Um dos primeiros passos para começar a usar o seu Monde são as vendas e seu controle dentro do sistema. Com elas, será possível utilizar todas as outras funções disponíveis e aumentar os ganhos cada vez mais.

Por que cadastrar suas vendas no Monde?

O cadastro de vendas, além de servir para registrar o que está sendo vendido pela agência, irá gerar as contas a receber dos seus clientes e também as faturas a pagar dos fornecedores, sendo o ponto inicial de todo o financeiro. As vendas também irão moldar os relatórios de gestão, para saber se há lucro no seu negócio, entre outras questões muito úteis.

Como cadastrar as vendas?

Para cadastrar as vendas, é só seguir os passos:

  • Vendas > Novo

Para adicionar o pagante, clique no campo Pagante, procure o nome da pessoa com 3 letras, e o Monde achará o cadastro. Se o pagante ainda não estiver cadastrado no sistema, você pode escrever o nome e ele dará a opção para cadastrar como pessoa física ou jurídica. Você também pode clicar nos 3 pontinhos ao lado do campo para criar sem interromper o processo.

Dica: Procure deixar o cadastro do cliente o mais completo possível. Isso ajudará se precisar entrar em contato, acompanhar a viagem e até mesmo agir com campanhas de marketing.

O próximo passo é o produto. Para adicionar, é só clicar no campo Novo e escolher entre as opções da lista.

No Monde, temos alguns produtos pré-cadastrados, alguns exemplos são:

  • Passagem Aérea
  • Diárias de Hospedagem
  • Aluguel de Carro
  • Seguro Viagem
  • Pacote Turístico
  • Transporte Terrestre

Além dos produtos que já estão no sistema, você pode ver como adicionar novos produtos e personalizá-los no nosso artigo: Cadastrar novos produtos

Para saber com mais detalhes o que colocar em cada campo da venda, leia também: Entenda os campos da venda

Importante:

Para agilizar o processo, você também pode utilizar as integrações com os fornecedores, assim ganhará tempo no seu dia a dia! Você pode consultar quais as disponíveis com o sistema clicando aqui.

Adicionando a forma de pagamento do seu cliente

Após lançar todos os produtos, é necessário informar como o cliente irá pagar. Para adicionar as formas de pagamento clique em Novo, na aba de Pagamentos.

Os pagamentos são divididos em dois grupos:

  • Pagamento para o Fornecedor: quando o cliente paga diretamente no fornecedor e o valor não passa pela agência.
  • Pagamento para a Agência: quando o cliente paga diretamente para a agência.

É possível selecionar mais de uma forma de pagamento na mesma venda, caso o cliente tenha pago de várias maneiras.

Veja o que cada forma de pagamento significa clicando aqui.

Dica: Você pode adicionar mais de um pagante nas formas de pagamento, mudando o nome da pessoa ao lançar e selecionando os produtos ou mudando seus valores. Dessa forma, poderá detalhar caso os passageiros precisarem dividir o pagamento da viagem.

Também é possível restaurar os pagamentos excluídos se precisar clicando em Mostrar Excluídos e depois em Restaurar.

Terminei a venda, e agora?

Após lançar todos os produtos, valores e pagamentos dos clientes, é preciso conferir essas informações para ter certeza que a venda está concluída. Se estiver, você pode fechar a venda, na opção Fechar no canto inferior da venda. Isso garante que não seja possível fazer outras alterações, o que deixa o processo mais seguro.

Você também pode fazer impressões para entregar ao seu cliente, clicando em Imprimir.

Explicamos a diferença entre as opções no nosso artigo Impressões de Vendas.

Dica: A aba anexos é muito útil para armazenar cópias de documentos dos clientes, como documento de identidade, CNH, passaporte, recibos, entre outros. Basta selecionar do computador, e o Monde guardará as informações pra você!

Sua venda está pronta! Agora o próximo passo é começar a conferir suas faturas com os fornecedores e começar a colocar em ordem o financeiro da sua agência.

Clique aqui para ler os próximos artigos com detalhes sobre as faturas do fornecedor, valores a receber do seu cliente, despesas e receitas mensais, entre outros.

Fique atento, pois essa parte é muito importante para a conciliação financeira do seu Monde, assim auxiliando a sua agência a chegar no seu objetivo!

Encontrou sua resposta?