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Emissão de boletos PJBank: entenda como funciona

Veja aqui como emitir boletos de forma fácil e rápida

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

O PJBank é uma empresa que oferece uma forma prática e automatizada de emissão de boletos de cobrança, com taxas acessíveis e sem necessidade de envio de arquivos de remessa e retorno bancário.

Os boletos emitidos pelo sistema Monde podem ser integrados ao PJBank, possibilitando a emissão para qualquer banco (incluindo bancos digitais) e com registro automático.


Vantagens da integração com o PJBank

  • Emissão de boletos sem necessidade de envio de remessa ou processamento de retorno.

  • Impressão dos boletos no mesmo dia.

  • Liquidação automática dos boletos no sistema.

  • Cobrança de uma única taxa fixa de R$2,80, descontada diretamente do valor recebido.

  • Integração compatível com contas bancárias de pessoa jurídica.


Como configurar a integração com o PJBank

Siga o passo a passo abaixo para configurar a integração:

1. Acesse as configurações

  • No Monde, clique em Ferramentas > Configurações.

  • Acesse a aba Contas a Pagar/Receber e, na sessão Conta PJBank, clique em Configurar emissão de boletos.

2. Configure sua conta bancária

  • Uma nova página será aberta.

  • Selecione a conta que receberá os valores dos boletos.

  • Confira atentamente os dados bancários apresentados.

  • Caso necessário, atualize as informações (em Ferramentas > Cadastro da Agência) antes de salvar.

3. Configuração de Juros e Multa

  • Juros: são cobrados proporcionalmente ao longo do mês. Para saber o valor ao dia, divida o percentual informado por 30.

  • Multa: cobrada apenas uma vez após o vencimento, no percentual informado.

Após, salve as informações clicando em Criar Conta PJBank.


⚠ ️Observações

  • Contas bancárias de pessoa física serão ocultadas, pois não são suportadas.

  • Para configurar, é necessário possuir permissão de acesso ao módulo Contas e Cartões;

  • Para editar dados bancários (agência, conta, CNPJ) após a integração, será necessário desativar a conta atual e cadastrar uma nova.


4. Crie um boleto-teste

  • Vá até Contas a Pagar/Receber > Novo > Conta a Receber.

  • Informe o valor de R$7,50 e insira o cadastro do responsável pela agência como "Pessoa".

  • Gere o boleto e efetue o pagamento.

  • Aguarde o depósito na conta para confirmar a integração antes de emitir boletos para clientes.

5. Envie seus dados ao PJBank

Para validar sua conta, envie um e-mail para atendimento@pjbank.com.br com as seguintes informações:

  • Qual serviço será cobrado através dos boletos PJBank? (Descreva o tipo de serviço ou produto que será faturado);

  • Qual será a previsão da quantidade mensal de boletos emitidos (estimativa)? (Informe uma média estimada de boletos por mês);

  • Qual a previsão média dos valores dos boletos (estimativa)? (Exemplo: R$150,00 por boleto);

  • Informe o site da empresa ou uma página ativa em redes sociais;

  • Anexe o Contrato Social da empresa.


⚠ ️Observações

  • O PJBank também poderá solicitar um reconhecimento online via E-CNPJ (preenchimento de questionário e envio de documentos).

  • Para alteração de dados cadastrais como e-mail, telefone ou endereço da agência, envie solicitação para atendimento@pjbank.com.br.


Como emitir boletos

Após a configuração e validação, você pode emitir boletos de duas formas:

1. Pela venda

  • Insira a forma de pagamento Boleto em Novo > Boleto.

  • Selecione a conta PJBank configurada.

  • Após lançar a forma de pagamento, o sistema inicia a emissão automática.

  • Para imprimir ou salvar PDF, clique em Imprimir > Boletos.

2. Pelo Contas a Pagar/Receber

  • Acesse o lançamento em Contas a Pagar/Receber.

  • Clique em Imprimir > Boleto para visualizar, salvar ou enviar o boleto.


⚠ ️Observações

  • O banco emissor dos boletos é a instituição SuperLógica.

  • Boletos não pagos serão cancelados automaticamente após 58 dias do vencimento.

  • No Monde, após o vencimento do boleto sem pagamento, a situação será exibida como "Baixado", mas a conta a receber continuará aberta.

  • Boletos inadimplentes não são automaticamente enviados para protesto, mas é possível fazer protesto virtual via Serasa.


Como funciona o recebimento dos boletos

  • O boleto pago será liquidado automaticamente no Monde um dia útil após o pagamento, com data retroativa, indicando corretamente o dia do pagamento.

  • O depósito do valor líquido ocorrerá na conta bancária dois dias úteis após o pagamento, já descontada a taxa de R$2,80.

  • O PJBank envia um e-mail confirmando os boletos pagos e informando a data de crédito.

Exemplo prático:

  • Dia do pagamento: o cliente efetua o pagamento do boleto. Exemplo: o pagamento foi realizado no dia 20/01.

  • Liquidação no sistema: no Monde, o boleto será baixado automaticamente um dia útil depois, ou seja, em 21/01. Mesmo que o sistema liquide no dia 21/01, ele vai registrar a data de pagamento correta como 20/01, que foi quando o cliente realmente pagou.

  • Crédito na conta bancária: o valor líquido (já descontado a taxa) será depositado na conta bancária cadastrada dois dias úteis após o pagamento, ou seja, em 22/01.


⚠ ️Observações

  • No extrato bancário, o valor recebido aparecerá identificado como "PJBank", e não com o nome do cliente pagador.

  • Além disso, dependendo do volume de pagamentos, o PJBank pode agrupar vários recebimentos em um único lançamento no extrato.


Alterações ou exclusão de boletos

Você pode alterar o vencimento, o valor ou excluir boletos:


Alterar vencimento

  • Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.

  • Edite a data de Vencimento.

  • Clique em Imprimir > Boleto novamente para visualizar, salvar ou imprimir o boleto atualizado.

Alterar valor

  • Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.

  • Ajuste o valor final, adicionando uma categoria para discriminar a diferença de valor:

  • Clique em Imprimir > Boleto novamente para visualizar, salvar ou imprimir o boleto atualizado.

Excluir boleto

  • Acesse o lançamento pela Venda ou Contas a Pagar/Receber.

  • Clique em Excluir, no canto inferior esquerdo.

  • O sistema cancelará o boleto no Monde e no PJBank.


⚠ ️Observações

  • Depois da alteração, o sistema vai automaticamente gerar um novo boleto se o vencimento ou valor foi alterado.

  • No caso de exclusão, o boleto vai ser excluído no Monde e na plataforma PJBank.

  • Após a exclusão, o boleto será removido do DDA em até 24 horas. Oriente o cliente a não efetuar o pagamento do boleto excluído.

  • Se o cliente, por engano, pagar um boleto excluído, o boleto será restaurado no Monde com a seguinte mensagem:

Saiba mais sobre DDA, clicando aqui.


Recebimento por QR Code (via PIX)

  • Além dos boletos, é possível receber via PIX, usando o QR Code que aparece no próprio boleto.

  • O fluxo de recebimento e os prazos permanecem os mesmos descritos no tópico "Como funciona o recebimento de boletos".

  • O QR Code estará disponível no documento do boleto, e o processo para emitir o boleto será o mesmo descrito no tópico "Como emitir boletos".

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