Cancelamento

No Monde é possível cancelar produtos e passageiros, nos casos em que o cliente desiste ou remarca a viagem. Isso é importante para que:

  • Os relatórios de vendas não tenha faturamento ou receitas canceladas.
  • As metas e comissionamentos dos vendedores sejam reais e o sistema possa calcular.

O processo de cancelamento pode ser feito apenas em vendas abertas.

Para realizar um cancelamento:

  • Acesse o menu Vendas e através dos filtros localize a venda com o produto que precisa ser cancelado.
  • Acesse a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelar.

Cancelamento de Produto (Total)

Para cancelar todo o produto, marque a opção Cancelar Todos os Passageiros na tela de cancelamento, se esse cancelamento gerou algum reembolso, informe os valores nos campos de Reembolso ao Cliente e Reembolso do Fornecedor.

Caso a opção de manter o produto no cálculo da meta seja selecionada, este produto mesmo cancelado irá constar na meta atual do vendedor. Portanto utilize esta opção caso o produto mesmo cancelado deva ser somado na meta atual do vendedor ao fechar as comissões.

Cancelamento de Passageiro

Para cancelar somente um ou mais passageiros, marque a caixa Cancelado do passageiro não vai mais embarcar, se houve algum reembolso, informe nos campos de Reembolso ao Cliente e Reembolso do Fornecedor.

Editar e Reverter cancelamento

Para produtos com cancelamentos, existe a opção de Editar Cancelamento, onde você consegue alterar os dados de reembolso, ou reverter o cancelamento, desmarcando a caixa de Cancelamento do passageiro, ou da opção Cancelar Todos os Passageiros.

Observação

Na coluna de Reembolso do Fornecedor, utilize o sinal de menos ( - ) antes de digitar o valor, se a agência deve pagar esse valor de reembolso para o fornecedor.

Reembolso

Depois de adicionar os valores de reembolso durante o cancelamento, o sistema ira calcular um saldo com os valores informados, para gerar esses reembolsos temos algumas situações:

Reembolso Cliente

No caso do reembolso para clientes, esse valor aparece na tela de Detalhes da venda.

Para gerar o reembolso, clique na opção Adicionar Reembolso.

Na janela de Reembolso, se houver mais de um produto cancelado na venda, você pode selecionar os itens que vão ser reembolsados nessa conta. Também é possível alterar a coluna Valor, caso seja um reembolso parcial.

Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.

Selecione a forma de pagamento Faturar e esse saldo irá aparecer na tela de Gerar Fatura Cliente, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outras produtos.

Selecionando a opção Gerar Conta a Pagar, o sistema vai gerar uma Conta a Pagar em aberto com o valor do reembolso.

Reembolso Fornecedor

O valor informado no cancelamento gera um saldo na aba Financeiro da venda, esse saldo pode ser gerado pela venda, ou adicionado em uma fatura com outros itens, pela tela de Gerar Fatura Fornecedor.

Observação

O valor de reembolso afeta diretamente a Receita da venda, ou seja, um reembolso pode causar lucro ou prejuízo,  dependendo da situação.

A receita é calculada da seguinte forma: 

Receita: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + ) - ( Desconto + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Comissão Intermediário + Over Intermediário) + (Reembolso Cliente - Reembolso Fornecedor).

Relatório de Reembolsos

Para consultar todos os reembolsos lançados, utilize o Relatório de Reembolsos.

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