O que mudou? 

Neste artigo estão listadas as principais alterações da nova versão. Caso queira mais detalhes, documentamos todas as modificações entre a versão 18.5 e a versão 18.8 no nosso artigo de novidades.

No vídeo a seguir, temos uma breve apresentação da tela de vendas na versão 18.8.

Formas de pagamento da venda

As formas de pagamento da venda foram reformuladas e agora o que aparece na venda é o que realmente consta no financeiro. Também não há mais necessidade de gerar o lançamento ou acessar a aba financeiro para visualizar a conta a receber. Sendo assim o fluxo da venda foi simplificado, não precisando mais de várias etapas, mas para isso o comportamento de algumas formas de pagamento foi alterado:

  • As formas de pagamento na venda foram separadas em 2 categorias: Pagamento para o Fornecedor e Pagamento para a Agência.
  • Dinheiro, Cheque e Cartão de Crédito/Débito agora geram uma conta a receber já liquidada na conta configurada ao serem adicionadas na venda.
  • Depósito em Conta preenche automaticamente no recibo as informações da conta corrente, que agora precisa ser informada na hora do lançamento, junto a previsão de depósito.
  • Boleto Fornecedor, utilize a forma de pagamento Outros em Pagamento para o Fornecedor e selecione a opção Boleto. 
  • Quando um cheque for enviado ao fornecedor utilize a forma de pagamento Cheque na categoria Pagamento para o Fornecedor. Esta forma de pagamento irá liquidar o saldo com o fornecedor e não irá gerar uma conta a receber.
  • Documento de Crédito Próprio foi renomeado para Crédito na Agência.
  • A forma de pagamento Não Recebido/Débitos e erros foi removida do sistema. Todos os registros que foram feitos antes da atualização vão continuar com essa forma de pagamento.
  • Para Cortesia temos duas situações:

Em casos de desconto, erros, ou o valor precisa ser descontado da meta do vendedor, é necessário colocar o valor como um Desconto na Venda.

Caso tenha sido um custo que a agência vai bancar, um brinde para o cliente, o correto é lançar a forma de pagamento Crédito na Agência  e descrever a cortesia no campo Documento.

Para saber todos os detalhes das formas de pagamento acesse: Formas de Pagamento da Venda.

Atualizar vendas que estavam abertas antes da atualização

Na versão anterior era necessário adicionar a forma de pagamento e depois gerar o lançamento ou enviar ao fornecedor, na nova versão, ao adicionar o pagamento já é gerado o lançamento, não sendo necessária a etapa de Gerar Lançamento.

Após a atualização, os pagamentos que não tem o lançamento gerado ou que não foram marcados como enviado ao fornecedor, continuarão dentro da venda e poderão ser migrados para a nova estrutura.

Para gerar um lançamento de uma forma de pagamento de vendas abertas da versão anterior:

  • Selecione o pagamento que deseja gerar o lançamento dentro da venda;
  • Clique na opção Gerar Lançamento:
  • No caso de Cartão de Crédito, será exibida uma tela para a inclusão do pagamento já com os dados preenchidos;
  • Confira os dados e confirme.

Cheques

Caso o pagamento seja do tipo Cheque, serão exibidas duas opções ao selecionar o mesmo:

Ao clicar em Enviado ao Fornecedor o sistema irá marcar o pagamento como Cheque para o fornecedor.

Você também pode dar um duplo clique no pagamento selecionado, o sistema irá exibir as opções para migrar o pagamento:

Cartão de Crédito Próprio

Após a atualização, os pagamentos do tipo cartão de crédito próprio com o lançamento gerado, serão mantidos na nova estrutura na mesma situação.

Ao fazer liquidação do lançamento financeiro, o sistema irá preencher os dados da movimentação automaticamente com as informações do cartão de crédito, caso tenham sido informadas.

Vale ressaltar que estes pagamentos também serão exibidos nas consultas de Vendas por Cartão de Crédito e Vendas por Forma de Pagamento com as informações da estrutura antiga para facilitar a conferência do recebimento pela operadora.

Após a liquidação do lançamento, os dados do cartão também passam a aparecer na consulta de Movimentações.

Cancelamento de produtos e reembolsos devem ser feitos com a venda aberta

Agora não existem mais restrições para reabrir a venda, portanto ao fechar a venda o sistema irá bloquear alterações de valores, cancelamento de produtos e inclusão de reembolsos.

Para cancelar um produto, fazer alterações ou adicionar reembolsos é necessário reabrir a venda. Saiba mais em Reembolsos.

Isso é necessário pois agora o sistema valida se o saldo dos produtos bate com o total de pagamentos recebidos, então se seu cliente alterou uma viagem, por exemplo reduzindo uma diária, ao reabrir a venda, editar a quantidade de diárias e os valores o sistema irá calcular o saldo e ativar automaticamente a opção de reembolso ao cliente para reembolsar a diferença.

Perguntas Frequentes

É possível que as formas de pagamento não liquidem a conta a receber automaticamente?

Não é possível, pois os dados do recebimento ficam na movimentação (número do cheque, número do cartão, etc) e se o pagamento está cadastrado no Monde, significa que a Agência recebeu, portanto a conta deve estar liquidada.

Caso sua agência queira separar o caixa dos vendedores do caixa do financeiro, pode ser criada uma conta caixa para liquidar automaticamente e depois basta o financeiro alterar a conta clicando com o botão direito sobre a forma de pagamento na venda, e alterando a conta:

Onde ficou o botão de fechar venda?

O botão de Fechar Venda agora fica no rodapé da janela, em todas as abas da venda, não somente na aba Financeiro como antes.

É necessário cadastrar um cartão na forma de pagamento Cartão de Crédito/Débito?

Não é necessário cadastrar um cartão, mas é necessário ao menos informar os 4 últimos dígitos e a operadora do cartão, para que facilite a conferência para o Financeiro quando o valor do cartão for liquidado na conta.

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