Ao enviar e-mails pelo Monde é possível que ele apresente alguma mensagem de erro por algum problema na configuração, internet ou provedor de e-mail utilizado.
Abaixo você encontra uma lista com os principais erros e como corrigi-los:
“Erro ao conectar ao servidor: Usuário e/ou senha inválidos”
Por que esse erro ocorre?
Esse erro indica que as configurações de usuário e senha do e-mail no sistema estão incorretas.
Como resolver?
Passo 1: Verifique as credenciais
Confirme que o usuário e senha do e-mail estão corretos.
Se necessário, atualize a senha no sistema e tente novamente. Para atualizá-la, vá em Ferramentas ➝ Configurações ➝ E-mail ou E-mail (Geral) e altere a senha. Veja mais sobre as configurações aqui.
🔎 Observação: Caso você tenha alterado a senha do seu e-mail recentemente, lembre-se de atualizá-la também no sistema.
Passo 2: Permitir acesso ao Monde
Se as credenciais estiverem corretas e o erro persistir, pode ser que a conta configurada não tenha permissão de acesso para sistemas de terceiros (como o Monde) ou precise de uma senha de aplicativo específica. Se a conta configurada não tiver permissão de acesso para sistemas de terceiros, contate o provedor de e-mail e confirme se há alguma configuração a ser feita.
Como criar uma senha de aplicativo?
Esta senha será diferente da utilizada para acessar o seu e-mail e servirá exclusivamente para configuração no Monde.
🟢 Google (Gmail):
Ative a verificação em duas etapas seguindo estes passos.
Gere uma senha de aplicativo seguindo estes passos.
🔵 Microsoft (Outlook, Hotmail):
Clique aqui para saber como criar a senha de aplicativo.
🟡 Yahoo Mail:
Clique aqui para saber como criar a senha de aplicativo.
“Erro ao conectar ao servidor: Socket Error # 11001 — Host not found”
Esse erro ocorre quando o servidor SMTP informado na configuração está incorreto.
Para verificar qual é o seu endereço correto é necessário confirmar essa informação com o provedor de e-mails da sua agência.
Você também pode conferir a lista com os principais servidores clicando aqui.
“Erro ao conectar ao servidor: Cannot connect to SMTP server — Connect error 10061”
Esse erro ocorre quando a porta informada na configuração está incorreta.
Para ter certeza de qual é a porta ideal, confirme essa informação com o pessoal que gerência os e-mails da sua agência.
A porta padrão nessa configuração é a 587.
“You are sending too many emails… Slow down”
Isso significa que você atingiu o máximo de envio de e-mail que seu provedor de e-mail permite.
Para corrigir, você deve esperar o período estabelecido com o provedor ou verificar com eles a possibilidade de aumentar esse limite de envios.
Obs.: O Monde não tem um limite de envios próprio, ele segue o mesmo limite do seu provedor.
Como resolver erro “Falha ao enviar e-mail. Tentar enviá-lo novamente?”
Para descobrir a causa do erro acesse a aba LOG da tela de enviar e-mail
Mensagem no log relacionada a autenticação
Was not authenticated
Authentication failed
Authentication Required
Marque ou desmarque a caixa de seleção Requer Autenticação na configuração de e-mail do Monde e tente novamente.
Mensagem no log relacionada a SSL
Verifique se o servidor requer conexão segura (SSL)
Marque ou desmarque a caixa de seleção Requer conexão segura (SSL) na configuração de e-mail do Monde e tente novamente.
Mensagem no log relacionada a caixa de e-mails cheia
Mailbox full
Esse problema ocorre para quem utiliza o Outlook como provedor de e-mails. Para solucionar faça uma limpeza nas suas mensagens.
Mensagem no log “Connection closed gracefully”
Esse erro acontece por ser necessário criar uma senha específica para aplicativos terceiros no Outlook, por questões de segurança do provedor de e-mail.
Para isso, deve seguir o passo a passo disponibilizado neste link.

