O Demonstrativo de resultado do Monde, busca apurar o resultado de um determinado período baseado no regime de competência.

Em outras palavras, esse resultado mostra o desempenho da empresa em um determinado período, através do total de todas as receitas contraídas versus todas as despesas contraídas no mesmo período.

Para gerar um Demonstrativo de Resultado

  • Acesse o menu Financeiro > Demonstrativo de Resultado;
  • No campo Período, informe as datas para pesquisa;
  • Selecione a Empresa;
  • Clique em Pesquisar.

Você também pode pesquisar com o rateio em Utilizar rateio ou Incluir categorias de repasse.

Despesas

  • Estão todos os lançamentos em aberto e liquidados, pela data de emissão. (Quando a despesa foi contraída, independente se foi liquidada ou não).
  • Além dos lançamentos financeiros, o sistema mostra os valores de Descontos e Taxa CC RAV ou DU inseridos nas vendas.
  • É possível adicionar o item Grupos, para que as despesas fiquem ordenadas com o grupo de categorias.
  • Retido pelo Intermediário: A Forma de pagamento Retido pelo Intermediário irá constar neste relatório como despesa.
  • Comissão e Over do Intermediário: O valor pago como comissão ou over aos intermediários aparecerá no relatório após fechar a comissão e gerar a conta a pagar da comissão do intermediário, ou seja, esses valores virão da conta a pagar e não dos campos da venda.

Receitas

  • Estão todas as receitas somadas (Comissão, Over, Taxa de Serviço, Taxa de Serviço Oculta, Taxa DU e Taxa RAV), pela data da venda.
  • Somente vendas fechadas.
  • Além das receitas de venda, também é considerado as categorias de recebimento, de Contas a Pagar/Receber sem vínculo com venda (Investimentos e outras receitas da agência), pela data de emissão.
  • Para facilitar a análise das receitas, adicione o item Grupos. Dessa forma é possível diferenciar as receitas da venda, que aparecem no grupo Receitas da Venda, e as outras receitas de categoria, que aparecem em seus respectivos grupos de categorias.

Atenção:

Para vendas fechadas de Operação Própria, o Demonstrativo irá trazer o valor da venda como receita, mas não trará as despesas lançadas na categoria Pagamento ao fornecedor pois ela está cadastrada como repasse.

Para visualizar as despesas da operação, há duas maneiras:

  • Marque a opção Repasse no relatório;
  • Crie uma nova categoria específica para esse tipo de saída que não seja repasse. Exemplo: Pagamento ao fornecedor - Operação Própria.

Veja aqui como cadastrar novas categorias e entenda mais.

Na prática

Veja abaixo algumas situações práticas onde o demonstrativo de resultados pode te ajudar.

Quanto minha agência gerou de receita neste ano?

Certamente você se reuniu com seu time lá no inicio e traçou alguns planos. Uma das maneiras de descobrir se a sua agência cresceu é saber se essas metas foram atingidas ou ainda se o montante de receita gerado pelas vendas foi maior do que no último período analisado.

No Monde: basta inserir as datas de inicio e fim do Período que você deseja analisar, depois clicar em Pesquisar.
Pronto! O Monde vai trazer uma relação de todas as suas receitas geradas a partir das vendas, aqui vamos analisar somente as receitas.
Dica: você pode analisar de maneira ainda mais detalhada, mês a mês ou por categoria, basta ir expandindo os campos.

Qual ação tomar com isso em mãos: este número será fundamental para embasar suas metas de vendas dos próximos períodos (meses, anos...), sua agência quer continuar crescendo e você já sabe o quanto conseguiram alcançar até aqui. É hora de aumentar a meta e contar com uma equipe motivada para alcançar um desafio ainda maior, mas para isso toda a sua equipe de vendedores deve ser remunerada com base na receita das vendas.

Encontrou sua resposta?