O PJBank é uma empresa que oferece uma forma prática e automatizada de emissão de boletos de cobrança, com taxas acessíveis e sem necessidade de envio de arquivos de remessa e retorno bancário.
Os boletos emitidos pelo sistema Monde podem ser integrados ao PJBank, possibilitando a emissão para qualquer banco (incluindo bancos digitais) e com registro automático.
Vantagens da integração com o PJBank
Emissão de boletos sem necessidade de envio de remessa ou processamento de retorno.
Impressão dos boletos no mesmo dia.
Liquidação automática dos boletos no sistema.
Cobrança de uma única taxa fixa de R$2,80, descontada diretamente do valor recebido.
Integração compatível com contas bancárias de pessoa jurídica.
Como configurar a integração com o PJBank
Siga o passo a passo abaixo para configurar a integração:
1. Acesse as configurações
No Monde, clique em Ferramentas > Configurações.
Acesse a aba Contas a Pagar/Receber e, na sessão Conta PJBank, clique em Configurar emissão de boletos.
2. Configure sua conta bancária
Uma nova página será aberta.
Selecione a conta que receberá os valores dos boletos.
Confira atentamente os dados bancários apresentados.
Caso necessário, atualize as informações (em Ferramentas > Cadastro da Agência) antes de salvar.
3. Configuração de Juros e Multa
Juros: são cobrados proporcionalmente ao longo do mês. Para saber o valor ao dia, divida o percentual informado por 30.
Multa: cobrada apenas uma vez após o vencimento, no percentual informado.
Após, salve as informações clicando em Criar Conta PJBank.
⚠ ️Observações
Contas bancárias de pessoa física serão ocultadas, pois não são suportadas.
Para configurar, é necessário possuir permissão de acesso ao módulo Contas e Cartões;
Para editar dados bancários (agência, conta, CNPJ) após a integração, será necessário desativar a conta atual e cadastrar uma nova.
4. Crie um boleto-teste
Vá até Contas a Pagar/Receber > Novo > Conta a Receber.
Informe o valor de R$7,50 e insira o cadastro do responsável pela agência como "Pessoa".
Gere o boleto e efetue o pagamento.
Aguarde o depósito na conta para confirmar a integração antes de emitir boletos para clientes.
5. Envie seus dados ao PJBank
Para validar sua conta, envie um e-mail para atendimento@pjbank.com.br com as seguintes informações:
Qual serviço será cobrado através dos boletos PJBank? (Descreva o tipo de serviço ou produto que será faturado);
Qual será a previsão da quantidade mensal de boletos emitidos (estimativa)? (Informe uma média estimada de boletos por mês);
Qual a previsão média dos valores dos boletos (estimativa)? (Exemplo: R$150,00 por boleto);
Informe o site da empresa ou uma página ativa em redes sociais;
Anexe o Contrato Social da empresa.
⚠ ️Observações
O PJBank também poderá solicitar um reconhecimento online via E-CNPJ (preenchimento de questionário e envio de documentos).
Para alteração de dados cadastrais como e-mail, telefone ou endereço da agência, envie solicitação para atendimento@pjbank.com.br.
Como emitir boletos
Após a configuração e validação, você pode emitir boletos de duas formas:
1. Pela venda
Insira a forma de pagamento Boleto em Novo > Boleto.
Selecione a conta PJBank configurada.
Após lançar a forma de pagamento, o sistema inicia a emissão automática.
Para imprimir ou salvar PDF, clique em Imprimir > Boletos.
2. Pelo Contas a Pagar/Receber
Acesse o lançamento em Contas a Pagar/Receber.
Clique em Imprimir > Boleto para visualizar, salvar ou enviar o boleto.
⚠ ️Observações
O banco emissor dos boletos é a instituição SuperLógica.
Boletos não pagos serão cancelados automaticamente após 58 dias do vencimento.
No Monde, após o vencimento do boleto sem pagamento, a situação será exibida como "Baixado", mas a conta a receber continuará aberta.
Boletos inadimplentes não são automaticamente enviados para protesto, mas é possível fazer protesto virtual via Serasa.
Como funciona o recebimento dos boletos
O boleto pago será liquidado automaticamente no Monde um dia útil após o pagamento, com data retroativa, indicando corretamente o dia do pagamento.
O depósito do valor líquido ocorrerá na conta bancária dois dias úteis após o pagamento, já descontada a taxa de R$2,80.
O PJBank envia um e-mail confirmando os boletos pagos e informando a data de crédito.
Exemplo prático:
Dia do pagamento: o cliente efetua o pagamento do boleto. Exemplo: o pagamento foi realizado no dia 20/01.
Liquidação no sistema: no Monde, o boleto será baixado automaticamente um dia útil depois, ou seja, em 21/01. Mesmo que o sistema liquide no dia 21/01, ele vai registrar a data de pagamento correta como 20/01, que foi quando o cliente realmente pagou.
Crédito na conta bancária: o valor líquido (já descontado a taxa) será depositado na conta bancária cadastrada dois dias úteis após o pagamento, ou seja, em 22/01.
⚠ ️Observações
No extrato bancário, o valor recebido aparecerá identificado como "PJBank", e não com o nome do cliente pagador.
Além disso, dependendo do volume de pagamentos, o PJBank pode agrupar vários recebimentos em um único lançamento no extrato.
Alterações ou exclusão de boletos
Você pode alterar o vencimento, o valor ou excluir boletos:
Alterar vencimento
Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.
Edite a data de Vencimento.
Clique em Imprimir > Boleto novamente para visualizar, salvar ou imprimir o boleto atualizado.
Alterar valor
Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.
Ajuste o valor final, adicionando uma categoria para discriminar a diferença de valor:
Clique em Imprimir > Boleto novamente para visualizar, salvar ou imprimir o boleto atualizado.
Excluir boleto
Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.
Clique em Excluir, no canto inferior esquerdo.
O sistema cancelará o boleto no Monde e no PJBank.
⚠ ️Observações
Depois da alteração, o sistema vai automaticamente gerar um novo boleto se o vencimento ou valor foi alterado.
No caso de exclusão, o boleto vai ser excluído no Monde e na plataforma PJBank.
Após a exclusão, o boleto será removido do DDA em até 24 horas. Oriente o cliente a não efetuar o pagamento do boleto excluído.
Se o cliente, por engano, pagar um boleto excluído, o boleto será restaurado no Monde com a seguinte mensagem:
Saiba mais sobre DDA, clicando aqui.
Recebimento por QR Code (via PIX)
Além dos boletos, é possível receber via PIX, usando o QR Code que aparece no próprio boleto.
O fluxo de recebimento e os prazos permanecem os mesmos descritos no tópico "Como funciona o recebimento de boletos".
O QR Code estará disponível no documento do boleto, e o processo para emitir o boleto será o mesmo descrito no tópico "Como emitir boletos".