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Como habilitar ou desabilitar a validação do cadastro de pagante

Esse artigo é sobre validar e configurar o cadastro de pagante.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

O que é validação de cadastro: é a obrigatoriedade de preencher campos pré-definido do sistema, ou seja, se não for preenchido o sistema não deixará avançar.

Por padrão a opção Validar cadastro do pagante vem desabilitada, permitindo que o cadastro da venda seja concluído mesmo que o usuário não preencha todos os campos do pagante da venda. Porém, essas informações são essenciais para manter contato com seus clientes.

Pensando nisso, agora é possível ativar a validação do pagante para que seja obrigatório que tais dados sejam preenchidos de forma mais completa por todos os usuários da agência.

Campos obrigatórios para prosseguir no cadastro da venda após a ativação:

Nome, Endereço, Número, Bairro, Cidade, CEP, Telefone, Nascimento (fundação), CPF e RG.

O caminho para habilitar ou desabilitar esse recurso:

  • Acesse menu Ferramentas > Configurações;

  • Na aba Vendas;

  • Marque para habilitar ou desmarque para desabilitar a opção Validar cadastro do pagante e confirme.


Atenção:

  • A validação do cadastro do pagante garante que o sistema tenha todas as informações necessárias do pagante para futuras emissões de notas fiscais, relatórios, cobranças e trabalhos de marketing.

  • Quando o pagante de uma venda for estrangeiro, o documento necessário no cadastro será o passaporte, ao invés de CPF e RG.

  • Para que o sistema entenda que seu pagante é estrangeiro, a cidade no cadastro do pagante deve ser fora do Brasil.

  • Caso a cidade ainda não esteja cadastrada, siga o procedimento para cadastrar Cidades.

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