Nesse relatório é possível ver quais clientes trazem maior faturamento para a sua agência.
Para acessar o relatório de ranking de clientes:
- Acesse o menu Relatórios > Ranking de clientes;
- Informe o Período e se necessário utilize os filtros de pesquisa;
- Clique em Pesquisar, onde:
Inicialmente na coluna Posição é exibido o ranking de clientes ordenado por Faturamento. Para ordenar por Receitas basta clicar em cima da descrição da coluna.
O relatório utiliza os seguintes cálculos para para formar os valores de faturamento e receitas:
- Faturamento: (Produtos - Abatimentos) + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta;
- Receitas: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + Reembolso Fornecedor) - ( Desconto + Desconto Taxa DU + Desconto Taxa RAV + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Comissão Intermediário + Over Intermediário + Reembolso Cliente + Multa Fornecedor + Saldo Excluído);
- Produtos cancelados não são considerados.
Dica
- Utilize o filtro Tipo para pesquisar somente por pessoas Júridicas ou Físicas.
- Adicione colunas para personalizar seu relatório.
• A coluna Vendedor traz o vendedor que cadastrou a última venda para o cliente.
Na prática
Veja abaixo algumas situações práticas onde o ranking de clientes pode te ajudar.
Qual o melhor cliente do período?
Descobrir qual ou quais são os melhores clientes de um período (meses, anos...) nos da condições de premiá-los, fazer a agência continuar sendo lembrada e muitas vezes até com chance de uma dessas atitudes se espalhar pela internet.
No Monde: de maneira muito simples você terá essa lista em sua mão. Em Período, basta inserir as datas de inicio e fim da análise, depois clique em Pesquisar. Pronto! O relatório já está em mãos.
Dica: você pode ordenar essa lista por faturamento ou receita, basta clicar nas colunas correspondentes.
Qual ação tomar com isso em mãos: as ações são diversas neste caso, desde premiar um cliente e parabenizá-lo, até pedir indicações e tentar vender uma nova viagem com alguma promoção exclusiva. O mais importante é garantir que ele continue fiel.