Ao utilizar a emissão de Notas Fiscais no Monde, é possível que ocorram situações nas quais algumas mensagens de erro podem aparecer após o retorno de emissão, da prefeitura ao sistema.
Neste artigo, verifique possibilidades de soluções para os casos mais recorrentes de erros nessa função em específico. Os erros são:
Erro no Documento Estrangeiro (Costa Crociere)
Motivo
Ao emitir uma nota fiscal para a Costa Crociere, o sistema pode gerar erros referentes ao número de documento estrangeiro.
Geralmente, esse erro ocorre devido ao número de Identificação Fiscal (Estrangeiro).
Pode acontecer que o número de Identificação Fiscal no cadastro do tomador esteja incorreto ou não tenha sido configurado.
Soluções
Entre no cadastro do tomador (Costa Crociere) e verifique se a Identificação Fiscal (Estrangeiro) está correta.
Para saber essa informação, você pode acessar o site internacional da Costa Crociere, geralmente ela fica no rodapé do site.
Obs.: Sempre acesse o site para confirmar essa informação https://www.costacrociere.it/B2C/I/Pages/Default.aspx.
Lembrando que, para a cidade, será necessário cadastrar o país Itália, clicando nos “…“ ao lado da Cidade (País Itália | Cidade Genova).
Em casos dos demais erros referentes ao cadastro estrangeiro, verifique se a opção “Estrangeiro” está assinalada no cadastro do tomador e se as informações pessoais estão corretas.
“RPS já informado”
Motivo
Para essa Inscrição Municipal/CNPJ, já existe um RPS informado com o mesmo número, série e tipo.
Solução
Remova a numeração de RPS da nota, clicando com o botão direito do mouse em cima desta em “Financeiro > Notas Fiscais”, selecionando “Remover Numeração” e tente emitir novamente.
Caso não dê certo, é possível verificar o próximo RPS informado em seu Portal da Prefeitura e acrescentá-lo em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas > Configurar Notas Fiscais Eletrônicas”, no campo RPS e clicando em Salvar, logo após.
Exclua a nota fiscal do relatório de “Notas Fiscais” e gere-a novamente em “Gerar Notas Fiscais”, emitindo em seguida.
Se mesmo com a numeração removida e o RPS correto nas configurações o erro persistir, exclua suas Notas Fiscais e gere-as novamente em Gerar Notas Fiscais.
“Item da Lista de Serviço inexistente”
Motivo
O item da lista de serviço não está preenchido ou foi preenchido incorretamente.
Solução
Conferir, no site do Portal da Prefeitura, a lista de serviço, procurando o equivalente à agência de viagens. Também é possível identificá-lo em um PDF de nota fiscal emitida, caso tenha salvo no computador.
“Alíquota inválida”
Motivo
A alíquota informada é menor do que a alíquota vigente para esta competência.
Solução
Informe uma alíquota igual ou superior à alíquota mínima calculada. Para isso é necessário conferir com a contabilidade o valor correto e inseri-lo em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais” e também em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas > Configurar Notas Fiscais Eletrônicas”.
“Arquivo enviado fora do schema do arquivo XML de entrada”
Motivo
O arquivo foi enviado fora da estrutura de arquivo solicitada pela prefeitura em questão. Pode ser um atributo ou caractere inválido dentro do “Ferramentas > Cadastro da Agência'' ou a Inscrição Municipal não foi inserida no cadastro.
Solução
Verificar com a contabilidade se os tipos de caracteres de cada informação corresponde ao esperado (se a prefeitura aceita pontuações na inscrição municipal ou demais envios). Se o erro continuar, é necessário conferir se há ausência da inscrição municipal da agência, em “Ferramentas > Cadastro da Agência” e inseri-la, caso esteja em “branco”.
“Regime de tributação difere do registrado na Prefeitura”
Motivo
No Monde, o regime especial de tributação está incorreto e diferente do informado pelo Portal da Prefeitura.
Solução
Em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas > Configurar Notas Fiscais Eletrônicas”, conferir se o regime especial de tributação informado está correto e condizente com a Prefeitura (você pode confirmar com sua contabilidade).
“A opção pelo Simples Nacional não consta do cadastro do contribuinte”
Motivo
Nas configurações de notas fiscais no Monde, a opção de Simples Nacional, ou o regime especial de tributação, estão incorretos.
Solução
Em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas > Configurar Notas Fiscais Eletrônicas”, conferir se o Simples Nacional e o Regime Especial de Tributação estão corretos. O Simples Nacional requer um Regime Especial de MEI ou ME EPP.
”A empresa ainda não está habilitada para emissão de NFS-e em produção”
Motivo
Possivelmente, a agência não possui a permissão da prefeitura vigente para emitir notas fiscais via web service (sistemas terceiros).
Solução
É necessário entrar em contato com a prefeitura, via e-mail ou ligação (normalmente disponíveis no Portal da Prefeitura) e solicitar a liberação da emissão de nota fiscal pelo webservice para o CNPJ do contratante em questão.
“É necessário reter o ISS”
Ao emitir uma nota fiscal para Pessoa Jurídica, é possível que sua prefeitura exija a retenção do ISS para esse tomador.
Exemplo:
Solução:
Para informar ao sistema a retenção de ISS, IR, PIS, COFINS e/ou CSLL em uma Pessoa Jurídica, siga os passos:
Em Cadastros, selecione Pessoas;
Procure pelo cadastro desejado e clique em Pesquisar;
Clique duas vezes no cadastro e, na aba Dados Financeiros, selecione as opções desejadas:
Depois, basta clicar em OK.
“Consta numeração no arquivo enviado que já foi gravada no banco de dados”
Motivo
Para essa Inscrição Municipal/CNPJ, já existe um RPS informado com o mesmo número, série e tipo.
Solução
Verifique qual o último RPS informado em seu Portal da Prefeitura e acrescente o próximo em “Ferramentas > Configurações > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas > Configurar Notas Fiscais Eletrônicas”, no campo RPS. Depois clique em Salvar.
