Nos casos em que o cliente desiste ou remarca a viagem, podemos realizar o cancelamento do produto ou passageiro no sistema. Isso é importante para que:
Os relatórios não tenham faturamento e receitas de vendas canceladas.
O sistema possa calcular as metas e comissionamentos dos vendedores de uma forma real, ignorando os produtos cancelados.
Para realizar um cancelamento:
Acesse o menu Vendas e, através dos filtros, localize a venda com o produto que precisa ser cancelado;
Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Cancelar.
Cancelamento de Produto
Caso o produto tenha sido cancelado, marque a opção Cancelar Todos os Passageiros:
Se necessário é possível Excluir os itens da fatura fornecedor em aberto. Com essa opção selecionada, ao concluir o cancelamento, todos os saldos a pagar, ou a receber do fornecedor que ainda não foram liquidados, serão excluídos.
A remoção desse saldo em aberto implica na Receita calculada da venda.
Após marcar essa opção, também é possível informar um valor de Multa a pagar para o fornecedor.
Se necessário é possível Excluir o saldo pendente a receber do cliente. Com essa opção selecionada, ao concluir o cancelamento, todo o saldo a receber do cliente que ainda não foi vinculado a uma forma de pagamento, referente ao produto que está sendo cancelado, será excluído.
Atenção: Se todo o saldo foi lançado nos pagamentos, exclua as formas de pagamento das quais o cliente não irá mais pagar, para utilizar a opção dentro do cancelamento.
Caso a opção de Manter o produto no cálculo da meta dos planos de comissão seja selecionada, esse produto mesmo cancelado irá constar na meta atual do vendedor. Portanto utilize esta opção caso o produto mesmo cancelado deva ser somado na meta atual do vendedor ao fechar as comissões.
Cancelamento de Passageiro
Para cancelar somente um ou mais passageiros, marque a caixa Cancelado do passageiro que não vai mais embarcar e informe a Data de cancelamento.
Editar e Reverter cancelamento
Para produtos cancelados, existe a opção de Editar Cancelamento, onde você consegue alterar os passageiros cancelados, ou reverter o cancelamento do produto.
Para fazer isso, marque ou desmarque a caixa de Cancelamento do passageiro, ou da opção Cancelar Todos os Passageiros.
Reembolso: depois de realizar o cancelamento, muitas vezes é necessário lançar os reembolsos para o cliente, ou fornecedor.
Para aprender mais sobre reembolsos, acesse este artigo.
Importante: Caso o produto não tenha tido nenhuma movimentação, o processo correto é ele ser excluído, já que não teve impacto na venda. Dessa forma esses valores não aparecem na soma total de produtos.
Cancelamento de Passageiros Avulsos
Em alguns casos, o cancelamento não envolve toda a venda, mas apenas um ou mais passageiros específicos. Para cancelar passageiros de uma venda, siga os seguintes passos:
Marque a caixa "Cancelado" ao lado do(s) passageiro(s) que deseja cancelar.
Informe a Data de Cancelamento.
Importante:
O cancelamento de passageiros não atualiza automaticamente o valor correspondente nas faturas em aberto do fornecedor. Para ajustar esses valores corretamente, siga as instruções abaixo:
Ajuste do valor da fatura
Acesse a aba Financeiro da venda.
Localize a fatura correspondente e abra-a com um duplo clique.
Para faturas a pagar (ao fornecedor):
Insira uma categoria de entrada (preta), o que irá reduzir o valor a ser pago.
Para faturas a receber (do fornecedor):
Insira uma categoria de saída (vermelha), para reduzir o valor a ser recebido.
Observação:
A categoria inserida deve ser oposta à da fatura, pois isso permitirá subtrair corretamente o valor correspondente ao passageiro cancelado.
Criação de Categorias
Se ainda não tiver uma categoria criada para essa finalidade, siga o passo a passo:
Clique no botão “...” ao lado de Adicionar Categoria.
Selecione Novo e escolha entre Categoria Despesa ou Categoria Receita, dependendo do tipo de lançamento.
Marque a opção Repasse.
Exemplo:
Inserção da Categoria na Fatura
No campo Adicionar Categoria, selecione a categoria criada clicando duas vezes sobre ela e insira o valor referente ao passageiro cancelado:
Saiba mais sobre Categorias, consultando nosso artigo sobre o assunto: clique aqui.