Para utilizar as funções exclusivas das lojas CVC, como importação e fechamento de extratos, siga os passos abaixo.
1. Solicitar credenciais ao Service Desk CVC:
Acesse o sistema do Service Desk CVC e abra um chamado, solicitando o acesso ao FTP, bem como a geração dos arquivos de extrato para importação.
2. Habilitar recursos para lojas CVC no Monde:
Acesse o menu Ferramentas > Configurações;
Clique na aba CVC;
Marque a opção Ativar recursos para lojas CVC;
Se sua agência for master franqueada, marque também a opção Ativar recursos para master franqueado.
Observação
Na tela, é possível observar a opção de “modo passivo”, utilizada na hora de se conectar com o servidor da CVC para trocar arquivos via FTP (que é um protocolo para envio e recebimento de arquivos entre sistemas).
Quando o modo passivo está ativado, é o Monde (seu sistema) que inicia a conexão com o servidor da CVC.
Se essa opção estiver desativada, o contrário acontece: é a CVC que tenta iniciar a conexão com o seu sistema.
Em muitos casos, o computador ou a rede de internet têm firewall — um sistema de segurança que bloqueia conexões externas.
Ou seja, se o servidor da CVC tentar iniciar a comunicação, o firewall pode bloquear. Já com o modo passivo ativado, quem “inicia a conversa” é o Monde, e isso evita o bloqueio.
3. Configurar credenciais de importação no Monde:
Após receber os dados solicitados no Service Desk, vá ao menu Ferramentas > Configurações > CVC;
Em Configurar FTP, nos campos Usuário e Senha, informe os dados de acesso fornecidos;
Confirme clicando em OK.
4. Importar extratos de vendas:
Com a configuração realizada, vá em CVC > Importação de Extratos;
Clique em Importar para iniciar a importação dos extratos de vendas da CVC para o Monde.
Observação
É possível importar notas fiscais do FTP marcando a opção Importar notas fiscais do FTP e informando o prefixo dos arquivos de nota. No entanto, essa importação não é obrigatória, pois as notas podem ser geradas diretamente através do processo de Gerar Notas Fiscais no Monde.
Essas funções podem ser configuradas apenas pelo(s) Admnistrador(es) da agência.
Se sua conexão com a CVC não estiver funcionando, verifique neste artigo os passos para correção.