Existem 3 principais formas de se analisar as receitas e descontos gerados nas vendas. Você pode utilizar um desses relatórios:

  • Vendas por Vendedor: indicado quando eu quero saber por vendedor qual foi o total de receita ou descontos gerados, entre outros indicadores.
  • Vendas por Produto: indicado quando eu quero saber o total de receita e desconto por produto, fornecedor, destinos, entre vários outros filtros.
  • Demonstrativo de Resultado: indicado quando eu quero saber a receita e o descontos dos últimos meses ou realizar um acompanhamento mensal dos indicadores.

Importante: caso os relatórios não apareçam para você, peça para o administrador do sistema liberar as permissões de acesso.

Vendas por Vendedor

Acesse menu superior Vendas > Vendas por Vendedor

Para fazer a análise desse relatório, insira o período que desejar junto de quais empresas você quer analisar os vendedores (para o caso de várias agências no mesmo banco de dados) e escolha se você fará a pesquisa em cima de todas as vendas ou apenas das vendas abertas/fechadas. Após tudo definido, clique no botão Pesquisar.

Além disso, ao adicionar ou retirar colunas, é possível ajustar esse relatório para que ele se encaixe nos padrões da sua empresa. Para isso siga os passos conforme mostrado no link a seguir: Personalizar Relatório

Vendas por Produto

Acesse o menu superior Vendas > Vendas por Vendedor

Como esse é um dos relatórios de vendas mais completos do sistema, existem vários campos de pesquisa que podem ser utilizados para a análise desejada, então é necessário ficar atento na hora de selecionar os filtros para não ter confusões.

Para efetuar a análise, os principais campos que precisam ser definidos são: Período, Data de, Situação Venda e Produto. Após defini-los e aplicar todos os demais filtros desejados, basta clicar no botão Pesquisar.

Também é possível inserir/retirar campos nesse relatório, além de somar ou inserir a média dos valores daquela coluna, para isso personalize o relatório conforme ensinado no link a seguir: Personalizar Relatório.

Demonstrativo de Resultado

Acesse o menu superior Financeiro > Demonstrativo de Resultado

O demonstrativo de resultado é o relatório que mostrará a contração de receita e concessão de descontos no período desejado, mas para analisá-lo é preciso que todas as vendas estejam fechadas.

Vale ressaltar que esse relatório mostra os dados usando a data de lançamento da venda, não do seu fechamento ou pagamento ao fornecedor, então fique bem atento ao período inserido na hora de puxar o relatório.

Também é possível fazer um acompanhamento mensal de uma ou várias empresas ao mesmo tempo nesse relatório. Clique aqui e veja como personaliza-lo para habilitar várias empresas.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de avaliá-lo abaixo.

Encontrou sua resposta?