Para cadastrar uma venda de cruzeiro usaremos passos bem parecidos de uma venda comum, que você pode ver no nosso artigo sobre cadastrar venda.
O primeiro passo então, será ir até o menu Cadastros > Vendas > Novo;
Ao abrir a tela de nova venda, coloque o nome do Pagante e no campo Novo em Produtos selecione Cruzeiro;
Após isso, iremos preencher os campos dentro do produto, sendo:
Fornecedor: A linha que fornece o cruzeiro;
Representante: Empresa que intermediou a compra, se houver;
Booking: Numeração da reserva;
Embarque e Retorno: Datas de embarque e retorno do cliente, sendo possível também informar os horários;
Destino do cruzeiro;
Acomodação: Tipo de acomodação contratada pelo cliente;
Nº Cabine;
Tipo Cabine;
Categoria Cabine: Podendo ser letras ou sequência de números, dependendo do fornecedor do cruzeiro;
Regime contratado pelo cliente;
Navio onde ele estará embarcando.
Dica: caso o navio não esteja na lista, você pode cadastrá-lo para prosseguir com a sua venda. Veja como fazer o processo clicando aqui.
Depois de preencher, basta clicar em Adicionar Passageiro para cadastrar na venda todos os passageiros do cruzeiro. Abrirá uma janela para os valores e taxas referentes ao passageiro.
Para entender melhor sobre todos os campos e saber onde cadastrar os valores de cada taxa do cruzeiro, leia nosso artigo: Entenda os campos do cadastro da venda
Dicas:
Você pode usar a aba Anexos para ter fácil acesso a todos os documentos da venda.
Lembre-se sempre de usar as integrações com fornecedores para agilizar o cadastro das suas vendas e ganhar tempo!
Inserir formas de pagamento
Depois de realizar o cadastro da venda, precisamos informar para o sistema como sua venda foi paga:
Na aba Detalhes da venda clique no menu Pagamentos;
Selecione a forma que o cliente pagou a venda e informe os produtos e valores;
Caso tenha alguma dúvida em qual forma de pagamento utilizar, veja esse artigo com a explicação sobre cada uma delas;
Impressões de venda
Depois de lançar a venda e as formas de pagamento, também é possível fazer as impressões de venda, para gerar documentos para os clientes ou até para controle interno a fim de ajudar o financeiro.
E depois disso?
Depois de seguir os passos desse artigo, é necessário conferir todos os valores e realizar o fechamento da venda por segurança. O próximo passo será liquidar o recebimento dos clientes e acompanhar as faturas do fornecedor. Tudo isso você confere na nossa sessão sobre Financeiro.