Ao realizar o cadastro de vendas com a forma de pagamento Faturar, através das regras de faturamento configuradas, o sistema vai definir o vencimento dos itens e gerar as faturas de acordo com o período e vencimento definido na regra.

Observação

  • Caso o sistema não encontre nenhuma regra de faturamento configurada para o fornecedor do produto, será atribuída uma regra padrão do sistema, que você pode conferir neste artigo.

Veja na prática como funciona:

Localizar faturas

Para localizar suas faturas:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a pagar/receber;
  • Utilize o filtro Tipo como Faturas clientes e se necessário, outros filtros para ajudar na localização;
  • Depois de realizar a pesquisa, acesse a fatura com o duplo clique;
  • Na aba Itens, é onde vamos realizar a conferência.

Funcionalidades da fatura

Ver próxima fatura ou fatura anterior

Para navegar entre as faturas do mesmo cliente, sem ter que refazer a pesquisa em Contas a pagar/receber, clique no botão Fatura Anterior ou Próxima Fatura. Dessa forma o sistema vai abrir as outras faturas ativas deste cliente.

Adicionar itens à fatura

Clicando neste botão o sistema vai alterar a visualização da tela, mostrando na parte de cima todos os itens em aberto (que ainda não foram liquidados) deste cliente, e na parte de baixo, os itens da fatura atual.

Para adicionar um item à sua fatura, clique no botão da coluna Adicionar:

Para voltar a visualização geral da fatura, utilize o botão Voltar.

Mover itens entre as faturas

Através dos botões Mover item para a fatura anterior e Mover item para a próxima fatura, você consegue mover o item de uma fatura para outra, caso ele esteja no vencimento errado.

O sistema vai sempre obedecer a regra de faturamento para definir os vencimentos ao mover os itens entre as faturas.

Faturar avulso

Essa função é utilizada quando um ou mais itens desta fatura vão ser faturados separadamente, e não vão se juntar com mais nenhum item deste cliente.

Fechar e Reabrir Fatura

Após conferir todos os itens de uma fatura cliente, é preciso fechar a fatura, através do botão no rodapé do lançamento.

Após fechar a fatura é possível fazer todas as impressões disponíveis na fatura cliente.

Este processo também bloqueia as edições nos itens e valores da fatura.

Caso seja necessária fazer alguma alteração, é preciso utilizar o botão Reabrir Fatura.

Liquidar fatura cliente

Para liquidar uma fatura realize o mesmo procedimento para liquidar uma conta a pagar ou a receber - total ou parcial.

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