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O que e quais são as Situações de Cobrança

Entenda nesse artigo quais são as situações de cobrança que um boleto pode retornar e o que cada uma significa.

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Escrito por Helena Murara
Atualizado há mais de uma semana

Todo boleto tem uma Situação de cobrança, é possível consultar ela por dentro da Conta a Receber, na aba Boleto, ou pela coluna Situação Cobrança em Contas a pagar/receber. Conhecer cada uma delas pode ajudar a entender algumas coisas, como:

  • A remessa desse boleto já foi gerada?

  • Porque está aparecendo um boleto que eu já registrei na tela de gerar remessa novamente?

  • Porque não consigo imprimir um boleto?


Situações antes de processar retorno:

Sem Registro: Quando a conta a receber não tem nenhuma conta bancária inserida na aba Boleto, sendo assim, nesse estágio ela nem pode ser considerado um boleto, apenas uma conta a receber.

Registro Pendente: O boleto vai para situação Registro Pendente no momento que a conta a receber possui uma conta bancária definida para geração de boleto. Nesse momento os lançamentos aparecem na tela de Gerar Remessa.

Aguardando Retorno: Significa que a remessa dos boletos com essa situação já foi gerada, portanto estão Aguardando Retorno do banco.


Situações ao processar retorno:

Registrado: Após o banco aceitar os boletos, ao processar o retorno os títulos mudam a situação para Registrado. O Monde só consegue mudar a situação da conta para "Registrado" se antes do processamento de retorno o boleto estiver como "Aguardando Retorno", que indica que o cliente gerou a remessa desses boletos.

Rejeitado: Caso o boleto tenha informações inválidas, o banco rejeita o título e a situação no Monde vai para Rejeitado. Quando o título assume essa situação, o boleto fica disponível novamente em Gerar Remessa, para que o usuário possa corrigir e enviar novamente.

Liquidado: Quando o cliente final paga o boleto, o banco retorna os dados da liquidação (caso tenha juros, o valor a receber a maior também vem no retorno), o sistema liquida a conta a receber e muda o status do boleto para Liquidado.

Baixado: Caso o boleto seja cancelado diretamente no banco ou por envio de remessa, ele retorna com o status "Baixado".


Situações de alteração do título (somente após o lançamento ser registrado):

Alteração pendente: Quando é necessário alterar o vencimento ou valor de um boleto registrado no sistema, o Monde gera uma instrução de alteração para que o banco atualize essa informação no bankline também. Alterando uma dessas informações, o título volta aparecer na tela de gerar remessa, com a situação Alteração Pendente.

Baixa Pendente: Se a conta for liquidada manualmente com o boleto já registrado o sistema vai entender que o valor da conta foi recebido de uma outra forma. Portanto o Monde gera uma instrução de solicitação de baixa, para que o boleto seja baixado no banco.

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