A emissão de boletos pelo Monde é realizada através de uma integração bancária juntamente com o banco que você utiliza.
Importante: atualmente, o Monde também oferece outra forma de emitir boletos, mais rápida e simples, que você pode conferir clicando aqui.
Como funciona essa ferramenta?
Antes de começar a utilizar, é necessário solicitar ao Gerente do seu banco a validação dessa homologação de cobrança. Dessa forma, após você ou o gerente nos enviar as informações da conta corrente, nós configuramos a conta, no seu Monde, de acordo com as especificações técnicas para não ocorrerem erros;
Depois de tudo configurado, os lançamentos começam a ser feitos na conta e é gerado um arquivo de remessa pelo Monde, que é enviado ao banco através do bankline ou internet banking;
O banco devolve um arquivo de retorno após 24 horas, que é processado dentro do Monde com o boleto já registrado.
Não se preocupe, pois temos artigos detalhando cada passo, que você pode conferir abaixo:
Iniciando a homologação
Para habilitar a emissão de boleto no Monde são necessárias as informações abaixo, que você pode consegui-las com o gerente do seu banco:
Titular da conta corrente;
Nome e número do banco;
Número da agência com dígito;
Número da conta corrente;
Número, nome e modalidade (com ou sem registro) da carteira de cobrança;
Espécie do documento (Duplicata de Serviço, Duplicata Mercantil ou outro tipo de documento de cobrança);
Código do Cedente ("Código de Convênio" no Banco do Brasil e "Acessório Escritural" no Bradesco);
Posto (Somente Sicredi e Sicoob):
Código de transmissão (Somente para Santander e Unicred);
Variação da carteira, se houver;
Layout do Arquivo de Remessa e Retorno.
Assim que estiver com todas estas informações em mãos, envie para suporte@monde.com.br solicitando o processo de homologação.
Segue abaixo uma tabela com todos os bancos e carteiras disponíveis para o processo de emissão de boleto pelo Monde.
Importante: A Monde não fará integração para emissão de boletos com novos bancos, além desses inclusos na lista. Caso seu banco não esteja incluso, verifique a emissão de boletos via PJBank.
Banco | Carteiras | Retorno/Remessa |
001 - Banco do Brasil | 17, 18 | CNAB240 |
033 - Santander | 101, 102 | CNAB400 |
085 - AILOS | 1 | CNAB240 |
104 - Caixa Econômica | RG, SR | CNAB240 |
237 - Bradesco | 02, 09 | CNAB400 |
341 - Itaú | 109, 157 | CNAB400 |
748 - Sicredi | 1, 3 | CNAB240 |
756 - Sicoob | 1, 17 | CNAB240 |
Embora algumas das carteiras presentes nessa lista sejam para emissão sem registro, muito em breve elas pararão de ser utilizadas pelos bancos devido à nova norma de emissão de boletos com registro, definida pela Febraban no comunicado 014/2015.
Importante:
Ao alterar dados da conta (agência, banco, conta...), é necessário fazer um novo cadastro e nova homologação.
Não mantenha 2 cadastros de conta corrente com configurações iguais. Caso seja necessário a alteração de informações da conta (apenas no Monde), entre em contato com nosso time de suporte para te auxiliar.