Cadastre tarefas diretamente pela aba "Tarefas" no cadastro de pessoas. Isso agiliza o processo e garante que o cliente esteja vinculado.

Você pode usar esse recurso personalizando-o para que se encaixe perfeitamente na sua rotina e facilite ainda mais o seu trabalho.

Confira abaixo exemplos de como colocar em prática o uso do Tarefas:


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