O Fechamento de Extrato é utilizado para conferir se todas as vendas foram importadas corretamente, se os saldos das vendas estão corretos e garantir que a conferência de recibos foi feita da forma correta. Com isso o sistema possibilita gerar a conta a pagar ou a receber do boleto/SP que a CVC matriz manda toda semana.
Para realizar o fechamento
Acesse o menu CVC > Fechamento de Extrato;
O período do último fechamento é preenchido automaticamente. Caso seja outro período, preencha o período que deseja fazer o fechamento;
Clique em Pesquisar;
Breve explicação da janela
Na parte superior, o sistema irá mostra o resumo das vendas agrupadas por dia, clique no dia desejado para ver sua vendas;
Na parte inferior, o sistema irá mostrar as vendas do dia selecionado;
Na coluna Saldo, são os valores de débito ou crédito em haver com a CVC.
As linhas possuem cores diferentes: cores preta são valores a receber e os valores na cor vermelha são a pagar;
O que são os ícones vermelhos e verdes nos recibos?
Na última coluna à direita, será mostrado um ícone, de acordo com o estado atual daquela movimentação:
Verde significa que o saldo da venda confere com o saldo informado no extrato.
Vermelho significa que o saldo da venda não confere com o saldo informado no extrato.
O que são as linhas pretas e vermelhas nos recibos?
Linhas pretas são recibos com comissão a receber. Casos onde o cliente paga tudo direto para a CVC Matriz e a loja fica com comissão a receber.
Linhas vermelhas são recibos a pagar. Casos onde o cliente faz um depósito franqueado para a loja, e a loja precisa repassar o restante da venda para CVC Matriz.
Como corrigir o recibo para o ícone ficar verde?
Para que o recibo de ícone vermelho se torne verde, é necessário conciliar a venda com o extrato da semana, para isso:
Acesse a venda com um duplo clique no recibo com o ícone vermelho;
Na parte de Forma de Pagamento, clique no botão Novo e insira a forma de pagamento realizada pelo cliente na venda;
Acesse a conta a receber dando um duplo clique na forma de pagamento desejada, contas em aberto estarão em negrito e com a data de movimentação em branco.
Na conta a receber que irá abrir, coloque no campo Liquidação a data que o cliente realizou o pagamento, em seguida confirme a conta bancária onde o valor entrou e clique no botão OK para finalizar o processo;
Ao voltar para a janela da venda, clique no botão Fechar localizado no canto inferior direito para realizar o fechamento dessa venda, ao final confirme todas as janelas clicando no botão OK;
Caso haja desconto, no terceiro passo, acesse o produto da venda com duplo clique e informe no campo Desconto ou se tiver uma sobra informe na Taxa de Serviço Destacada;
Após conferir todos os dias e todos os ícones ficarem verdes
Clique no botão Fechar que está do lado direito e o sistema irá gerar a conta a pagar ou a receber para a CVC Matriz a partir do fechamento do extrato.
Realizar cancelamento de recibo
O cancelamento de venda CVC não acontece automaticamente, por isso, após ter sido feita a conferência e o fechamento do Extrato semanal, é importante que seja realizado o cancelamento manual de todas as vendas do período que precisem dessa ação. Clique aqui para entender melhor o processo de cancelamento manual dos recibos.
Importante:
Os fechamentos devem ser realizados na ordem correta (semana a semana), a fim de evitar inconsistências no processo de fechamento, portanto o sistema sempre verifica se existem períodos anteriores em aberto e mostra uma mensagem de alerta caso encontre algum.
Confira se o valor do Fechamento do Extrato do Monde está correto com o valor do Systur, caso não esteja, verifique em qual dia há a diferença de valor.
Para realizar o fechamento de extrato, todas as vendas precisam estar fechadas e todos os ícones estarem verdes, ou o sistema não permitirá que o fechamento seja feito. Veja todas as possíveis inconsistências.
Como reabrir um extrato fechado?
É possível reabrir um extrato que já foi fechado, caso isso tenha sido feito de forma incorreta. Para isso:
Acesse a aba Contas a Pagar/Receber;
Através dos filtros pesquise e abra a conta a pagar ou a receber para a CVC;
Clique no botão Excluir no canto inferior esquerdo;
As vendas voltarão para CVC > Fechamento de Extrato.