Ao gerar e enviar remessas de boletos para emissão alguns erros podem ocorrer. Neste artigo temos listados os principais erros que podem ocorrer:
"Nosso Número" duplicado:
Caso no retorno do banco ele aponte erro de emissão por conta de "Nosso número duplicado" existem dois casos que podem estar ocorrendo:
A remessa foi enviada duas vezes ao banco. Nesse caso, a primeira remessa emitiu o boleto enviado e a segunda voltou com erro por conta da duplicidade. Verifique no banco se o boleto em questão está emitido, se estiver, basta ignorar esse retorno com erro.
Algum boleto foi emitido manualmente no banco e o nosso número foi utilizado. Nesse caso, é necessário verificar o nosso número do último boleto emitido no banco e alterar dentro do Monde em Cadastros > Contas e Cartões, acesse a conta que retornou o erro e mude o campo "Próximo boleto" para o próximo nosso número informado no banco.
"Tipo/número de inscrição" do pagador inválidos
Caso na hora da geração de remessa ou do retorno o erro "Tipo/número de inscrição do pagador inválidos" será necessário os seguintes passos:
1- Vá em Cadastros > Pessoas, entre no cadastro do pagante do boleto e confirme as informações CPF/RG ou CNPJ/Inscrição Estadual.
2- Depois de corrigido basta gerar novamente a remessa.
"A conta selecionada está inativa ou não está disponível para esta empresa"
Se, ao processar o arquivo de retorno, aparecer a mensagem de erro: “A conta selecionada está inativa ou não está disponível para esta empresa”, é necessário verificar dois pontos:
Se a conta corrente utilizada para emissão de boletos no sistema Monde não está marcada como ativa.
Solução: Ativar a conta corrente novamente.Se algum boleto presente no retorno foi emitido diretamente pelo sistema do banco, e não pelo Monde.
Solução: Abrir o arquivo de retorno, identificar qual título está fora do padrão, excluir a linha correspondente a esse título e processar o retorno novamente.