Alguns pagamentos de clientes são feitos com cheque, porém, pode ocorrer de voltar devido ao banco ou outros fatores.
É essencial informar o Financeiro dentro do Monde sobre a devolução, pois, da mesma forma que demos a entrada deste cheque em nosso sistema, precisamos dar a saída.
Dessa forma, o extrato de conta do sistema ficará conciliado com o extrato bancário, e será possível manter o histórico de número do cheque.
Para fazer este procedimento, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o menu Cadastro > Venda;
- Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
- Na aba Financeiro da venda, na opção Novo selecione Conta a Pagar. Dessa forma, o lançamento ficará vinculado a essa venda;
- Devemos lançar uma conta a pagar com os dados do cliente, descrição, e com as datas de emissão, vencimento, liquidação e movimentação no dia que este cheque foi devolvido, ou seja, que aparece no seu extrato bancário. Você também pode informar o número do cheque;
- Nas categorias de despesas, selecione Cheque Devolvido;
Após fazer esse procedimento, é necessário acordar com o cliente como o novo pagamento será feito.
Assim que essa informação estiver clara, basta lançar uma conta a receber para esse cliente, seguindo os mesmos passos anteriores:
- Acesse o menu Cadastro > Venda;
- Através dos filtros de pesquisa localize e acesse com duplo clique a venda;
- Na aba Financeiro da venda, na opção Novo selecione Conta a Receber;
- Preencha com nome do cliente, descrição, e novo vencimento.
- Nas categorias de receita selecione Recebimentos de Clientes;
- Liquide o lançamento de acordo com a data e forma de pagamento que seu cliente efetuou.
Dica:
Quanto mais detalhes sobre o ocorrido estiverem nos campos de descrição e observação, melhor! Assim, ao consultar esse lançamento no futuro evitará confusões no financeiro.