As regras de faturamento são utilizadas para que o sistema calcule automaticamente a data de vencimento para os saldos com fornecedores e representantes da fatura fornecedor, e dos pagamentos da fatura cliente, ajudando você a saber o que tem a pagar e a receber e a não esquecer de nenhuma data.

Dados necessários para cadastrar uma regra de faturamento

Para cadastrar uma regra de faturamento é necessário saber:

  • Para qual fornecedor, representante ou cliente será configurada a regra

  • Para quais produtos e destinos se aplica

  • O período do fechamento da fatura

  • Qual data é utilizada no fechamento do período da fatura

  • O prazo para pagamento após o fechamento da fatura

  • E se os vencimentos aos sábados ou domingos serão faturados no próximo dia útil, no dia útil anterior ou não alteram a data do vencimento.

Importante

No caso de regras para faturas clientes, é possível cadastrar uma única regra para todos os clientes

Veja aqui alguns exemplos de regras de faturamento.

Cadastrar uma regra de faturamento

Para cadastrar uma nova regra de faturamento para o seu fornecedor no sistema:

  • Acesse o menu Cadastros > Regras de faturamento;

  • Clique em Novo e selecione Regras para fornecedor, Regras para representante ou Regras para cliente;

  • Informe o fornecedor ou cliente que você quer cadastrar a regra e clique em Novo;

  • Configure as especificações da regra:


Descrição

Esse campo é de texto livre. A informação inserida nele será adicionada automaticamente na descrição das faturas geradas com essa regra, facilitando a identificação.

Produto

Selecione Todos se a regra de faturamento se aplica a todos os produtos do fornecedor. Ou selecione o produto, se a regra é específica para um produto, sendo que esta regra irá sobrepor a regra de faturamento para todos os produtos do fornecedor (se houver).

Destino

Para a maioria dos produtos é possível selecionar o destino entre as opções: Todos, se a regra de faturamento se aplica a todos os destinos do produto, ou entre Nacional ou Internacional se a regra de faturamento se aplica somente a um destino específico, sendo que esta regra irá sobrepor a regra de faturamento para todos os destinos do produto (se houver).

Movimento

Essa configuração só está disponível para Regras de Fornecedores e Representantes.

Selecione Todos se a regra não tem diferenciação de vencimento para pagamentos ou recebimentos do fornecedor. Ou selecione o movimento desejado para aplicar uma regra específica quando o saldo do produto for a pagar ou a receber do fornecedor.

Confira neste artigo alguns exemplos de como essa configuração pode ser aplicada.

A regra específica para itens a pagar ou a receber leva em consideração o saldo do produto, não o valor total da fatura. Caso o seu fornecedor utilize o valor total da fatura para calcular um vencimento diferente, ou decidir se a fatura deve ser separada entre itens a pagar e a receber, é necessário que você entre em contato com seu fornecedor e solicite para que sempre ocorra o encontro de contas nessas situações.

Fechamento

No campo Período selecione o intervalo do fechamento. Depois de selecioná-lo, o sistema mostra uma breve descrição do período. Para entender melhor sobre os períodos do sistema, acesse este artigo.

No campo Por data de, selecione a data da venda que é utilizada para o fechamento do período, entre as datas de: Venda, Início (Check-in), Fim (Check-out).

Vencimento

Insira a quantidade de dias para o vencimento da fatura após o fechamento e informe o que ocorrerá com o vencimento se for sábado ou domingo, entre as opções: Não alterar vencimento, Faturar no próximo dia útil, Faturar no dia útil anterior.

Solicitante

Essa configuração só está disponível para Regras de Clientes.

Selecione Todos se a regra de faturamento se aplica a todos os produtos, independente do solicitante informado na venda. Ou selecione um solicitante específico, se a regra é específica para vendas cadastradas com esse solicitante.

Centro de Custo

Essa configuração só está disponível para Regras de Clientes.

Utilize esse campo para cadastrar uma regra específica para um centro de custo, que pode ser informado ao adicionar a forma de pagamento faturar na venda. Caso não seja necessário, mantenha o campo em branco. Esse campo é de texto livre.


  • Após configurar a regra aplicando os filtros necessários, confira e dê um OK para salvar.

Importante

  • Os vencimentos das vendas cadastradas antes da regra não serão alterados.

  • Se a data de vencimento ocorrer em feriado, a alteração da data deve ser realizada manualmente.

  • Durante o cadastro da regra é possível realizar a simulação da regra para verificar se o seu cadastro está correto, basta informar a data configurada no Simulador:

Recalcular vencimentos

A opção de Recalcular vencimentos permite reaplicar as regras para todas as faturas em aberto, para realocar os itens e ajustar as faturas com vencimentos errados.

Importante:

Após atualizar uma regra, ao dar OK na tela de cadastro, o sistema irá perguntar se estas alterações devem ser aplicadas nas faturas em aberto ou não.

Regras padrões

Ao lançar uma venda com produtos de um fornecedor/pagante que não possui regra de faturamento configurada, será aplicada a regra padrão do sistema, que pode ser conferida na aba Log da fatura gerada:

Para os fornecedores:

  • Ancoradouro (CNPJ: 58.451.394/0001-84).

  • Esferatur (CNPJ: 76.530.260/0001-30).

  • Flytour (CNPJ: 51.757.300/0008-27).

  • RexturAdvance (CNPJ: 21.585.845/0001-66).

  • Skyteam (CNPJ: 03007698000165).

A regra padrão aplicada vai ser diferente, pois já temos configurado internamente seus respectivos calendários IATA.


Importante

  • A regra padrão desses fornecedores é aplicada somente se o CNPJ estiver preenchido corretamente no cadastro do fornecedor.

  • Se a data de vencimento ocorrer em feriado, a alteração da data deve ser realizada manualmente.

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