Passar para o conteúdo principal

Configurações: entenda as funções de cada aba

Tudo sobre a aba Configurações no Monde

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

Para acessar o menu de configurações do Monde acesse o menu Ferramentas > Configurações.

Veja abaixo as funções de cada aba:


Contas a Pagar/Receber

  • Em Conta previsão padrão você pode definir uma das suas contas cadastradas como padrão para preencher automaticamente o campo Conta Previsão, nos lançamentos de Contas a Pagar/Receber e Formas de Pagamento da venda que não possuem uma conta padrão configurada.

  • Em Categorias padrão é possível alterar as categorias de receita e despesa das contas a Pagar/Receber.

Importante: A categoria informada no campo Taxa do cartão de crédito/débito é utilizada para realizar o controle de recebimento de cartão de crédito. Caso você já tenha uma outra categoria para esse controle, você pode unificá-las no menu de categorias.

  • Em Conta PJBank, é feita a configuração para emissão de boletos via PJBank. Veja mais sobre clicando aqui.

  • Em Bloqueios é possível definir limitar os valores de desconto e acréscimos inseridos em contas a receber e também limitações de dias para a inserção e edição das datas de vencimento e movimentação. Veja mais aqui.


E-mail Geral

  • A aba E-mail (Geral) contém as configurações necessárias para o envio de e-mail pelo sistema e é utilizada quando a agência utiliza somente um endereço de e-mail para todos os usuários do sistema.

Para mais informações sobre o e-mail geral acesse: E-mail Geral.


E-mail

  • Na aba E-mail contém as configurações necessárias para o envio de e-mail pelo sistema e é utilizada quando a agência utiliza um endereço de e-mail por usuário do sistema.

Para mais informações sobre o e-mail acesse: E-mail.


Geral

A aba Geral é utilizada para habilitar ou desabilitar:

  • A visualização do Resumo geral;

  • A exibição da mensagem de confirmação para fechar o sistema;

  • A inclusão de todos os registros detalhe na exportação de relatórios;

  • O envio automático de relatórios de erros para a Monde Sistemas;

  • As configurações de campos personalizados.

Para mais informações sobre o resumo geral acesse: Resumo geral.


Fatura Fornecedor

  • Em Categorias padrão é possível alterar as categorias de receita e despesa da Fatura fornecedor.

Para mais informações sobre categorias acesse: Categorias.


Notificações

  • Na aba Notificações é possível desabilitar a opção de receber e-mail de tarefas vencidas e do resumo semanal. Clique em Configurar recebimentos de e-mails.

  • Na janela que irá abrir no seu navegador selecione se prefere receber notificações de tarefas vencidas e o seu resumo semanal via e-mail.


Fatura Cliente

  • Em Instruções Fatura é possível inserir instruções para serem impressas na fatura.

  • Em Instruções Nota de Débito é possível inserir instruções para serem impressas nota de débito.

Para mais informações sobre a fatura cliente acesse: Fatura cliente.


Recebimento

  • Em Categorias é possível alterar as categorias de receita e despesa de entrada de vendas e reembolso.


Vendas

  • Validar cadastro do pagante: Habilita ou desabilita a validação dos dados do cadastro do pagante na venda. Para mais informações acesse: Validação do cadastro do pagante;

  • Conta padrão dinheiro: Conta caixa ou bancária que será adicionada como Conta Previsão, nos lançamentos da forma de pagamento Dinheiro;

  • Conta padrão cheque: Conta caixa ou bancária que será adicionada como Conta Previsão, nos lançamentos da forma de pagamento Cheque;

  • Liquidar automaticamente: Marque essa opção para que os lançamentos de Dinheiro ou Cheque sejam liquidados automaticamente na conta padrão definida;


Recebimento via cartão direto na agência

  • Conta padrão cartão crédito/débito: Conta bancária que será adicionada como Conta Previsão, nos lançamentos da forma de pagamento Cartão de Crédito/Débito;

  • Dias para recebimento do cartão de crédito: Dias previstos para recebimento da primeira parcela do cartão. O primeiro vencimento da forma de pagamento Cartão de Crédito/Débito passa a ser calculado como: a quantidade de dias informada nesse campo + data da venda

  • Taxa quando recebido via crédito: Taxa padrão cobrada pela operadora da maquineta de cartão da agência para crédito

  • Taxa quando recebido via débito: Taxa padrão cobrada pela operadora da maquineta de cartão da agência para débito


Informe um título para um campo adicional para ativá-lo no produto da venda

  • Use essa opção para renomear os 3 campos adicionais disponíveis para as vendas.


Texto das Impressões

  • Alterar Contrato do Recibo: Permite editar as condições gerais que são impressas no Recibo com Contrato.

  • Alterar Texto da Autorização de Débito: Permite editar as condições gerais que são impressas na Autorização de Débito.


Exportação Cartão Passagem

  • Nessa aba é possível realizar a Configuração da exportação do cartão passagem EBTA.

Veja mais informações em Exportação Cartão Passagem.


CVC


Metas

  • A aba Metas possui informações para a configuração de metas do Plano de Comissão.

Para mais informações acesse: Plano de Comissão.


Comissão

  • Na aba Comissão é possível alterar as categorias padrão de receita e despesa de comissões.


Notas Fiscais

  • A aba Notas Fiscais possui informações para a configuração da emissão de notas pelo sistema.

Para mais informações acesse: Notas Fiscais

Respondeu à sua pergunta?