Antes de continuar a leitura, você precisa entender a fatura cliente, como localizar e todas as suas funcionalidades. Clique aqui para conferir.

Existem vendas que não devem ser cobradas na fatura. E agora?

Ao abrir a fatura cliente, clicando na aba Itens, você poderá visualizar todas as vendas que compõem esta fatura. Caso uma ou mais vendas não sejam cobradas nesta fatura, mas em uma próxima, basta selecionar as vendas com um clique e clicar no botão Mover item para a próxima fatura.

Como faço para faturar algumas vendas específicas para o meu cliente em uma fatura separada?

  • Faturar avulso

A opção de faturar avulso é utilizada quando um ou mais itens desta fatura precisam ser faturados separadamente.

Veja abaixo como faturar os itens de forma separada:

  • Na coluna Produto clique no ícone do filtro e selecione os produtos que deseja faturar;

  • Clique na seta ao lado do botão Faturar Avulso;

  • Clique na opção Selecionar todos os itens;

  • Clique em Faturar avulso.

Dessa forma, o sistema irá gerar uma fatura contendo apenas as vendas que você precisar.

Dica: para trazer os itens de forma específica você também pode filtrar as vendas pela coluna Documento.

Como faço para unificar as faturas do meu cliente?

  • Adicionar itens a fatura

Quando seu cliente solicita a unificação de duas ou mais faturas, é possível realizar esse processo utilizando o botão de Adicionar itens a fatura. Para isso, siga as orientações abaixo:

  • Com a fatura aberta, clique em itens;

  • Clique no botão Adicionar itens a fatura;

  • O sistema mostrará todas as vendas que estão compondo outras faturas em aberto;

  • Clique no botão verde em Adicionar e essa venda passará a fazer parte da fatura atual;

  • Faça esse processo com todas as vendas que precisam compor a sua fatura;

  • Dê um ok para salvar.

Observação: Para conseguir unificar as faturas é necessário que todas elas estejam abertas.

Como sei quais faturas já estão conferidas e podem ser enviadas para o meu cliente?

  • Fechar fatura

Após realizar a conferência dos itens a serem cobrados na fatura do vencimento atual, é necessário clicar no botão Fechar Fatura que se localiza no rodapé do lançamento.

Após esse fechamento, o sistema irá definir o número da fatura e será possível realizar as impressões do documento.

As faturas fechadas ficam sublinhadas no relatório de contas a pagar e receber, sendo assim, você pode pesquisar pelo período de vencimento ou de emissão das faturas e visualizar quais delas já estão fechadas ou não.

Dica: também é possível adicionar nesta visualização a coluna de “Fatura fechada” através do asterisco no canto superior esquerdo da tela.

Como posso enviar a fatura para o meu cliente?

Para realizar a impressão da fatura cliente basta clicar em imprimir no rodapé do lançamento.

Você pode salvar a fatura em PDF, imprimir ou enviar por e-mail direto pelo Monde.

Dica: Você também pode emitir um boleto pelo Monde e enviá-lo junto com a fatura para o seu cliente. Veja como fazer esse processo com o nosso recurso de Emissão de boletos.

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