Existem diversas formas de pagamento na venda para descrever exatamente como foi fechado o negócio entre você e seu cliente.
Antes de adicionar uma forma de pagamento na venda, é necessário adicionar um ou mais produtos, para que exista um saldo a receber.
Após adicionar produtos, clique no botão Novo no canto inferior esquerdo da venda para adicionar as formas de pagamento.
As formas de pagamento são separadas em 2 tipos, Pagamento para o Fornecedor e Pagamento para a Agência, entenda cada uma delas abaixo:
Pagamento para o Fornecedor
Estas formas de pagamento devem ser utilizadas quando o pagamento for feito direto para o fornecedor, por exemplo, quando é o fornecedor que irá cobrar no cartão de crédito do cliente.
Cartão de Crédito
Quando o fornecedor irá cobrar no cartão do cliente.
Cheque
Cheques recebidos que serão enviados ao fornecedor.
Crédito no Fornecedor
Quando o cliente tem um crédito com o fornecedor e o valor será descontado dos pagamentos.
Outros
Poderá ser preenchida de acordo com a forma que o cliente irá pagar o fornecedor. Por exemplo, se o cliente deverá fazer o pagamento no momento do check-in, ou deverá fazer um deposito na conta do fornecedor, isso devera ser informado aqui como texto.
O Monde já inclui por padrão 2 textos pré-cadastrados para as formas mais utilizadas: Boleto e Direto no Fornecedor, mas você poderá cadastrar quantos textos quiser para facilitar na hora de cadastrar a venda. Para cadastrar um novo texto clique no botão [...] ao lado da seleção de informações pré-cadastradas e depois em Novo.
Os pagamentos para o fornecedor serão exibidos na aba Financeiro da venda, já liquidados e com os dados do pagamento preenchidos no campo Informações:
Pagamento para a Agência
Quando os valores forem pagos diretamente para a agência e depois a agência faz o repasse dos valores para o fornecedor. Deve-se utilizar uma das formas de pagamento abaixo:
Boleto
Esta forma de pagamento é utilizada quando a própria agência emite os boletos para o cliente realizar o pagamento, ao adicionar ela na venda, o sistema irá gerar uma ou mais contas a receber em aberto, de acordo com a quantidade de parcelas.
Dica: É possível habilitar a emissão de boletos, e assim ao utilizar essa forma de pagamento, o sistema fará a emissão dos boletos diretamente pelo sistema. Veja mais aqui sobre esse recurso e como utilizá-lo.
Para gerar o PDF dos boletos clique em Imprimir > Boletos no rodapé da venda, e em seguida clique no ícone de "Export to PDF" no canto superior esquerdo.
Cartão de Crédito/Débito
Pagamento feito com cartão de débito ou crédito do cliente e será recebido na conta bancária da agência.
Essa forma de pagamento gera um lançamento em aberto.
Será necessário selecionar um cartão caso sua agência armazene os dados do cartão do cliente, ou informar apenas a operadora e os 4 últimos dígitos:
É possível configurar as taxas da operadora para essa forma de pagamento. Veja aqui como fazer.
É importante informar ao menos a operadora e os 4 últimos dígitos corretamente para facilitar a conferência do recebimento quando o mesmo entrar na conta bancária.
Importante:
Se a operadora de cartão do cliente não estiver listada, é possível incluir uma nova opção digitando.
É possível configurar os dias para recebimento de cartão, de acordo com o prazo da sua maquineta para recebimento das parcelas.
Cheque
Cheque recebido do cliente e que ficará com a agência. Irá gerar uma conta a receber liquidada na conta configurada como padrão para cheque.
Caso seja parcelado, informe os dados do primeiro cheque e a quantidade de parcelas e o Monde irá incrementar os números e calcular o vencimento dos próximos cheques.
É possível desabilitar a liquidação automática dessa forma de pagamento, para saber mais acesse nosso artigo de Configurações.
Crédito na Agência
Caso o cliente tenha um crédito na agência, utilize esta forma de pagamento.
Para um melhor detalhamento sobre o crédito, utilize os campos de Documento e Número da venda que originou o crédito.
Importante: O Monde não possui ferramenta para controle de créditos dos clientes. O uso da forma de pagamento é referencial, e não é possível realizar controles mais detalhados sem trazer vulnerabilidade para a agência. É possível utilizar também a aba de Tarefas para complemento.
Observação: se você faz o controle de Operação Própria, sempre que a venda vinculada e a venda atual fizerem parte de uma operação própria, o valor vai ser contabilizado apenas uma vez no relatório de Análise de Operações.
Dinheiro
Valor recebido em dinheiro na agência. Irá gerar uma conta a receber liquidada na conta configurada como padrão para Dinheiro.
É possível desabilitar a liquidação automática dessa forma de pagamento, para saber mais acesse nosso artigo de Configurações.
Depósito em conta
Utilizado quando o cliente vai fazer o depósito direto na conta da agência. É necessário informar a conta corrente em que o dinheiro vai entrar e a previsão de depósito.
Faturar
Caso sua agência envie faturas para os clientes com uma ou mais vendas agrupadas, utilize esta forma de pagamento. Após adicionar a forma de pagamento o sistema irá gerar automaticamente a fatura. Veja mais informações no artigo Fatura Cliente.
Para saber qual foi a forma de pagamento utilizada para liquidar a fatura de fato, é necessário acessar o lançamento dessa fatura e verificar a aba Movimentações.
Retido pelo Intermediário
Caso sua agência trabalhe com intermediários e estes retenham a comissão ao efetuar a venda, utilize esta forma de pagamento. Note que ela só aparece caso seja informado um intermediário na venda.
Outros
Esta forma de pagamento permite que você já deixe um texto pré-cadastrado que irá sair impresso no recibo do cliente, por exemplo, os dados da conta para depósito.
Para cadastrar um novo texto clique no botão [...] ao lado da seleção de informações pré-cadastradas e depois em Novo.
Esta forma de pagamento ao ser adicionada irá gerar uma conta a receber em aberto e adicionar o texto informado nas observações desta conta a receber.
Ao liquidar a conta a receber a venda será atualizada com os dados da forma de pagamento da liquidação.
Reembolso
Caso o cliente tenha pago um valor maior que o valor do produto ou o produto tenha sido alterado e exista um saldo negativo, o Monde irá habilitar a opção de reembolso que possibilitará fazer uma devolução em fatura ou gerar uma conta a pagar para o cliente para devolver o valor caso sua agência não emita faturas.
Prejuízo e/ou cortesias
Caso o cliente não pague algum valor, devido a brinde, erros do vendedor, ou outra situação que gere prejuízo a agência, é necessário inserir o valor referente no campo Desconto, dentro do produto. Esse campo irá descontar o valor do cliente e também será descontado da receita automaticamente.