Nesse relatório é possível analisar o montante de vendas de cada vendedor de acordo com o período informado. É muito utilizado para a conferência de comissões.
Para acessar o relatório de vendas por vendedor:
- Acesse o menu Relatórios > Vendas por vendedor;
- Informe o Período e clique em Pesquisar;
- O resultado será exibido nas Abas Dados, Gráfico - Pizza e Gráfico Colunas entre os vendedores com vendas cadastradas no período.
O relatório de vendas por vendedor utiliza as seguintes cálculos para formar os valores das colunas do relatório:
- Total Venda: (Produtos + Taxas + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada) - (Desconto + Abatimentos);
- Faturamento: (Produtos - Abatimentos) + Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta;
- Receitas: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço Destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + Reembolso Fornecedor) - ( Desconto + Desconto Taxa DU + Desconto Taxa RAV + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Comissão Intermediário + Over Intermediário + Reembolso Cliente + Multa Fornecedor + Saldo Excluído);
- Produtos cancelados não são considerados.
Dica
- É possível adicionar a exibição de campos como: Comissão, Over intermediário, Total Vendas (Quantidade de Vendas), para isso utilize a personalização da visualização dos dados dos relatórios.
Na prática
Veja abaixo algumas situações práticas onde o vendas por vendedor pode te ajudar.
Qual o melhor vendedor do período?
Acirrar a disputa entre os vendedores quase sempre é uma boa ideia, por isso é importante ter um relatório com o desempenho acumulado dos vendedores durante os períodos (meses, anos...) e descobrir quem foi o melhor, qual a diferença para o segundo e muitas vezes quem foi o pior. É muito simples ter essa informação através do Monde.
No Monde: basta inserir as datas de inicio e de fim do Período que seja analisar e escolher apenas Fechada (vendas fechadas) em Situação.
Pronto! Um relatório com o desempenho de seus vendedores está em sua mão.
Dica: Utilize as abas Gráfico - Pizza e Gráfico - Colunas para ter maior clareza das informações.
Qual ação tomar com isso em mãos: você pode premiar um ótimo vendedor e ainda conversar em particular com o último colocado. Entender as diferenças de valores e porque elas aconteceram. As vezes apenas divulgação do gráfico e o prêmio mais simples pode despertar uma motivação extra na equipe toda.