Neste artigo falamos sobre como cadastrar passagem aérea recebida com milhas, controle de estoque de milhas e venda de milhas

Cadastrar produto passagem aérea recebida com milhas

São três situações que podem ocorrer:

  1. Cliente compra a Passagem Aérea com as milhas dele e vai pagar taxa de embarque e Fee da agência a parte;
  2. Agência vende a Passagem Aérea e emite com as milhas que a própria agência comprou e pega o dinheiro do cliente para ela;
  3. Agência vende a Passagem Aérea e emite com as milhas de outra pessoa.

Em todos os casos, a venda deve ser cadastrada:

  • Inicie o cadastro de uma nova venda;
  • Quando inserir valores, deve apenas preencher o campo Taxas e Taxa de serviço oculta da agência;
  • Valor do produto não deve ser adicionado, pois foi descontado de milhas, os valores devem ser cadastrados da seguinte forma:
     
     Exemplo: Passagem Aérea
     Valor de Produto: R$ 0,00 Taxa de Embarque: R$ 80,00
     Outras Taxas: R$ 30,00
     Taxa DU: R$ 120,00
     Taxa de Serviço Oculta: R$ 200,00

Após cadastrar todas as informações do produto, você deve adicionar a forma de pagamento que o cliente pagou as Taxas e Taxa de Serviço Oculta: dinheiro, cheque, fatura, depósito em conta e etc.

Ao fechar essa venda, o saldo pendente a pagar ao fornecedor será somente das Taxas.

Caso seja a opção 3 (Agência vende a Passagem Aérea e emite com as milhas de outra pessoa) na aba Financeiro da venda cadastrada, você deve gerar o lançamento pagando a compra das milhas.

  • Para gerar o lançamento, basta clicar no botão Novo > Conta a Pagar.

Controle de estoque de milhas de clientes ou da agência

  • Acesse o menu: Ferramentas > Configurações > Geral > Configurar campos personalizados;
  • Em Pessoas crie dois novos campos adicionais;

  • Campo 1: Em Nome escreva Quantidade de Milhas. O Tipo pode ser Texto ou Numérico, e clique em Adicionar;
  • Campo 2: Em Nome escreva Expiração Milhas. Em Tipo selecione Data, e clique em Adicionar;
  • Você também pode escolher se os campos serão obrigatórios ao cadastrar o cliente;

Veja o exemplo abaixo:

Acesse o cadastro da empresa em Pessoas acesse a aba Campos Personalizados e no campo Quantidade de Milhas coloque o valor de pontos.

Sempre que for comprado ou vendido milhas é necessário acessar o cadastro dessa empresa e modificar o valor de pontos no campo Quantidade de Milhas.

Importante:

A função de Campos Personalizados não está disponível em todos os planos! Clique aqui para ler nosso artigo com mais detalhes ou contate nosso suporte para tirar suas dúvidas.

Venda de Milhas

  • Acesse o Menu Cadastro > Produto, e cadastrar um produto com o nome de Milhas, adicione sua agência como fornecedor.
  • Cadastre a venda e insira o valor de venda das milhas no campo  Taxa Serviço.
  • Após cadastrar os valores, insira a forma de pagamento que foi recebido essa venda de milhas.
  • No cadastro da Pessoa que comprou as milhas, modifique o valor de milhas no campo Quantidade de Milhas na aba Campos Personalizados. Conforme informado anteriormente, sempre que for comprado ou vendido milhas é necessário acessar o cadastro dessa pessoa e modificar o valor de pontos no campo Quantidade de Milhas.
Encontrou sua resposta?