Após realizar o cancelamento do produto, ou até mesmo em outras situações, é necessário reembolsar o cliente ou o fornecedor por conta das alterações no produto.
Para lançar os reembolsos no sistema:
- Acesse o menu Vendas e, através dos filtros, localize a venda que precisa ser reembolsada;
- Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Reembolso Cliente ou Reembolso Fornecedor:
Reembolso Cliente
- Em Reembolsar para, informe o cadastro do cliente que será reembolsado. Por padrão, o sistema vai trazer esse campo preenchido com o Pagante da venda;
- Informe o Valor, Data de emissão e a Data de Vencimento do reembolso;
- Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.
Em Forma de pagamento, selecione:
- Faturar e o valor do reembolso irá aparecer na tela de Gerar Fatura Cliente, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outros produtos.
- Gerar Conta a Pagar e o sistema vai gerar uma Conta a Pagar em aberto com o valor do reembolso.
Reembolso Fornecedor
- Em Movimento, selecione se o reembolso vai ser a pagar ou a receber do fornecedor;
- Informe o Valor e a Data de emissão do reembolso;
- Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.
Em Forma de pagamento, selecione:
- Faturar e o valor do reembolso irá aparecer na tela de Gerar Fatura Fornecedor, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outras produtos.
- Gerar Conta a Pagar/Receber e o sistema vai gerar uma Conta a Pagar/Receber em aberto com o valor do reembolso.
Importante
- A Data de Emissão informada no reembolso descreve quando a despesa ou receita do reembolso foi contraída. Essa informação é utilizada para a análise do relatório de Demonstrativo de Resultado.
Observação
- O valor de reembolso afeta diretamente a Receita da venda, ou seja, um reembolso pode causar lucro ou prejuízo, dependendo da situação.
A receita é calculada da seguinte forma:
Receita: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço Oculta + Comissão + Over + ) - ( Desconto + Taxa CC DU + Taxa CC RAV + Comissão Intermediário + Over Intermediário) + (Reembolso Cliente- Reembolso Fornecedor)
Excluir reembolso
Depois de realizar o lançamento, os reembolsos para o cliente serão agrupados junto às formas de pagamento. Enquanto os reembolsos para o fornecedor, na aba Financeiro da venda.
Para remover um reembolso:
- Acesse a venda e selecione o valor de reembolso;
- Clique no botão Excluir, ou aperte a tecla Delete do teclado.
Casos de inadimplência
Em algumas situações pode ser que o cliente não cumpra o contrato e acabe não pagando o valor total combinado do produto.
Para esses casos, é necessário lançar a forma de pagamento do saldo em aberto, como supostamente o cliente iria pagar, depois realizar a liquidação com valor 0.
Relatório de Reembolsos
Para consultar todos os reembolsos lançados, utilize o Relatório de Reembolsos.