Passar para o conteúdo principal

Como funcionam os Anexos

Adicione anexos no Monde e facilite o seu dia a dia

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

No sistema é possível anexar arquivos como cópia do RG, CPF, um contrato referente à uma venda, entre outros arquivos importantes para a agência. Sendo um excelente recurso para otimizar o gerenciamento do volume de papéis que circula na sua agência.


O recurso de anexos está disponível nos cadastros:

O tamanho limite por arquivo é de 12MB, sem limite de quantidade de arquivos por cadastro.


Como adicionar um anexo

Há várias maneiras de fazer, basta escolher o que é mais fácil pra você entre as opções abaixo:

  • Seleção: na aba Anexos, clique em Anexar; Localize no computador o arquivo que você deseja, selecione-o e confirme;

  • Copiar: Clique no arquivo com o botão direito do mouse e clique em copiar; em seguida dentro da aba Anexos clique novamente com botão direito e em colar;

  • Captura: Utilize a Ferramenta de Captura do seu computador para capturar a tela que precisa, copie e cole em Anexos, ou salve e utilize a seleção;

  • Arrastar: Arraste os arquivos com o mouse para dentro da aba Anexos.

Veja o exemplo abaixo:

Dicas:

  • Ao selecionar o arquivo, pressionando a tecla Ctrl do teclado e clicando nos arquivos que deseja adicionar é possível selecionar vários arquivos para anexar de uma só vez;

  • Fixe o aplicativo de captura (print) na barra de tarefas do Windows para um acesso rápido. Basta pesquisar em seus programas como Ferramenta de Captura, e após abrir clicar com botão direito; em seguida clique em Fixar na barra de tarefas:


Como anexar arquivos grandes no sistema

Caso o seu arquivo seja maior que o tamanho limite, o Monde exibirá a mensagem:

Para conseguir anexar, você pode compactar para um tamanho menor utilizando ferramentas de edição. Veja alguns exemplos abaixo:

  • We Compress: Esse site compacta arquivos em formato PDF, PowerPoint, Word, Excel, JPEG, PNG e TIFF. Para usar, basta clicar no sinal de ( + ), escolher seu arquivo no computador e quando ele terminar, clicar em Transferir. Será feito o download e você poderá anexar no sistema;

  • Small PDF: Este é um editor de arquivos PDF. Além de diminuir o tamanho, ele também permite editar o arquivo como escrever, adicionar imagens, converter para outros formatos, etc. Para alterar o tamanho clique em Comprimir PDF, clique em Escolher arquivos para selecionar do computador e aguarde o carregamento. Em seguida, escolha o tipo básico e faça o download;

  • Os sites são gratuitos, porém algumas ferramentas podem ser pagas ou ter limites de uso diário, por isso fique atento antes de utilizar;

  • É importante lembrar, que alguns arquivos podem perder um pouco de sua qualidade ou resolução ao compactar;

  • Ambos os sites que indicamos funcionarão para Windows, MacOS, e outros sistemas operacionais, pois são online;

  • Se preferir, existem diversos outros sites e programas semelhantes disponíveis na internet que oferecem a mesma função. Basta pesquisar como "compactar arquivos" ou "comprimir arquivos". Um dos mais utilizados é o WinRAR.


Excluir um anexo

Para excluir um documento anexo no cadastro de pessoas, vendas ou contas a pagar e a receber realize o seguinte procedimento:

  • Na aba Anexos do cadastro, selecione o arquivo anexo que deseja excluir;

  • Clique em Excluir e confirme.

Dessa forma o Monde vai marcar o anexo como Excluído, que pode ser restaurado se necessário.

Caso você queira excluir definitivamente um anexo:

  • Marque a caixa Mostrar Excluídos;

  • Selecione o anexo excluído;

  • Clique no botão Excluir Definitivamente e Confirme.

Importante:

  • Caso ao tentar excluir um anexo, o sistema informe que não há permissão, o(a) administrador(a) do sistema deve fazer a liberação.

  • Veja o passo a passo no artigo de Permissões de Acesso.


Restaurar um anexo

Caso você precise restaurar um anexo que foi removido:

  • Marque a caixa Mostrar Excluídos;

  • Selecione o anexo desejado;

  • Clique no botão Restaurar e Confirme.

Atenção: Anexos excluídos definitivamente não podem ser restaurados.


Enviar anexo por e-mail

Você pode enviar os anexos através do e-mail configurado no seu Monde, para isso:

  • Selecione um ou mais anexos;

  • Clique na opção Enviar por E-mail

•Informe os campos necessários (Assunto, Destinatário) e clique em Enviar;


O que anexar em cada módulo

  • No cadastro de Pessoas você poderá anexar cópias do RG, CPF, passaporte, vistos e outros documentos que julgar importante;

  • No cadastro de Vendas você poderá anexar reservas de pacote, bilhete aéreo, seguro viagem, vouchers; cópia de documentos que julgar importante; mail de confirmações de reserva em PDF, etc.

  • No cadastro de Contas a Pagar ou a Receber você poderá anexar boletos pagos ou recebidos, recibos assinados, comprovantes de pagamentos, e demais documentos que julgar importante.

  • No cadastro de Tarefas você poderá anexar todos os orçamentos enviados para o seu cliente.

Alguns exemplos abaixo:

Anexos em Tarefas

  • Orçamento

Anexos no Pessoas

  • Passaporte

  • Visto (país XYZ)

  • RG

  • CPF

Anexos na Venda

  • Confirmação da reserva

  • Voucher do Seguro

  • Voucher do Fornecedor XY

  • Contrato Monde

  • Contrato fornecedor YXZ

  • Solicitação de cancelamento feito pelo cliente

Anexos em Conta a Pagar/Receber

  • Comprovante de pagamento


Dica: Quando você colocar o anexo dentro do sistema, é possível renomeá-lo, essa parte é muito importante para manter a clareza entre sua equipe, dessa forma não é necessário abrir cada anexo para saber sobre oque se refere.

Respondeu à sua pergunta?