O cadastro de tarefas do Monde pode ser utilizado para controle das tarefas diárias e administração da agência. Porém podem ser utilizadas também como uma Ferramenta de CRM (Atendimento ao cliente), auxiliando para um melhor atendimento, onde ele terá uma melhor experiência com a sua agência.
Cadastrar Tarefa
Para criar uma nova tarefa:
Acesse o atalho Tarefas ou menu Cadastros > Tarefas;
Clique no botão Novo;
Também é possível criar uma nova tarefa através do cadastro da pessoa que ficará vinculada a ela:
Acesse o atalho Pessoas ou menu Cadastros > Pessoas;
Através dos filtros, localize a pessoa;
Clique com o botão direito sobre ela e depois em Nova Tarefa;
Preencha com as informações necessárias, onde:
Título: Deve conter o que deve ser feito na tarefa. Exemplo: "Bruna - Enviar Voucher"
Categoria: Toda tarefa é vinculada a uma categoria. Você pode criar categorias para separar um assunto do outro, e ter um controle melhor das tarefas. Ex: Venda - Orçamento.
Responsável: É o funcionário que será responsável pelo andamento dessa tarefa. Ser for você mesmo mantenha o seu nome, se for outra pessoa, selecione.
Pessoa: Nesse campo você pode vincular a tarefa a uma Pessoa física ou Jurídica cadastrada no sistema. As tarefas relacionadas a essa pessoa, aparecerão no cadastro dela na aba Tarefas.
Empresa: Você pode vincular a tarefa a uma empresa do sistema, fazendo com que somente quem tem acesso a empresa selecionada possa ver a tarefa, ou deixar em branco para que todos possam ver a tarefa;
Vencimento: Data e o horário do prazo para realizar essa tarefa;
Campo em Branco (Descrição): Texto livre, onde deve conter informações detalhadas da negociação com o cliente. Cópia de trocas de e-mails com cliente ou fornecedor, cotações, etc;
Clique em OK para gravar.
Quando concluir a tarefa, marque o campo Concluída.
Observação
A aba de Contatos é preenchida automaticamente, com os dados informados no cadastro do cliente selecionado como Pessoa na tarefa.
A Descrição (ou Campo em Branco) serve para explicar claramente o que é a tarefa — funciona como um campo explicativo, com múltiplos usos.
Diferenças entre Monde Web e Desktop
No Monde Web, ao preencher e salvar a descrição, o conteúdo permanece visível no campo.
No Monde Desktop, ao salvar, o campo fica em branco novamente. O conteúdo é movido automaticamente para o Histórico.
Se desejar que as informações apareçam apenas no histórico (e não fixas na descrição no Monde Web), elas devem ser inseridas diretamente na área de Histórico.
Anexos
Utilizado para anexar orçamentos e outros documentos relacionados ao atendimento do cliente.
Localize e abra a tarefa com um duplo clique;
Acesse o menu Anexos e clique em Anexar:
Localize o documento salvo em seu computador;
Dê um duplo clique sobre ele e confirme.
Para mais informações sobre os anexos, clique aqui.
Categorias
Para criar uma nova categoria:
Acesse o atalho Tarefas ou menu Cadastros > Tarefas;
Clique no botão Novo;
Ao lado de Categoria clique em Opções (...);
Selecione Novo;
Descrição: Digite o nome para a categoria e clique em OK.
Cores e Formatações
As tarefas podem ter cores e formatações, que facilitam identificar sua situação, onde:
Vermelho: Significa que a tarefa está vencida, ou seja, passou do dia e/ou horário do prazo estipulado para ser feita.
Azul: A tarefa irá vencer no dia atual, porém está no prazo para ser feita, pois ainda não passou do horário.
Preto: Indica que a tarefa possui uma data de vencimento futura, e ainda está no prazo para ser feita.
Cinza: A tarefa está concluída (se estiver sublinhada) ou excluída.
Negrito: A tarefa ainda não foi aberta pelo usuário.
Notificações Automáticas
O sistema envia notificações por e-mail automaticamente para o responsável pela tarefa sempre que:
Uma nova tarefa for designada a ele;
Uma tarefa já designada for editada;
Existirem tarefas vencidas atribuídas a ele.
Como funciona o envio
O envio é feito pelo servidor da Monde — não é necessário configurar e-mail no sistema.
O endereço utilizado é o que está cadastrado no campo E-mail do cadastro de pessoas do usuário.
Como desativar o alerta de tarefas vencidas
Acesse o menu Ferramenta > Configurações;
Na aba Notificações, desmarque a opção Alerta de tarefas vencidas.
Histórico da Tarefa
O sistema registra automaticamente todas as alterações feitas na tarefa, como:
Mudança de título, horário ou data de vencimento;
Texto inserido na descrição;
Alterações no responsável ou no campo "Pessoa";
Inclusão e exclusão de dados relevantes.
🔎 Dica: o que aparece ou não no histórico
Comentários feitos por usuários não são considerados “detalhes” e aparecem de forma separada.
Você pode ocultar os detalhes do histórico, deixando apenas as atualizações mais relevantes visíveis. Para isso, clique no botão Ocultar Detalhes.
Boas Práticas no Uso de Tarefas
Oriente sua equipe a usar as tarefas como ferramenta principal de organização e registro. Veja abaixo algumas recomendações importantes:
Registre tudo que normalmente seria anotado em caderno, diretamente na tarefa.
Sempre vincule o cliente à tarefa criada.
Crie tarefas para cada passageiro com embarque próximo. Isso ajuda no controle da entrega de vouchers e no acompanhamento de feedbacks.
Defina categorias úteis para suas tarefas. Isso facilitará a filtragem e análise posterior.
Use o campo de histórico para registrar tudo: conversas, orçamentos enviados, próximos passos. Isso garante continuidade no atendimento por qualquer pessoa do time.
Conclua a tarefa apenas quando finalizada de fato — seja porque o cliente não irá comprar ou porque a viagem foi realizada e o feedback foi feito.
Use tarefas para passar recados entre usuários. Elas aparecem em negrito na listagem do responsável e geram notificação por e-mail.
Cadastre tarefas diretamente pela aba "Tarefas" no cadastro de pessoas. Isso agiliza o processo e garante que o cliente esteja vinculado.
Você pode usar esse recurso personalizando-o para que se encaixe perfeitamente na sua rotina e facilite ainda mais o seu trabalho.
Confira abaixo exemplos de como colocar em prática o uso do Tarefas:
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