O arquivo de retorno é disponibilizado pelos bancos via internet banking ou aplicativo.
Ele contém as informações de aceite e rejeição das remessas enviadas, e de liquidação dos boletos, possibilitando a baixa automática dos lançamentos.
Caso não tenha visto, veja nosso artigo sobre habilitar a emissão de boletos antes de continuar.
Para processar um arquivo de retorno disponibilizado pelo banco, siga os seguintes passos:
Acesse o menu Financeiro > Processar Retorno;
No campo Conta, selecione a conta que você deseja processar o arquivo de retorno;
Clique na opção Processar Arquivo, e selecione o arquivo de retorno salvo em seu computador.(Obs. Caso não saiba como conseguir o arquivo de retorno, entre em contato com o suporte de seu banco);
Serão exibidos os lançamentos e a situação de cada um dos boletos na tela
Situações e mensagens que o arquivo de retorno pode apresentar
<< Título não encontrado no sistema>> - Essa mensagem aparece quando o arquivo de retorno trás informações de algum boleto antigo que não consta no sistema, por exemplo, um boleto emitido diretamente pelo banco ou emitido antes de se ter o sistema Monde.
Entrada Confirmada - Significa que aquele título (anteriormente enviado na remessa) foi aceito pelo banco e agora você pode fazer o envio desse boleto para seu cliente.
Baixa - Essa ocorrência representa a exclusão de um boleto no sistema do banco, ela vem no arquivo de retorno para que o Monde possa realizar a exclusão desse boleto dentro do sistema também.
Liquidação - O banco envia essa informação no arquivo de retorno para informar quando um boleto foi pago no sistema deles, assim o Monde pode fazer a liquidação desse boleto também.
Entrada Rejeitada - Significa que aquele título (anteriormente enviado na remessa) foi rejeitado pelo banco por algum motivo, sendo que os principais motivos são: a falta de informação no cadastro do pagador, como CEP, CPF ou endereço e o número dele boleto já estar cadastrado no sistema do banco. Para esse segundo caso o ideal é verificar dentro do banco se já existe um boleto com esse número e se tiver, excluir o atual boleto e criar um novo.