Passar para o conteúdo principal

Como Processar Retorno

Nesse artigo explicaremos o que é um arquivo de retorno e como inseri-lo no Monde

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

O arquivo de retorno é disponibilizado pelos bancos via internet banking ou aplicativo.

Ele contém as informações de aceite e rejeição das remessas enviadas, e de liquidação dos boletos, possibilitando a baixa automática dos lançamentos.

Caso não tenha visto, veja nosso artigo sobre habilitar a emissão de boletos antes de continuar.

Para processar um arquivo de retorno disponibilizado pelo banco, siga os seguintes passos:

  • Acesse o menu Financeiro > Processar Retorno;

  • No campo Conta, selecione a conta que você deseja processar o arquivo de retorno;

  • Clique na opção Processar Arquivo, e selecione o arquivo de retorno salvo em seu computador.(Obs. Caso não saiba como conseguir o arquivo de retorno, entre em contato com o suporte de seu banco);

  • Serão exibidos os lançamentos e a situação de cada um dos boletos na tela


Situações e mensagens que o arquivo de retorno pode apresentar

  • << Título não encontrado no sistema>> - Essa mensagem aparece quando o arquivo de retorno trás informações de algum boleto antigo que não consta no sistema, por exemplo, um boleto emitido diretamente pelo banco ou emitido antes de se ter o sistema Monde.

  • Entrada Confirmada - Significa que aquele título (anteriormente enviado na remessa) foi aceito pelo banco e agora você pode fazer o envio desse boleto para seu cliente.

  • Baixa - Essa ocorrência representa a exclusão de um boleto no sistema do banco, ela vem no arquivo de retorno para que o Monde possa realizar a exclusão desse boleto dentro do sistema também.

  • Liquidação - O banco envia essa informação no arquivo de retorno para informar quando um boleto foi pago no sistema deles, assim o Monde pode fazer a liquidação desse boleto também.

  • Entrada Rejeitada - Significa que aquele título (anteriormente enviado na remessa) foi rejeitado pelo banco por algum motivo, sendo que os principais motivos são: a falta de informação no cadastro do pagador, como CEP, CPF ou endereço e o número dele boleto já estar cadastrado no sistema do banco. Para esse segundo caso o ideal é verificar dentro do banco se já existe um boleto com esse número e se tiver, excluir o atual boleto e criar um novo.

Respondeu à sua pergunta?