Passar para o conteúdo principal

Erros Frequentes — Envio de E-mail

Veja nesse artigo os erros mais comuns no envio de e-mail e como resolvê-los

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado há mais de 2 semanas

Ao enviar e-mails pelo Monde é possível que ele apresente alguma mensagem de erro por algum problema na configuração, internet ou provedor de e-mail utilizado.

Abaixo você encontra uma lista com os principais erros e como corrigi-los:


“Erro ao conectar ao servidor: Usuário e/ou senha inválidos”

Por que esse erro ocorre?

Esse erro indica que as configurações de usuário e senha do e-mail no sistema estão incorretas.

Como resolver?

Passo 1: Verifique as credenciais

  • Confirme que o usuário e senha do e-mail estão corretos.

  • Se necessário, atualize a senha no sistema e tente novamente. Para atualizá-la, vá em FerramentasConfiguraçõesE-mail ou E-mail (Geral) e altere a senha. Veja mais sobre as configurações aqui.

🔎 Observação: Caso você tenha alterado a senha do seu e-mail recentemente, lembre-se de atualizá-la também no sistema.

Passo 2: Permitir acesso ao Monde

  • Se as credenciais estiverem corretas e o erro persistir, pode ser que a conta configurada não tenha permissão de acesso para sistemas de terceiros (como o Monde) ou precise de uma senha de aplicativo específica. Se a conta configurada não tiver permissão de acesso para sistemas de terceiros, contate o provedor de e-mail e confirme se há alguma configuração a ser feita.

Como criar uma senha de aplicativo?

Esta senha será diferente da utilizada para acessar o seu e-mail e servirá exclusivamente para configuração no Monde.

🟢 Google (Gmail):

  1. Ative a verificação em duas etapas seguindo estes passos.

  2. Gere uma senha de aplicativo seguindo estes passos.

🔵 Microsoft (Outlook, Hotmail):

  • Clique aqui para saber como criar a senha de aplicativo.

🟡 Yahoo Mail:

  • Clique aqui para saber como criar a senha de aplicativo.


“Erro ao conectar ao servidor: Socket Error # 11001 — Host not found”

Esse erro ocorre quando o servidor SMTP informado na configuração está incorreto.

  • Para verificar qual é o seu endereço correto é necessário confirmar essa informação com o provedor de e-mails da sua agência.

    • Você também pode conferir a lista com os principais servidores clicando aqui.


“Erro ao conectar ao servidor: Cannot connect to SMTP server — Connect error 10061”

Esse erro ocorre quando a porta informada na configuração está incorreta.

  • Para ter certeza de qual é a porta ideal, confirme essa informação com o pessoal que gerência os e-mails da sua agência.

    • A porta padrão nessa configuração é a 587.


“You are sending too many emails… Slow down”

Isso significa que você atingiu o máximo de envio de e-mail que seu provedor de e-mail permite.

  • Para corrigir, você deve esperar o período estabelecido com o provedor ou verificar com eles a possibilidade de aumentar esse limite de envios.

Obs.: O Monde não tem um limite de envios próprio, ele segue o mesmo limite do seu provedor.


Como resolver erro “Falha ao enviar e-mail. Tentar enviá-lo novamente?”

Para descobrir a causa do erro acesse a aba LOG da tela de enviar e-mail

Mensagem no log relacionada a autenticação

  • Was not authenticated

  • Authentication failed

  • Authentication Required

Marque ou desmarque a caixa de seleção Requer Autenticação na configuração de e-mail do Monde e tente novamente.

Mensagem no log relacionada a SSL

  • Verifique se o servidor requer conexão segura (SSL)

Marque ou desmarque a caixa de seleção Requer conexão segura (SSL) na configuração de e-mail do Monde e tente novamente.

Mensagem no log relacionada a caixa de e-mails cheia

  • Mailbox full

Esse problema ocorre para quem utiliza o Outlook como provedor de e-mails. Para solucionar faça uma limpeza nas suas mensagens.

Mensagem no log “Connection closed gracefully”

  • Esse erro acontece por ser necessário criar uma senha específica para aplicativos terceiros no Outlook, por questões de segurança do provedor de e-mail.

    • Para isso, deve seguir o passo a passo disponibilizado neste link.

Respondeu à sua pergunta?