Erro: “Nosso Número” duplicado
Caso no retorno do banco ele aponte erro de emissão por conta de “Nosso número duplicado” existem dois casos que podem estar ocorrendo:
A remessa foi enviada duas vezes ao banco.
Nesse caso, a primeira remessa emitiu o boleto enviado e a segunda voltou com erro por conta da duplicidade. Verifique no banco se o boleto em questão está emitido, se estiver, basta ignorar esse retorno com erro.
Algum boleto foi emitido manualmente no banco e o nosso número foi utilizado.
Nesse caso, é necessário verificar o nosso número do último boleto emitido no banco e alterar dentro do Monde em Cadastros > Contas e Cartões, acesse a conta que retornou o erro e mude o campo “Próximo boleto” para o próximo nosso número informado no banco.
Erro: “Tipo/número de inscrição” do pagador inválidos
Caso na hora da geração de remessa ou do retorno o erro “Tipo/número de inscrição do pagador inválidos” será necessário os seguintes passos:
Vá em Cadastros > Pessoas, entre no cadastro do pagante do boleto e confirme as informações CPF/RG ou CNPJ/Inscrição Estadual.
Após corrigido, basta gerar novamente a remessa.
Erro: “A conta selecionada está inativa ou não está disponível para esta empresa”
Se, ao processar o arquivo de retorno, aparecer a mensagem de erro: “A conta selecionada está inativa ou não está disponível para esta empresa”, é necessário verificar dois pontos:
Se a conta-corrente utilizada para emissão de boletos no sistema Monde não está marcada como ativa.
Solução: Ativar a conta-corrente novamente, em Contas e Cartões.
Se algum boleto presente no retorno foi emitido diretamente pelo sistema do banco, e não pelo Monde.
Solução: Abrir o arquivo de retorno, identificar qual linha representa o pagante que já teve seu boleto emitido diretamente no banco, excluir a linha correspondente a esse pagante, salvar o arquivo e processar o retorno novamente.
⚠️ Atenção: Desmarque a opção de quebra automática de linha para remover essa configuração.

