Passar para o conteúdo principal

Erros Frequentes - Instalação e acesso ao sistema

Veja como resolver os problemas mais recorrentes na instalação, acesso e atualização do seu sistema.

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado há mais de 2 semanas

Alguns fatores podem fazer com que o seu Monde não seja atualizado ou instalado corretamente, exigindo algumas correções.

Abaixo você encontra uma lista dos principais erros e suas correções:


Erro: “Não foi possível conectar ao servidor”

Esse erro aparece quando o endereço do servidor está incorreto ou há algum bloqueio entre o Monde e o servidor em nuvem.

Siga os passos abaixo para identificar e corrigir a causa:

Diagnóstico inicial — o problema é geral ou pontual?

O erro acontece em todos os computadores da agência ou só em alguns?

Se for em todos os computadores, pode ser uma falha na rede de internet. Se for somente em alguns, realize os testes abaixo.

Endereço do servidor no Monde

Confirme se o endereço do servidor foi digitado corretamente no Monde (sem espaços, sem caracteres a mais).

Antivírus e Firewall

Antivírus

  • Desative temporariamente (5 minutos):

    • No Windows, clique direito no ícone do antivírus → Desativar/Controlar módulos.

  • Teste o Monde.

  • Reative o antivírus após o teste.

Firewall do Windows

  1. Acesse: Iniciar → Painel de Controle → Sistema e Segurança → Firewall do Windows → Permitir um aplicativo.

  2. Clique em Alterar configurações e marque Privada e Pública para o Monde.

  3. Se o Monde não estiver na lista:

    • Clique em Permitir outro aplicativo...

    • Navegue até a pasta de instalação do Monde; selecione MondeClient.exe; clique em Adicionar.

Se, mesmo após os passos acima, o erro continuar, entre em contato com o nosso suporte.


"Erro ao baixar Instalador"

Este erro pode indicar falha na conexão de rede. Confira os passos:

Verifique a conexão:

Certifique-se de que a internet está estável. Reinicie o roteador, se necessário.

Permita o Monde no Firewall do Windows:

  1. Acesse o menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um programa pelo firewall do Windows.

  2. Selecione Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows.

  3. Clique em Alterar Configurações, marque as caixas Privada e Pública para o Monde, e clique em OK.

Observação: Se o Monde não aparecer na lista:

  • Clique em Permitir outro aplicativo…;

  • Navegue até a pasta de instalação do Monde;

  • Selecione o arquivo MondeClient.exe e clique em Adicionar.


Desinstale o Monde, limpe a grid e reinstale novamente

  • No Iniciar do seu Windows, procure por Adicionar ou Remover programas, selecione o aplicativo Monde e desinstale. Se precisar de orientações detalhadas, clique aqui.

  • Após, limpe a grid do seu sistema. Saiba mais clicando aqui.

  • Depois, instale o Monde novamente clicando aqui.


"A instalação não existe e será cancelada" ou "O instalador só carrega e não abre"

Screenshot_1.png

Solução

  1. No Iniciar do seu Windows, procure por Adicionar ou Remover programas, selecione o aplicativo Monde e desinstale. Se precisar de orientações detalhadas, clique aqui.

  2. Após, limpe a grid do seu sistema. Saiba mais clicando aqui.

  3. Depois, instale o Monde novamente clicando aqui.

  4. Caso apareça a mensagem abaixo, clique em "Executar assim mesmo" para continuar.


"O instalador foi incapaz de fechar todos os aplicativos"


Certos aplicativos podem impedir a instalação ou atualização do Monde, como antivírus e aplicativos de Internet Banking, por exemplo.

Solução

  1. Clique com o botão direito na barra de tarefas e abra o Gerenciador de Tarefas.

  2. Vá até a aba Processos.

  3. Identifique o aplicativo que pode estar ocasionando o bloqueio do Monde e clique uma vez nele.

  4. Clique em Finalizar Processo.


"Você não possui acesso a nenhum módulo do sistema"

Possíveis causas:

  1. O usuário não tem permissão configurada.

    • Verifique em Funcionários > Permissões de Acesso.

  2. Credenciais antigas salvas na máquina:

    • Acesse o Gerenciador de Credenciais: Painel de Controle > Gerenciador de Credenciais > Credenciais do Windows.

    • Remova as credenciais associadas ao Monde.


Endereço do servidor incorreto

Se aparecer a mensagem ao tentar recuperar senha em “Esqueceu sua senha?” ou acessar o Monde Web:

  • Verifique o endereço do servidor e corrija. Consulte o endereço correto clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?