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Entenda como funciona o relatório de Análise de Operações

Neste artigo, entenda os campos do relatório e como utilizá-lo para a gestão de excursões rodoviárias e eventos.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Antes de analisar os resultados, é fundamental realizar todos os processos necessários para este tipo de venda. Para isso, recomendamos a leitura do artigo Gestão Financeira de Excursões Rodoviárias e Eventos.

Com o processo anterior concluído e revisado, é possível utilizar o relatório de Análise de Operações, que serve para avaliar vendas de excursões e eventos (Operação Própria), apresentando informações sobre lucros ou prejuízos.


Como acessar o relatório

  1. Acesse o menu Relatórios > Análise de Operações.


Entendendo os campos do relatório

1. Seleção de Operações

No primeiro campo, você verá uma lista de todas as operações ativas no sistema. Selecione a operação que deseja analisar.



2. Visão Geral

Após selecionar a operação, os seguintes indicadores estarão disponíveis:

  • Passageiros: Total de passageiros vinculados à operação.

  • Margem prevista: Porcentagem baseada nos recebimentos dos clientes e nos pagamentos aos fornecedores (liquidados e previstos).

  • Resultado realizado: Diferença entre os recebimentos liquidados e os pagamentos liquidados.

  • Resultado previsto: Diferença entre os recebimentos previstos e os pagamentos previstos.

  • Recebimentos (em azul):

    • Mostra todos os recebimentos de clientes, liquidados ou pendentes.

    • Há separação entre valores recebidos e previstos. Clique na seta para ver mais detalhes.

  • Pagamentos (em vermelho):

    • Mostra todas as despesas relacionadas aos fornecedores, liquidadas ou pendentes.

    • Assim como os recebimentos, há separação entre valores pagos e previstos. Clique na seta para ver mais detalhes.


3. Detalhes do Passageiro

Nesta seção, você encontrará dados detalhados por passageiro:

  • Recebimento por passageiro: Valor total já liquidado por passageiro.

  • Custo por passageiro: Valor total das despesas dividido pelo total de passageiros vinculados.

  • Resultado por passageiro: Resultado previsto dividido pelo total de passageiros vinculados.


Observações importantes

  1. Vendas com Crédito na Agência:

    • Se a venda que originou o crédito também fizer parte de uma operação própria, o valor será contabilizado apenas uma vez, para evitar duplicidades.

  2. Diferenças com relatórios de vendas:

    • O relatório de Análise de Operações é baseado nas formas de pagamento das vendas e das despesas (contas a pagar e receber).

    • Descontos de taxas, como as de cartão de crédito, são deduzidos no relatório. Por exemplo:

      • Pagamento de R$50,00 via cartão de crédito com taxa de R$10,00. No relatório de vendas, o valor permanecerá R$50,00. Já no Análise de Operações, o valor final recebido será de R$40,00.

  3. Categorias adicionais:

    • Juros, multas e outras categorias adicionadas às faturas ou contas vinculadas à operação não são computados no relatório, pois são considerados custos fixos da agência.

  4. Status da operação:

    • O status "Operação em aberto" será alterado para "Operação fechada" quando o produto deixar de ser marcado como "Ativo" em Cadastros > Produtos.


Dicas úteis

  • Mantenha o mouse sobre o ponto de interrogação nos campos Resultado Previsto, Resultado Realizado e Margem Prevista para visualizar os cálculos utilizados.


Divergências entre Análise de Operações e Contas a pagar/receber

O relatório de Contas a Pagar/Receber e o Análise de Operações podem apresentar divergências quando houver faturas.

Isso ocorre pois o relatório de Contas a Pagar/Receber apresenta uma visão geral das despesas e receitas da sua agência e exibe o valor total de cada fatura, independentemente de todos os itens dentro desta estarem vinculados a uma operação própria ou não.

Por exemplo:

  • Se uma Fatura de Fornecedor tem um valor total de R$18.000, e dentro dela há apenas um item de R$2.000,00 vinculado a uma operação própria, o Contas a Pagar/Receber mostrará os R$18.000.

Enquanto isso, o relatório de Análise de Operações é uma ferramenta específica para avaliar o desempenho financeiro de excursões e eventos. Ele considera apenas os valores que estão vinculados diretamente à operação própria selecionada.

Usando o exemplo anterior:

  • A fatura de R$18.000 terá apenas os R$2.000,00 vinculados à operação contabilizados no relatório Análise de Operações.

  • Assim, o sistema extrai informações específicas e apresenta resultados detalhados sobre a operação selecionada, sem incluir valores que não estejam diretamente relacionados.

A diferença ocorre porque os relatórios têm propósitos distintos:

  • Contas a Pagar/Receber: Mostra valores totais de todas as contas ou faturas.

  • Análise de Operações: Foca apenas nos itens relacionados à operação própria.

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