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Fechamento de extrato CVC: entenda como funciona

Aprenda a conferir o pagamento ou recebimento semanal da CVC

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

O Fechamento de Extrato é utilizado para conferir se todas as vendas foram importadas corretamente, se os saldos das vendas estão corretos e garantir que a conferência de recibos foi feita da forma correta. Com isso o sistema possibilita gerar a conta a pagar ou a receber do boleto/SP que a CVC matriz manda toda semana.


Para realizar o fechamento

  1. Acesse o menu CVC > Fechamento de Extrato;

  2. O período do último fechamento é preenchido automaticamente. Caso seja outro período, preencha o período que deseja fazer o fechamento;

  3. Clique em Pesquisar;

Breve explicação da janela

  • Na parte superior, o sistema irá mostra o resumo das vendas agrupadas por dia, clique no dia desejado para ver sua vendas;

  • Na parte inferior, o sistema irá mostrar as vendas do dia selecionado;

  • Na coluna Saldo, são os valores de débito ou crédito em haver com a CVC.

  • As linhas possuem cores diferentes: cores preta são valores a receber e os valores na cor vermelha são a pagar;

O que são os ícones vermelhos e verdes nos recibos?

Na última coluna à direita, será mostrado um ícone, de acordo com o estado atual daquela movimentação:

  • Verde significa que o saldo da venda confere com o saldo informado no extrato.

  • Vermelho significa que o saldo da venda não confere com o saldo informado no extrato.

O que são as linhas pretas e vermelhas nos recibos?

  • Linhas pretas são recibos com comissão a receber. Casos onde o cliente paga tudo direto para a CVC Matriz e a loja fica com comissão a receber.

  • Linhas vermelhas são recibos a pagar. Casos onde o cliente faz um depósito franqueado para a loja, e a loja precisa repassar o restante da venda para CVC Matriz.


Como corrigir o recibo para o ícone ficar verde?

Para que o recibo de ícone vermelho se torne verde, é necessário conciliar a venda com o extrato da semana, para isso:

  1. Acesse a venda com um duplo clique no recibo com o ícone vermelho;

  2. Na parte de Forma de Pagamento, clique no botão Novo e insira a forma de pagamento realizada pelo cliente na venda;

  3. Acesse a conta a receber dando um duplo clique na forma de pagamento desejada, contas em aberto estarão em negrito e com a data de movimentação em branco.

  4. Na conta a receber que irá abrir, coloque no campo Liquidação a data que o cliente realizou o pagamento, em seguida confirme a conta bancária onde o valor entrou e clique no botão OK para finalizar o processo;

  5. Ao voltar para a janela da venda, clique no botão Fechar localizado no canto inferior direito para realizar o fechamento dessa venda, ao final confirme todas as janelas clicando no botão OK;

  • Caso haja desconto, no terceiro passo, acesse o produto da venda com duplo clique e informe no campo Desconto ou se tiver uma sobra informe na Taxa de Serviço Destacada;


Após conferir todos os dias e todos os ícones ficarem verdes

  • Clique no botão Fechar que está do lado direito e o sistema irá gerar a conta a pagar ou a receber para a CVC Matriz a partir do fechamento do extrato.


Realizar cancelamento de recibo

  • O cancelamento de venda CVC não acontece automaticamente, por isso, após ter sido feita a conferência e o fechamento do Extrato semanal, é importante que seja realizado o cancelamento manual de todas as vendas do período que precisem dessa ação. Clique aqui para entender melhor o processo de cancelamento manual dos recibos.

Importante:

  • Os fechamentos devem ser realizados na ordem correta (semana a semana), a fim de evitar inconsistências no processo de fechamento, portanto o sistema sempre verifica se existem períodos anteriores em aberto e mostra uma mensagem de alerta caso encontre algum.

  • Confira se o valor do Fechamento do Extrato do Monde está correto com o valor do Systur, caso não esteja, verifique em qual dia há a diferença de valor.

  • Para realizar o fechamento de extrato, todas as vendas precisam estar fechadas e todos os ícones estarem verdes, ou o sistema não permitirá que o fechamento seja feito. Veja todas as possíveis inconsistências.


Como reabrir um extrato fechado?

É possível reabrir um extrato que já foi fechado, caso isso tenha sido feito de forma incorreta. Para isso:

  • Acesse a aba Contas a Pagar/Receber;

  • Através dos filtros pesquise e abra a conta a pagar ou a receber para a CVC;

  • Clique no botão Excluir no canto inferior esquerdo;

  • As vendas voltarão para CVC > Fechamento de Extrato.

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