Alguns fatores podem fazer com que o seu Monde não seja atualizado ou instalado corretamente, exigindo algumas correções.
Abaixo você encontra uma lista dos principais erros e suas correções.
Erros Frequentes: Instalação e Acesso ao Sistema
"Não foi possível conectar ao servidor"
Esse erro ocorre quando o endereço do servidor está incorreto ou há algum bloqueio entre a conexão do Monde e o servidor em nuvem.
Verifique se o endereço do servidor está correto:
Descubra o endereço correto do seu servidor clicando aqui.
Na tela de login e senha, clique com o botão direito no ícone do Monde e selecione a opção Configurar Servidor.
Informe o endereço correto, clique em OK e tente fazer a conexão novamente.
Se o endereço estiver correto e apenas uma máquina apresentar o problema, é possível que algum programa ou as configurações do Windows estejam bloqueando a conexão do Monde com o servidor.
Permita o Monde no Firewall do Windows:
Acesse o menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um programa pelo firewall do Windows.
Selecione Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows.
Clique em Alterar Configurações, marque as caixas Privada e Pública para o Monde, e clique em OK.
Observação: Se o Monde não aparecer na lista:
Clique em Permitir outro aplicativo…;
Navegue até a pasta de instalação do Monde;
Selecione o arquivo MondeClient.exe e clique em Adicionar.
Verifique seu antivírus:
Adicione o Monde à lista de exclusão/exceção do antivírus.
Para o antivírus McAfee, siga as orientações neste site.
Atualize os certificados:
O Monde utiliza certificados para garantir uma conexão segura. Certifique-se de que eles estão instalados:Baixe os certificados pelos links:
Certificado 00, Certificado 01, Certificado 02, Certificado 03, Aplicativo para atualizar Cadeia Raiz.
Como instalar os certificados:
Execute o arquivo baixado e selecione Instalar Certificado.
Clique em Avançar > Avançar > Concluir.
O arquivo rootupd.exe apenas precisa ser executado.
Após instalar todos os certificados, reinicie a máquina e tente novamente.
Caso o problema persista, entre em contato com o suporte.
"Erro ao baixar Instalador"
Este erro pode indicar falha na conexão de rede. Confira os passos:
Verifique a conexão:
Certifique-se de que a internet está estável. Reinicie o roteador, se necessário.
Permita o Monde no Firewall do Windows:
Acesse o menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um programa pelo firewall do Windows.
Selecione Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows.
Clique em Alterar Configurações, marque as caixas Privada e Pública para o Monde, e clique em OK.
Observação: Se o Monde não aparecer na lista:
Clique em Permitir outro aplicativo…;
Navegue até a pasta de instalação do Monde;
Selecione o arquivo MondeClient.exe e clique em Adicionar.
Desinstale o Monde, limpe a grid e reinstale novamente:
"A instalação não existe e será cancelada" ou "O instalador só carrega e não abre"
Solução:
No Iniciar do seu Windows, procure por Adicionar ou Remover programas, selecione o aplicativo Monde e desinstale. Se precisar de orientações detalhadas, clique aqui.
Após, limpe a grid do seu sistema. Saiba mais clicando aqui.
Depois, instale o Monde novamente clicando aqui.
Caso apareça a mensagem abaixo, clique em "Executar assim mesmo" para continuar.
"O instalador foi incapaz de fechar todos os aplicativos"
Certos aplicativos podem impedir a instalação ou atualização do Monde, como antivírus e aplicativos de Internet Banking, por exemplo.
Solução:
Clique com o botão direito na barra de tarefas e abra o Gerenciador de Tarefas.
Vá até a aba Processos.
Identifique o aplicativo que pode estar ocasionando o bloqueio do Monde e clique uma vez nele.
Clique em Finalizar Processo.
"Você não possui acesso a nenhum módulo do sistema"
Possíveis causas:
O usuário não tem permissão configurada.
Verifique em Funcionários > Permissões de Acesso.
Credenciais antigas salvas na máquina:
Endereço do servidor incorreto
Se aparecer a mensagem ao tentar recuperar senha em “Esqueceu sua senha?” ou acessar o Monde Web:
Verifique o endereço do servidor e corrija. Consulte o endereço correto clicando aqui.