Passar para o conteúdo principal

Erros Frequentes - Instalação e acesso ao sistema

Veja como resolver os problemas mais recorrentes na instalação, acesso e atualização do seu sistema.

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Alguns fatores podem fazer com que o seu Monde não seja atualizado ou instalado corretamente, exigindo algumas correções.

Abaixo você encontra uma lista dos principais erros e suas correções.

Erros Frequentes: Instalação e Acesso ao Sistema


"Não foi possível conectar ao servidor"

Esse erro ocorre quando o endereço do servidor está incorreto ou há algum bloqueio entre a conexão do Monde e o servidor em nuvem.

Verifique se o endereço do servidor está correto:

  1. Descubra o endereço correto do seu servidor clicando aqui.

  2. Na tela de login e senha, clique com o botão direito no ícone do Monde e selecione a opção Configurar Servidor.


  3. Informe o endereço correto, clique em OK e tente fazer a conexão novamente.

Se o endereço estiver correto e apenas uma máquina apresentar o problema, é possível que algum programa ou as configurações do Windows estejam bloqueando a conexão do Monde com o servidor.


Permita o Monde no Firewall do Windows:

  1. Acesse o menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um programa pelo firewall do Windows.

  2. Selecione Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows.

  3. Clique em Alterar Configurações, marque as caixas Privada e Pública para o Monde, e clique em OK.


Observação: Se o Monde não aparecer na lista:

  • Clique em Permitir outro aplicativo…;

  • Navegue até a pasta de instalação do Monde;

  • Selecione o arquivo MondeClient.exe e clique em Adicionar.


Verifique seu antivírus:

Adicione o Monde à lista de exclusão/exceção do antivírus.

  • Para o antivírus McAfee, siga as orientações neste site.


Atualize os certificados:

O Monde utiliza certificados para garantir uma conexão segura. Certifique-se de que eles estão instalados:Baixe os certificados pelos links:
Certificado 00, Certificado 01, Certificado 02, Certificado 03, Aplicativo para atualizar Cadeia Raiz.

Como instalar os certificados:

  1. Execute o arquivo baixado e selecione Instalar Certificado.

  2. Clique em Avançar > Avançar > Concluir.

  3. O arquivo rootupd.exe apenas precisa ser executado.

  4. Após instalar todos os certificados, reinicie a máquina e tente novamente.

Caso o problema persista, entre em contato com o suporte.


"Erro ao baixar Instalador"

Este erro pode indicar falha na conexão de rede. Confira os passos:

Verifique a conexão:

Certifique-se de que a internet está estável. Reinicie o roteador, se necessário.

Permita o Monde no Firewall do Windows:

  1. Acesse o menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um programa pelo firewall do Windows.

  2. Selecione Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows.

  3. Clique em Alterar Configurações, marque as caixas Privada e Pública para o Monde, e clique em OK.

Observação: Se o Monde não aparecer na lista:

  • Clique em Permitir outro aplicativo…;

  • Navegue até a pasta de instalação do Monde;

  • Selecione o arquivo MondeClient.exe e clique em Adicionar.


Desinstale o Monde, limpe a grid e reinstale novamente:

  • No Iniciar do seu Windows, procure por Adicionar ou Remover programas, selecione o aplicativo Monde e desinstale. Se precisar de orientações detalhadas, clique aqui.

  • Após, limpe a grid do seu sistema. Saiba mais clicando aqui.

  • Depois, instale o Monde novamente clicando aqui.


"A instalação não existe e será cancelada" ou "O instalador só carrega e não abre"

Screenshot_1.png

Solução:

  1. No Iniciar do seu Windows, procure por Adicionar ou Remover programas, selecione o aplicativo Monde e desinstale. Se precisar de orientações detalhadas, clique aqui.

  2. Após, limpe a grid do seu sistema. Saiba mais clicando aqui.

  3. Depois, instale o Monde novamente clicando aqui.

  4. Caso apareça a mensagem abaixo, clique em "Executar assim mesmo" para continuar.


"O instalador foi incapaz de fechar todos os aplicativos"


Certos aplicativos podem impedir a instalação ou atualização do Monde, como antivírus e aplicativos de Internet Banking, por exemplo.

Solução:

  1. Clique com o botão direito na barra de tarefas e abra o Gerenciador de Tarefas.

  2. Vá até a aba Processos.

  3. Identifique o aplicativo que pode estar ocasionando o bloqueio do Monde e clique uma vez nele.

  4. Clique em Finalizar Processo.


"Você não possui acesso a nenhum módulo do sistema"


Possíveis causas:

  1. O usuário não tem permissão configurada.

    • Verifique em Funcionários > Permissões de Acesso.

  2. Credenciais antigas salvas na máquina:

    • Acesse o Gerenciador de Credenciais: Painel de Controle > Gerenciador de Credenciais > Credenciais do Windows.

    • Remova as credenciais associadas ao Monde.

Endereço do servidor incorreto


Se aparecer a mensagem ao tentar recuperar senha em “Esqueceu sua senha?” ou acessar o Monde Web:

  • Verifique o endereço do servidor e corrija. Consulte o endereço correto clicando aqui.

Respondeu à sua pergunta?