Passar para o conteúdo principal

O sistema desfaz personalização dos relatórios com frequência? Veja como corrigir

Neste artigo você aprenderá a corrigir o erro das colunas do Monde não ficando salvas a partir da configuração feita pelo usuário

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado há mais de 3 semanas

Em alguns casos, você pode perceber que o padrão de colunas dos relatórios no Monde é resetado automaticamente, seja diariamente ou sempre que o sistema é reiniciado.

Se isso acontecer no seu sistema, siga os passos abaixo para corrigir o problema.


Limpe a Grid

  1. Desinstale o Monde do seu computador.

  2. No Windows, digite %APPDATA%\MondeClient\Grids na barra de pesquisa e pressione Enter.

  3. Exclua todos os arquivos que estão nesta pasta, clicando em Ctrl + A e, após, em Delete.

  4. Reinstale o Monde normalmente.

  5. Abra o relatório desejado e reorganize as colunas manualmente, conforme o padrão que você deseja utilizar.

  6. Reinicie o sistema para testar se as configurações foram mantidas.


Libere o Monde no Firewall

  1. Abra a pesquisa do Windows (ícone de lupa ao lado do menu Iniciar).

  2. Digite “Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows” e selecione a opção correspondente.

  3. Na janela que abrir, clique em “Alterar configurações”.

  4. Em seguida, clique em “Permitir outro aplicativo...”.

  5. Na nova janela, clique em “Procurar” e selecione o Monde, que estará na área de trabalho.

  6. Confirme todas as etapas clicando em OK.


Depois desse processo, o Monde deve salvar corretamente o padrão de colunas que você configurou.

Se mesmo após esse procedimento o padrão de colunas continuar sendo resetado, entre em contato com nosso time de suporte.

Observação: O padrão deve ser alterado somente em casos de atualizações específicas que impactem diretamente os relatórios envolvidos.

Respondeu à sua pergunta?