Alguns pagamentos de clientes são feitos com cheque, porém, pode ocorrer de voltar devido ao banco ou outros fatores.

É essencial informar o Financeiro dentro do Monde sobre a devolução, pois, da mesma forma que demos a entrada deste cheque em nosso sistema, precisamos dar a saída.

Dessa forma, o extrato de conta do sistema ficará conciliado com o extrato bancário, e será possível manter o histórico de número do cheque.

Para fazer este procedimento, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o menu Cadastro > Venda;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Na aba Financeiro da venda, na opção Novo selecione Conta a Pagar. Dessa forma, o lançamento ficará vinculado a essa venda;
  • Devemos lançar uma conta a pagar com os dados do cliente, descrição, e com as datas de emissão, vencimento, liquidação e movimentação no dia que este cheque foi devolvido, ou seja, que aparece no seu extrato bancário. Você também pode informar o número do cheque;
  • Nas categorias de despesas, selecione Cheque Devolvido;

Após fazer esse procedimento, é necessário acordar com o cliente como o novo pagamento será feito.

Assim que essa informação estiver clara, basta lançar uma conta a receber para esse cliente, seguindo os mesmos passos anteriores:

  • Acesse o menu Cadastro > Venda;
  • Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
  • Na aba Financeiro da venda, na opção Novo selecione Conta a Receber;
  • Preencha com nome do cliente, descrição, e novo vencimento.
  • Nas categorias de receita selecione Recebimentos de Clientes;
  • Liquide o lançamento de acordo com a data e forma de pagamento que seu cliente efetuou.

Dica:

Quanto mais detalhes sobre o ocorrido estiverem nos campos de descrição e observação, melhor! Assim, ao consultar esse lançamento no futuro evitará confusões no financeiro.

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