No Monde existem dois tipos de categorias:
- Categorias em tarefas
- Categorias em financeiro
Para ler mais sobre as categorias das tarefas e entender como cadastrá-las clique aqui.
Neste artigo falaremos mais detalhadamente das categorias dos lançamentos financeiros, ou seja, o plano de contas do sistema.
Categorias
O sistema possui um plano de contas por categorias divididos em grupos de despesas e receitas que pode ser personalizado para a necessidade da agência sendo que a partir da sua utilização é possível obter os relatórios gerenciais de Demonstrativo de Resultado, Demostrativo por Categoria e Lançamentos por Categoria.
O sistema agrupa todas as categorias por grupos de despesas e receitas, sendo que cada grupo é formado por várias categorias, exemplo:
Grupo: Despesas Administrativas, Categoria: Marketing;
Grupo: Despesas Administrativas, Categoria: Condomínio;
Grupo: Vendas Receitas, Categoria: Entrada de clientes;
Grupo: Vendas Receitas, Categoria: Recebimento de Fornecedor.
Para reduzir o tempo gasto no cadastro de contas no sistema ao gerar uma conta a partir da forma de pagamento do cliente, de uma fatura cliente ou fornecedor o sistema atribui automaticamente uma categoria padrão para esta conta, que pode ser alterada acessando:
- Menu Ferramentas > Configurações, nas abas fatura cliente, comissão, contas a pagar/receber, recebimento e fatura fornecedor.
Para o cadastro das demais contas a pagar/receber é necessário informar as categorias de despesa ou receita da conta.
Cadastrar grupo de categorias
Para realizar o cadastro de um novo grupo de categorias:
- Acesse o menu Cadastros > Categorias;
- Acesse com um duplo clique o cadastro de alguma categoria existe ou crie um nova clicando em Novo > Categoria Despesa/Receita;
- Dentro do cadastro da categoria clique no botão [...] e selecione a opção Novo:
- Preencha os campos e confirme.
Cadastrar categoria
Para realizar o cadastro de uma nova categoria:
- Acesse o menu Cadastros > Categorias;
- Clique em Novo;
- Selecione a opção Categoria Despesa ou Receita;
- Em Categoria preencha os demais campos e confirme.
Atenção: Se a nova categoria for considerada Repasse (não é receita e nem despesa, apenas repasse a terceiros), selecione a opção Repasse, onde nos relatórios de Demonstrativo por Categoria e Demonstrativos por Resultado e Lançamentos por Categoria é possível filtrar, escolhendo ou não a visualização das categorias de repasse.
Excluir categoria
Para realizar a exclusão de uma categoria:
- Acesse o menu Cadastros > Categorias;
- Clique sobre a categoria a ser excluída;
- Clique em Excluir;
- Selecione a nova categoria para mover as movimentações e confirme.
Alterar o nome do grupo
Para alterar o grupo de uma categoria:
- Acesse o menu Cadastros > Categorias;
- Acesse com um duplo clique o cadastro de uma categoria do grupo que deseja alterar.
- Clique em Editar, altere o campo Nome e confirme.
Excluir grupo de categorias
Para excluir o grupo de categorias:
- Acesse o menu Cadastros > Categorias;
- Clique sobre o grupo a ser excluído;
- Clique em Excluir e confirme;
- O sistema irá selecionar todas as categorias do grupo e excluir a mesmas junto com o grupo.
Dicas
- Você pode visualizar todos os grupos de categorias e fazer manutenções nos cadastros a partir da edição de uma categoria, para isso, clique no botão [...] e selecione a opção Pesquisar. Será exibida a seguinte tela:
- Realize a gestão da sua agência utilizando as categorias com auxílio dos relatórios Demonstrativo por Categoria e Lançamentos por Categoria.