Ao adicionar um produto na venda, o Monde irá calcular automaticamente, a partir dos valores do produto, receitas e forma de pagamento, os saldos a receber ou pagar para o fornecedor.

Depois de adicionar o produto, através das regras de faturamento configuradas, o sistema vai definir o vencimento dos itens e gerar as faturas de acordo com o período e vencimento definido na regra.

Observação

  • Caso o sistema não encontre nenhuma regra de faturamento configurada para o fornecedor do produto, vai ser atribuída a regra mensal padrão do sistema, onde todas as vendas feitas no mês são agrupadas em uma fatura com o vencimento no dia 1 do próximo mês.

Localizar faturas

Para localizar suas faturas:

  • Acesse o menu Financeiro > Contas a pagar/receber;
  • Utilize o filtro Tipo como Faturas Fornecedores e se necessário, outros filtros para ajudar na localização;
  • Depois de realizar a pesquisa, acesse a fatura com o duplo clique;
  • Na aba Itens, é onde vamos realizar a conferência.

Funcionalidades da fatura 

Ver próxima fatura ou fatura anterior

Para navegar entre as faturas do mesmo fornecedor, sem ter que refazer a pesquisa em Contas a pagar/receber, clique no botão Fatura Anterior ou Próxima Fatura. Dessa forma o sistema vai abrir as outras faturas ativas desse fornecedor.

Adicionar itens à fatura

Clicando neste botão o sistema vai alterar a visualização da tela, mostrando na parte de cima todos os localizadores em aberto (que ainda não foram liquidados) deste fornecedor, e na parte de baixo, os localizadores da sua fatura atual.

Para adicionar um item à sua fatura, clique no botão da coluna Adicionar:

Para voltar a visualização geral da fatura, utilize o botão Voltar.

Faturar avulso

Essa função é utilizada quando um ou mais localizadores desta fatura vão ser faturados separadamente, e não vão se juntar com mais nenhum item deste fornecedor.

Conferir itens

Cada item da fatura pode ser marcado como Conferido, para melhor organização no momento da conferência da fatura, que vamos detalhar melhor no final deste artigo.

Os itens permanecem marcados mesmo depois de fechar e abrir o sistema.

Dica

Mover itens entre as faturas

Através dos botões Mover item para a fatura anterior e Mover item para a próxima fatura, você consegue mover o item de uma fatura para outra, caso ele esteja no vencimento errado.

O sistema vai sempre obedecer a regra de faturamento para definir os vencimentos ao mover para próxima fatura.

Passos para conferência

1 - Verifique se todos os produtos estão na fatura. 

  • Caso não estejam, utilize a função Adicionar itens à fatura para encontrar os localizadores que estão faltando. 
  • Se necessário utilize a função Mover para Próxima Fatura/Fatura anterior para mover para outra fatura os localizadores que não pertencem ao vencimento que está sendo conferido.
  • Se um ou mais itens da fatura foram pagos separadamente, e não vão se juntar com os itens do próximo vencimento, utilize a opção Faturar Avulso.

2 - Confira os valores da fatura do seu fornecedor com os da coluna Valor do sistema.

Dica

  • É possível ajustar rapidamente os valores de taxas administrativas de cartão, comissão e over, clicando com o botão direito sobre um item da fatura e selecionando a opção Alterar taxas CC e comissões.
  • É possível editar a visualização das colunas, seguindo os passos deste artigo.
  • Para conferir os valores detalhados de cada passageiro (Taxa de Embarque, DU, RAV), clique na seta no canto esquerdo:

3 - Para cada item que os valores baterem, marque a caixa da coluna Conferido, para sinalizar que esse item já foi conferido.

4 - Em algumas situações, pode ser que o fornecedor fature um item num valor maior ou menor que o esperado. Na maioria desses casos, a diferença entre os valores será descontado, ou creditado, na próxima fatura do fornecedor.

Atenção

Antes de realizar esse processo, entenda com seu fornecedor se essa variação de valor foi prevista ou foi um erro ao processar o faturamento da agência.

Para controlar essa situação no sistema:

  • Na aba Itens, localize o item e altere a coluna Valor de acordo com o que o fornecedor faturou nesse vencimento.

Depois de alterar o valor, a diferença entre os valores será adicionada ao próximo fechamento do fornecedor.

Liquidar fatura fornecedor

Depois de fazer os ajustes necessários e conferir se está tudo correto, o último passo é liquidar a fatura, para isso, realize o mesmo procedimento para liquidar uma conta a pagar ou a receber - total ou parcial.


Caso seu sistema Monde ainda não gere automaticamente as faturas, com base nas regras de faturamento, acesse o artigo Conferindo a Fatura Fornecedor.

Encontrou sua resposta?