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Vendas: entenda como funciona

Neste artigo você irá aprender como cadastrar vendas

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Um dos primeiros passos para começar a usar o seu Monde são as vendas e seu controle dentro do sistema. Com elas, será possível utilizar todas as outras funções disponíveis e aumentar os ganhos cada vez mais.


Por que cadastrar suas vendas no Monde?

O cadastro de vendas, além de servir para registrar o que está sendo vendido pela agência, irá gerar as contas a receber dos seus clientes e também as faturas a pagar dos fornecedores, sendo o ponto inicial de todo o financeiro. As vendas também irão moldar os relatórios de gestão, para saber se há lucro no seu negócio, entre outras questões muito úteis.


Como cadastrar as vendas?

Para cadastrar as vendas, é só seguir os passos:

  • Vendas > Novo


Para adicionar o pagante, clique no campo Pagante, procure o nome da pessoa com 3 letras, e o Monde achará o cadastro. Se o pagante ainda não estiver cadastrado no sistema, você pode escrever o nome e ele dará a opção para cadastrar como pessoa física ou jurídica.

Você também pode clicar nas Reticências (...) ao lado do campo para criar sem interromper o processo.

Dica: Procure deixar o cadastro do cliente o mais completo possível. Isso ajudará se precisar entrar em contato, acompanhar a viagem e até mesmo agir com campanhas de marketing.

No canto superior direito, é possível verificar algumas informações:

  • Número: Sequencial automático gerado pelo Monde para identificar a venda;

  • Data: Data de emissão da venda, selecionada automaticamente de acordo com a data de lançamento. É possível trocar, caso deseje;

  • Empresa: Selecionada automaticamente de acordo com a empresa logada na aba de Ferramentas, para agências com mais de uma loja. É possível trocar, caso deseje;

  • Vendedor: Selecionado automaticamente se o usuário atual estiver Ativo como Vendedor. É possível trocar, caso deseje;

  • Período: Data de embarque e retorno da viagem;

  • Recibo: Informa se a impressão do recibo foi feita, ou não;

  • Situação: Aberta ou Fechada.

O próximo passo é o produto. Para adicionar, é só clicar no campo Novo e escolher entre as opções da lista.

No Monde, temos alguns produtos pré-cadastrados, alguns exemplos são:

  • Passagem Aérea

  • Diárias de Hospedagem

  • Aluguel de Carro

  • Seguro Viagem

  • Pacote Turístico

  • Transporte Terrestre

Além dos produtos que já estão no sistema, você pode ver como adicionar novos produtos e personalizá-los no nosso artigo: Cadastrar novos produtos.

Para saber com mais detalhes o que colocar em cada campo da venda, leia também: Entenda os campos de cadastro da venda.

Importante: Para agilizar o processo, você também pode utilizar as integrações com os fornecedores, assim ganhará tempo no seu dia a dia! Você pode consultar quais as disponíveis com o sistema clicando aqui.


Adicionando a forma de pagamento do seu cliente

Após lançar todos os produtos, é necessário informar como o cliente irá pagar. Para adicionar as formas de pagamento clique em Novo, na aba de Pagamentos.

Os pagamentos são divididos em dois grupos:

  • Pagamento para o Fornecedor: quando o cliente paga diretamente no fornecedor e o valor não passa pela agência.

  • Pagamento para a Agência: quando o cliente paga diretamente para a agência.

É possível selecionar mais de uma forma de pagamento na mesma venda, caso o cliente tenha pago de várias maneiras.

Veja o que cada forma de pagamento significa clicando aqui.

Dica: Você pode adicionar mais de um pagante nas formas de pagamento, mudando o nome da pessoa ao lançar e selecionando os produtos ou mudando seus valores. Dessa forma, poderá detalhar caso os passageiros precisarem dividir o pagamento da viagem.


