As regras de faturamento são utilizadas para que o sistema calcule automaticamente a data de vencimento para os saldos com fornecedores e representantes da fatura fornecedor, e dos pagamentos da fatura cliente, ajudando você a saber o que tem a pagar e a receber e a não esquecer de nenhuma data.

Dados necessários para cadastrar uma regra de faturamento

Para cadastrar uma regra de faturamento é necessário saber:

  • Para qual fornecedor, representante ou cliente será configurada a regra;

  • No caso de regras para faturas clientes, é possível cadastrar uma única regra para todos os clientes

  • Para quais produtos e destinos se aplica;

  • O período do fechamento da fatura;

  • Qual data é utilizada no fechamento do período da fatura;

  • O prazo para pagamento após o fechamento da fatura;

  • E se os vencimentos aos sábados ou domingos serão faturados no próximo dia útil, no dia útil anterior ou não alteram a data do vencimento.

Veja aqui alguns exemplos de regras de faturamento.

Cadastrar uma regra de faturamento

Para cadastrar uma nova regra de faturamento para o seu fornecedor no sistema:

  • Acesse o menu Cadastros > Regras de faturamento;

  • Clique em Novo e selecione Regras para fornecedor, Regras para representante ou Regras para cliente;

  • Informe o fornecedor ou cliente que você quer cadastrar a regra e clique em Novo;

  • Configure as especificações da regra:


Produto

Selecione Todos se a regra de faturamento se aplica a todos os produtos do fornecedor. Ou selecione o produto, se a regra é específica para um produto, sendo que esta regra irá sobrepor a regra de faturamento para todos os produtos do fornecedor (se houver).

Destino

Para a maioria dos produtos é possível selecionar o destino entre as opções Todos, se a regra de faturamento se aplica a todos os destinos do produto, ou entre Nacional ou Internacional se a regra de faturamento se aplica somente a um destino específico, sendo que esta regra irá sobrepor a regra de faturamento para todos os destinos do produto (se houver).

Movimento

Selecione Todos se a regra não tem diferenciação de vencimento para pagamentos ou recebimentos do fornecedor. Ou selecione o movimento desejado para aplicar uma regra específica quando o saldo do produto for a pagar ou a receber do fornecedor.

Confira neste artigo alguns exemplos de como essa configuração pode ser aplicada.

Importante:


Essa configuração só está disponível para Regras de Fornecedores e Representantes.

A regra específica para itens a pagar ou a receber leva em consideração o saldo do produto, não o valor total da fatura. Caso o seu fornecedor utilize o valor total da fatura para calcular um vencimento diferente, ou decidir se a fatura deve ser separada entre itens a pagar e a receber, é necessário que você entre em contato com seu fornecedor e solicite para que sempre ocorra o encontro de contas nessas situações.

Fechamento

No campo Período selecione o intervalo do fechamento. Depois de selecioná-lo, o sistema mostra uma breve descrição do período. Para entender melhor sobre os períodos do sistema, acesse este artigo.

No campo Por data de, selecione a data da venda que é utilizada para o fechamento do período, entre as datas de: Venda, Início (Check-in), Fim (Check-out).

Vencimento

Insira a quantidade de dias para o vencimento da fatura após o fechamento e informe o que ocorrerá com o vencimento se for sábado ou domingo, entre as opções: Não alterar vencimento, Faturar no próximo dia útil, Faturar no dia útil anterior.


  • Após configurar a regra aplicando os filtros necessários, confira e dê um OK para salvar.

Importante

  • Os vencimentos das vendas cadastradas antes da regra não serão alterados.

  • Se a data de vencimento ocorrer em feriado, a alteração da data deve ser realizada manualmente.

  • Durante o cadastro da regra é possível realizar a simulação da regra para verificar se o seu cadastro está correto, basta informar a data configurada no Simulador:

Recalcular vencimentos

A opção de Recalcular vencimentos permite reaplicar as regras para todas as faturas em aberto, para realocar os itens e ajustar as faturas com vencimentos errados.

Importante:

Após atualizar uma regra, ao dar OK na tela de cadastro, o sistema irá perguntar se estas alterações devem ser aplicadas nas faturas em aberto ou não.

Regras padrões

Ao lançar uma venda com produtos de um fornecedor/pagante que não possui regra de faturamento configurada, será aplicada a regra padrão do sistema, que pode ser conferida na aba Log da fatura gerada:

Para os fornecedores:

  • Ancoradouro (CNPJ: 58.451.394/0001-84).

  • Esferatur (CNPJ: 76.530.260/0001-30).

  • Flytour (CNPJ: 51.757.300/0008-27).

  • RexturAdvance (CNPJ: 21.585.845/0001-66).

  • Skyteam (CNPJ: 03007698000165).

A regra padrão aplicada vai ser diferente, pois já temos configurado internamente seus respectivos calendários IATA.


Importante

  • A regra padrão desses fornecedores é aplicada somente se o CNPJ estiver preenchido corretamente no cadastro do fornecedor.

  • Se a data de vencimento ocorrer em feriado, a alteração da data deve ser realizada manualmente.

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