Sempre que houver alguma alteração para viagens compradas na CVC, haverá um cancelamento dessa venda no Systur, mas o cancelamento da venda não acontecerá de forma automática no Monde e por isso é necessário que seja feito manualmente.
Para realizar o cancelamento:
Acesse o menu CVC > Extrato e, através dos filtros, localize a venda que precisa ser cancelada;
Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Cancelar.
Se necessário, é possível Excluir os itens da fatura fornecedor em aberto. Com essa opção selecionada, ao concluir o cancelamento, todos os saldos a pagar, ou a receber do fornecedor que ainda não foram gerados, serão excluídos.
Caso a opção de Manter o produto no cálculo da meta dos planos de comissão seja selecionada, esse produto mesmo cancelado irá constar na meta atual do vendedor.
O mais comum a acontecer é que esse cliente que cancelou fique com um crédito na CVC e o utilize numa próxima venda.
Dessa forma, quando existir uma nova compra desse mesmo contratante, o Monde irá importar um novo recibo, que constará no Systur com a forma de pagamento Ficha de Recadastro.
Geralmente, esse recibo é importado com valor de Lançamento e Abatimento iguais, resultando em uma venda com valor 0.
Caso haja alguma diferença de valores entre a primeira e a segunda venda, o recibo virá apenas com essa diferença e, nesse caso, será necessário lançar a forma de pagamento do cliente.
Dica: em alguns casos específicos, pode ser necessário que, mesmo cancelando a venda, o cliente final tenha que receber a Nota Fiscal (recomendamos que consulte sua contabilidade para confirmar). Se esse for o caso, é só gerá-la pelo "Gerar Notas Fiscais", ela estará na cor cinza, sinalizando que a venda relativa foi cancelada.