Como distribuir valores entre produtos na venda

Na tela de cadastro da forma de pagamento de uma venda, os valores são automaticamente distribuídos entre os produtos com base no que foi informado durante o cadastro da venda. Esses valores representam o que o cliente final deve pagar à agência ou ao fornecedor, separados por produto:

Funcionalidades dessa tela:

  • Permite visualizar os valores distribuídos por produto, como Câmbio, Passagem Aérea, entre outros.

  • É possível informar o pagante, caso haja múltiplos pagantes na mesma venda.


Como funciona a distribuição de valores?

  • Cadastro inicial: Ao cadastrar a venda, você informa os valores correspondentes a cada produto. Esses valores são automaticamente vinculados aos produtos na tela de pagamento.

  • Tela de pagamentos: Ao acessar a opção "Novo", na aba Pagamentos da Venda, todos os produtos cadastrados e seus respectivos saldos são listados de forma clara. Isso permite uma visualização detalhada de quanto cada produto está relacionado ao pagamento.

  • Edição de valores: Caso seja necessário, você pode editar os valores diretamente na tela de forma de pagamento, no campo “Valor”. Isso é útil, por exemplo, se o cliente alterar: O valor total; o número de parcelas; qualquer outra informação antes de confirmar o pagamento.

Também é possível restaurar os pagamentos excluídos se precisar clicando em Mostrar Excluídos e depois em Restaurar.


Terminei a venda, e agora?

Após lançar todos os produtos, valores e pagamentos dos clientes, é preciso conferir essas informações para ter certeza que a venda está concluída. Se estiver, você pode fechar a venda, na opção Fechar no canto inferior da venda. Isso garante que não seja possível fazer outras alterações, o que deixa o processo mais seguro.

Você também pode fazer impressões para entregar ao seu cliente, clicando em Imprimir.

Explicamos a diferença entre as opções no nosso artigo Impressões de vendas.


Dica: A aba Anexos é muito útil para armazenar cópias de documentos dos clientes, como documento de identidade, CNH, passaporte, recibos, entre outros. Basta selecionar do computador, e o Monde guardará as informações pra você!

Sua venda está pronta! Agora o próximo passo é começar a conferir suas faturas com os fornecedores e começar a colocar em ordem o financeiro da sua agência.


Lançamentos avulsos vinculados à venda

Como lançar valores extras que não alterarão diretamente as Receitas/Despesas da sua venda, mas que estarão vinculadas a ela:

  • Na aba Financeiro da venda, clique em Novo e selecione uma das opções (conta a pagar ou conta a receber);

  • Informe os dados da sua conta, cadastrando-a conforme seus campos (veja mais sobre as Contas a pagar/receber clicando aqui).

Exemplo: uma agência fornece um brinde ao cliente em uma venda específica e deseja lançar quanto gastou com esse item.

Nesse exemplo, a agência poderia lançar o valor de pagamento ao fornecedor como um lançamento avulso em Novo > Conta a Pagar.


Ajuste de Tamanho das Seções de Produtos e Pagamentos na Venda

Ao visualizar ou editar uma venda no sistema, você pode ajustar o tamanho das seções de Produtos e Pagamentos para melhor visualização das informações.

Para isso, utilize o indicador de ajuste (representado pelo sinal de hachura, conforme a imagem abaixo):

Como ajustar o tamanho das seções?

  1. Posicione o cursor do mouse sobre o sinal de rachura entre as seções.

  2. Quando o cursor mudar para o ícone de ajuste (geralmente uma seta dupla ⬆⬇), clique e segure.

  3. Arraste para cima ou para baixo até encontrar o tamanho desejado.

  4. Solte o botão do mouse para aplicar o ajuste.

Essa funcionalidade permite personalizar a exibição das informações, facilitando a análise dos produtos cadastrados na venda e os pagamentos vinculados.


Clique aqui para ler os próximos artigos com detalhes sobre as faturas do fornecedor, valores a receber do seu cliente, despesas e receitas mensais, entre outros.

Fique atento, pois essa parte é muito importante para a conciliação financeira do seu Monde, assim auxiliando a sua agência a chegar no seu objetivo!

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