Importante: essa emissão não é permitida em todas as prefeituras e pode resultar em penalidades fiscais se realizada incorretamente. Se tiver dúvidas sobre o procedimento correto, consulte o seu contador.
Às vezes, ao emitir Notas Fiscais, é preciso fazer isso sem identificar um tomador específico. Isso geralmente acontece quando os clientes e/ou fornecedores do produto pedem à agência para não colocar seus nomes nas notas fiscais. No entanto, mesmo nesses casos, a agência precisa emitir as notas para pagar os impostos.
Para emitir uma Nota Fiscal dessa forma, siga os passos:
Acesse a aba Financeiro > Notas Fiscais e clique em Novo;
Selecione a opção Preencher Manualmente;
Informe o CPF da Pessoa como 99999999999 ou 00000000000 e o Nome/Razão Social como Consumidor Ausente (confirmar CPF e Nome com a contabilidade);
Para adicionar uma Descrição, clique em + conforme captura de tela abaixo (caso não saiba qual a melhor descrição, confirme com o seu contador).
Observação
Caso não possua um endereço específico, é possível informar um endereço fictício, como o da própria prestadora de serviços. Nessa situação, utilize o endereço da prestadora e informe um número de endereço genérico (por exemplo, “0”).
Prossiga com os passos para emitir a Nota Fiscal.
