Passar para o conteúdo principal

Como configurar a integração com a Forma Turismo

Veja como habilitar a integração Forma Turismo

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Configurar integração

Para configurar a integração Forma Turismo é necessário solicitar a habilitação da integração no WM pelo usuário Platinium da agência através do seguinte procedimento:

  • Acesse o WM com o usuário Platinium;

  • Acesse a aba Comercial > Agentes;

  • Na aba Agentes acesse o menu Serviços;

  • Em Formulário localize a integração Monde e clique em Ativar;

  • Após clicar em ativar será gerada a Key e o Token necessários para habilitar a integração.

Com esses dados em mãos, siga os passos abaixo para habilitar no Monde:

  • Acesse a aba Cadastros, e clique em Integrações;

  • Em Novo, escolha a opção Forma Turismo. Caso não tenha o cadastro já realizado, crie um novo em “...”, selecionando a opção “Nova Pessoa Jurídica”.

  • Clique em OK;

  • Acesse o menu Cadastros > Pessoas;

  • Com a ajuda dos filtros localize e acesse com duplo clique o cadastro do usuário;

  • Na aba Usuário, em Integração no campo Adicionar, selecione a integração;

  • Preencha os dados de Key e o Token disponibilizados pelo fornecedor. Repita esse processo para todos os usuários que farão importação.

Em caso de dúvidas entre em contato com o nosso suporte para auxiliar na configuração da integração.


Informações da integração

Produtos importados

  • Pacote turístico

Observação: Quando o cliente paga diretamente para a agência, essa forma de pagamento não é enviada para importação, sendo necessário incluir manualmente.

Informações adicionais importadas

  • Cadastro de pessoa do pagante e passageiros da venda.


Resolução de problemas

  • Credencial não cadastrada

Significa que os dados do cadastro da integração (usuário e senha) no cadastro do usuário do Monde estão incorretos, sendo necessário atualizar o usuário e a senha da integração para este usuário no Monde com os dados obtidos em configurar integração.

  • Cabeçalho solicitado não encontrado

Significa que o Monde não conseguiu se conectar ao Webservice da Forma Turismo.

A falha na conexão do Monde com o webservice da Forma Turismo pode ocorrer por diversas causas que vão desde a falta de conexão com a internet a interrupções do Webservice para manutenção, desta forma recomendamos que seja realizado os seguintes procedimentos para análise e solução da falha na conexão:

  • Verificar se não há problemas com a conexão com a internet;

  • Verificar se não há um programa bloqueando o acesso a URL do Webservice como um Antivírus ou Proxy;

  • Verificar se a URL da integração está atualizada:

→ Acessando o menu Cadastros > Integrações;


→ Em Integrações clique em Pesquisar localize e acesse com duplo clique a integração;


→ Verifique se o campo URL Webservice está com este endereço: http://ws.formaturismo.com.br/PaxServices.asmx;


→ Se necessário atualize e confirme.

Verificar com o suporte da Forma Turismo através do e-mail leandro.dasler@formaturismo.com.br se o Webservice está em manutenção.

E se após realizar os procedimentos acima for exibida a mensagem de erro entre em contato com o nosso suporte.

Respondeu à sua pergunta?