Ao gerar uma Fatura Cliente, é muito comum que o cliente, especialmente no ramo corporativo, peça para incluir a informação de Centro de Custo nos itens.
Centro de Custo é uma separação interna que empresas utilizam para ratear despesas e/ou receitas por setor, filial, projetos e afins. Sendo assim, um cliente corporativo pode solicitar que suas faturas sejam separadas de acordo com centros específicos, para fazerem assim um controle interno das compras.
Veja abaixo como fazer esse tipo de emissão:
Após lançar a venda, insira a forma de pagamento Faturar, e no campo Centro de Custo insira a informação solicitada pelo seu cliente;
Repita esse processo com todas as vendas que precisam ser faturadas;
Acesse a aba Contas a Pagar/Receber e pesquise as faturas com os filtros Tipo: Faturas cliente e Situação: Aberto. Você também pode pesquisar pelo nome do cliente;
Acesse a fatura com duplo clique e depois vá até a aba de Itens;
Reúna todos os itens com Centro de Custo na mesma fatura, através do botão Adicionar itens a fatura;
Dica: Caso o cliente possua Centros de Custo fixos com vencimento já especificados, cadastre uma Regra de Faturamento por Centro de Custo. Dessa forma, não será necessário fazer o processo manualmente. Veja aqui o passo a passo.
Em seguida, clique na flechinha preta ao lado direito do botão Faturar Avulso e escolha a opção Selecionar Itens;
Selecione apenas os itens desejados e clique no botão Faturar Avulso;
Realize os ajustes necessários (Vencimento, Descrição, etc) e feche a fatura;
Feito isso, já é possível enviar ao cliente.
Você pode repetir esse procedimento até gerar as faturas de todos os Centros de Custo.
Dicas:
Utilize a opção Imprimir > Fatura > Fatura Personalizada para salvar a fatura apenas com os campos desejados.
É possível emitir um boleto para seu cliente e enviar juntamente com a fatura de forma simples e automatizada. Veja mais nos links abaixo.
O campo Centro de Custo Passageiro não é utilizado para faturar, porém pode servir para identificar os passageiros por setores e gerar relatórios em Lista de Passageiros.
É possível alterar o Centro de Custo diretamente na fatura, caso este não tenha sido preenchido no momento da venda. Para isso, localize a fatura em Contas a Pagar/Receber > acesse a aba de Itens > no campo Centro de Custo clique para digitar a informação. Caso a fatura esteja fechada, será preciso reabrir para editar.