Passar para o conteúdo principal

Como configurar a integração com a Mobility

Como configurar as integrações da Mobility

Helena Murara avatar
Escrito por Helena Murara
Atualizado essa semana

No Monde, é possível cadastrar 2 versões dessa mesma integração.

Veja abaixo as diferenças para saber qual delas utilizar.

Ao solicitar as credenciais de integração com a Mobility, você pode questionar qual integração com o Monde deve ser utilizada pela sua agência, ou entrar em contato com nosso suporte.


Mobility

Obtém as vendas diretamente do backoffice da Mobility, após a vendas serem finalizadas e prontas para faturamento no fim do período.

Para configurar a integração:

  • Ter os dados de login (usuário e senha) específicos para a integração, fornecidos pela Mobility.

  • Com estes dados em mãos, acesse a aba Cadastros, e clique em Integrações;

  • Em Novo, escolha a opção Mobility. Caso não tenha o cadastro já realizado, crie um novo em “...”, selecionando a opção “Nova Pessoa Jurídica”.

  • Em Usuário e Senha, informe as credenciais da agência disponibilizadas pelo fornecedor;

  • Clique em OK

Agora seu Monde está pronto para importar as vendas!


Mobility via Wooba API Sales

Obtém as vendas no portal da Mobility, antes de serem finalizadas para faturamento. Somente com dados da venda, sem comissionamentos e incentivos que são gerenciados pelo Backoffice da Mobility.

Para configurar a integração:

  • Envie um e-mail para comercial@mobility.com.br solicitando:

    • Usuário e senha de integração com o Monde;

    • Solicite que o usuário e senha seja criado para a API Sales, para ser utilizada pelo desenvolvedor Monde Sistemas;

    • É preciso também solicitar para configurar a opção Inibir Restrição de IP = Sim

  • Com estes dados em mãos, acesse a aba Cadastros, e clique em Integrações;

  • Em Novo, escolha a opção Wooba Api Sales;

  • Em Descrição, insira "Mobility";

  • Em Pessoa que será vinculada... pesquise e selecione o cadastro da Mobility;

  • Em Usuário e Senha, informe as credenciais da agência disponibilizadas pelo fornecedor;

  • Em URL Webservice insira https://b2b.mobility.com.br

  • Clique em OK

Agora seu Monde está pronto para importar as vendas!


Importação de vendas

Na integração via Wooba API Sales é possível importar utilizando o número do documento (reserva, localizador e/ou voucher), ou pela data da venda. Caso use o número do documento, digite exatamente da mesma forma que o fornecedor disponibiliza. Exemplo: se possui letras maiúsculas, digite conforme está no portal do fornecedor.


Informações da integração

Produtos importados

  • Aluguel de carro

Observações:

  • Em nosso sistema de importação de vendas, alguns fornecedores não enviam o identificador necessário para associar automaticamente o cadastro da Pessoa Jurídica (o fornecedor) à venda. Nesses casos, é necessário cadastrar o fornecedor manualmente. Veja como proceder:

  1. Após importar a venda, localize o campo Fornecedor e clique nos três pontos (...) à direita.

  2. Selecione a opção Novo Fornecedor.

  3. Insira as informações do fornecedor e clique em OK para salvar o cadastro.

O mesmo processo pode ser aplicado para o cadastro de Representantes, caso necessário.

É importante destacar que, em vendas futuras, as vendas serão vinculadas ao fornecedor já cadastrado.

Além disso, esse fornecedor específico não envia os identificadores de Pagante e de Passageiros na importação. Isso significa que o sistema não vinculará automaticamente os passageiros ao produto, mesmo que eles já tenham sido cadastrados em Pessoas.

Portanto, será necessário vincular manualmente os dados dos pagantes e passageiros em vendas futuras.

O sistema só fará a vinculação automática quando o identificador for incluído no processo.

  • Quando o cliente paga diretamente para a agência, essa forma de pagamento não é enviada para importação, sendo necessário incluir manualmente.


Resolução de problemas

  • O login informado não foi encontrado

Significa que os dados de login (usuário e senha) no cadastro da integração no Monde estão incorretos, sendo necessário atualizar as credenciais.

  • O login e a senha não correspondem

Significa que a informação do Usuário provavelmente está certa no cadastro da integração no Monde, porém a senha está incorreta, sendo necessário também atualizar as credenciais.

  • Token do desenvolvedor inválido

Significa que usuário e senha não foi criado para a API Sales, para ser utilizada pelo desenvolvedor Monde Sistemas, sendo necessário cobrar que o fornecedor reveja essa configuração.

  • Credencial inválida

Significa que os dados de login (usuário e senha) no cadastro do usuário do Monde estão incorretos. Nesse caso, é necessário atualizar o login da integração.

Também pode se referir à falta de “Permissão de Acesso à API”. Em ambos os casos, o contato deve ser feito com o fornecedor para solicitação da correção.

  • Erro ao importar: “Credential not released for this IP access

Esse erro ocorre quando o fornecedor não concede permissão de acesso à API, conforme solicitado na configuração da integração.

Solicite ao fornecedor que libere o acesso à API para o desenvolvedor Monde Sistemas.


E se após realizar os procedimentos acima for exibida a mensagem de erro entre em contato com o nosso suporte.

Respondeu à sua pergunta?