Após realizar o cancelamento do produto, ou até mesmo em outras situações, é necessário reembolsar o cliente ou o fornecedor por conta das alterações no produto.

Para lançar os reembolsos no sistema:

  • Acesse o menu Vendas e, através dos filtros, localize a venda que precisa ser reembolsada;
  • Abra a venda com um duplo clique, selecione o produto e clique na opção Cancelamento/Reembolso > Reembolso Cliente ou Reembolso Fornecedor:

Reembolso Cliente

  • Em Reembolsar para, informe o cadastro do cliente que será reembolsado. Por padrão, o sistema vai trazer esse campo preenchido com o Pagante da venda;
  • Informe o Valor e a Data de Vencimento do reembolso;
  • Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.

Em Forma de pagamento, selecione:

  • Faturar e o valor do reembolso irá aparecer na tela de Gerar Fatura Cliente, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outros produtos.
  • Gerar Conta a Pagar e o sistema vai gerar uma Conta a Pagar em aberto com o valor do reembolso.

Reembolso Fornecedor

  • Em Movimento, selecione se o reembolso vai ser a pagar ou a receber do fornecedor;
  • Informe o Valor do reembolso;
  • Utilize o campo Descrição para informar o motivo do valor reembolsado.

Em Forma de pagamento, selecione:

  • Faturar e o valor do reembolso irá aparecer na tela de Gerar Fatura Fornecedor, para casos em que esse reembolso precise ser agrupado em uma fatura com outras produtos.
  • Gerar Conta a Pagar/Receber e o sistema vai gerar uma Conta a Pagar/Receber em aberto com o valor do reembolso.

Observação

  • O valor de reembolso afeta diretamente a Receita da venda, ou seja, um reembolso pode causar lucro ou prejuízo,  dependendo da situação.

       A receita é calculada da seguinte forma: 

       Receita: (Taxa DU + Taxa RAV + Taxa de Serviço destacada + Taxa de Serviço                Oculta + Comissão + Over + ) - ( Desconto + Taxa CC DU + Taxa CC RAV +                      Comissão Intermediário + Over Intermediário) + (Reembolso Cliente - Reembolso          Fornecedor)

Excluir reembolso

Depois de realizar o lançamento, os reembolsos para o cliente serão agrupados junto às formas de pagamento. Enquanto os reembolsos para o fornecedor, na aba Financeiro da venda.

Para remover um reembolso:

  • Acesse a venda e selecione o valor de reembolso;
  • Clique no botão Excluir, ou aperte a tecla Delete do teclado.

Casos de inadimplência 

Em algumas situações pode ser que o cliente não cumpra o contrato e acabe não pagando o valor total combinado do produto. 

Para esses casos, é necessário lançar a forma de pagamento do saldo em aberto, como supostamente o cliente iria pagar, depois realizar a liquidação com valor 0.

Relatório de Reembolsos

Para consultar todos os reembolsos lançados, utilize o Relatório de Reembolsos.

Encontrou sua resposta?